Cânion Fortaleza - Cambará do Sul / RS

Hikking pela borda sul do cânion, passando pela Cachoeira do Tigre Preto, Pedra do Segredo até o mirante principal.

Hiking Cânion Cachoeira

Saindo de Porto Alegre, seguimos pela Freeway (BR-290) até Gravataí, onde pegamos a RS-020 até a cidade de Cambará do Sul. De lá, pegamos a estrada que leva até os Parque Nacional da Serra Geral. A estrada é asfaltada e bem conservada até as proximidades do parque, depois, vira uma estrada de chão e pedras, mas dá pra ir com qualquer carro.

Chegando no parque, deixamos todas as pessoas e bagagens em um recuo na estrada, próximo à trilha que leva à Cachoeira do Tigre Preto, seguimos com todos os carros até o estacionamento e voltamos com todos os motoristas em apenas um, que ficou no recuo até o fim do dia. Essa estratégia nos economizou 3km de caminhada pela estrada, por isso a trilha não é cíclica.

Partimos à pé a partir do recuo perto da Cachoeira do Tigre Preto, passamos pela cachoeira, fomos até a Pedra do Segredo e depois fizemos (quase) toda a borda sul do cânion, terminando a trilha de volta ao estacionamento.

Observando o mapa, pode-se notar que desviamos um pouco o curso para retornar até os veículos. Esse trecho nós passamos por um charco, que não deveríamos passar. O melhor é seguir pela borda até a estrada que conduz ao estacionamento ou contorná-lo pelo lado direito.

Quando retomamos a trilha, acabamos não fazendo um pequeno trecho, perdendo um dos mirantes. Nossa intenção era avançar um pouco mais para explorar os últimos mirantes mas nesse ponto já tínhamos "perdido" parte dos integrantes do grupo para o cansaço, então, ficamos no mirante principal.

Classifiquei a trilha como moderada apenas pela distância percorrida. Fora isso, o caminho é muito bem definido e com bastante sinalização. Tivemos subida apenas no Pico da Jararaca e no alto do mirante, mas são subidas bastante tranquilas de fazer, o restante da trilha tende a ser bastante plano ou pouco inclinado.

Nesse dia, quase não teve vento e o sol foi bastante intenso. O cânion estava bem visível no início do dia e foi ficando enevoado mais no fim da tarde.

Dica: Existem muitos pontos de sombra próximo à cachoeira e praticamente nenhum ponto de sombra no restante do trajeto. Se organizem para lanchar e descansar na região da cachoeira e caprichem no protetor solar e bonés.

Ederson de Vargas Vieira

Porto Alegre - RS

Sempre gostei de viajar e conhecer novos lugares. Sempre gostei muito e pratiquei pouco. Agora, depois de macaco velho, estou realizando esse antigo desejo de desbravar por aí!