AventureBoxExplore
Create your account
Cânion Tajuvas e Vale do Itati - Morro Azul / RS

Cânion Tajuvas e Vale do Itati - Morro Azul / RS

Hiking subindo o Tajuvas e indo até o mirante do Vale do Itati, na ponta do Pedras Brancas.

Hiking Canyon

Data: 25 de julho de 2020
Tempo: Parcialmente Encoberto (pegamos uma pequena garoa nos primeiros minutos apenas)
Temperatura: 9º
Correção: Apesar do que aparece nas estatísticas, foram de 7h à 8h em movimento. Paramos apenas para almoçar e em alguns pontos para descansar alguns minutos.

Saindo de Porto Alegre, seguimos pela Freeway (BR-290) até Osório, onde pegamos a BR-101 até a cidade de Três Cachoeiras. Lá, pegamos a RS-494 até a estrada Morro de Dentro, depois seguimos pela estrada Tajuvas até a Igreja Nossa Senhora do Carmo. Da RS-494 até a igreja foram 7km de chão batido e cascalhos, mas a estrada é boa para qualquer tipo de veículo.

Partimos à pé a partir da Igreja Nossa Senhora do Carmo, onde tem um bom local para estacionar o carro.

Dali em diante é muita subida! Existe uma estrada que leva até a Pousada do Padre, mas não tem um lugar muito bom para deixar carro lá em cima e a subida é bastante íngrime, carros fracos devem encontrar dificuldades para subir.


A partir da Pousada do Padre, o caminho vira uma estrada para carroças de boi, logo adiante vira trilha e logo mais, trilha fechada. Nesse ponto, a subida se torna uma "escadaria" de pedras, com muitas, mas muitas pedras soltas.


Ao chegar na ponta do cânion, entramos em uma porteira à esquerda para termos uma vista privilegiada da região e do litoral (na direção leste/nordeste). É possível enxergar inclusive a cidade de Torres.

Retornando à porteira, seguimos em direção ao mirante do vale do Itati, com mais um tanto de subida. Chegando lá, é possível ver toda a fenda (na direção sudoeste) e a vista é muito bonita até o horizonte, até dá para ver a cachoeira mas ela está mais distante, na outra fenda.

Classifiquei a trilha como difícil por ter muita subida, ser bastante íngrime e também pela quantidade de pedras soltas. A distância também não favoreceu muito aproveitar o local, tivemos que voltar logo que chegamos pois iria anoitecer.

Ederson de Vargas Vieira

Ederson de Vargas Vieira

Porto Alegre - RS

Rox
135

Sempre gostei de viajar e conhecer novos lugares. Sempre gostei muito e pratiquei pouco. Agora, depois de macaco velho, estou realizando esse antigo desejo de desbravar por aí!

Adventures Map
pt.wikiloc.com/wikiloc/user.do?id=6208552

13 Following