/abcdn.aventurebox.com/production/uf/5f31a8038f25c/adventure/5f32aa45d9533/5f32ad4f4b178-2.jpg)
Cânion Tajuvas e Vale do Itati - Morro Azul / RS
Hiking subindo o Tajuvas e indo até o mirante do Vale do Itati, na ponta do Pedras Brancas.
Hiking CânionData: 25 de julho de 2020
Tempo: Parcialmente Encoberto (pegamos uma pequena garoa nos primeiros minutos apenas)
Temperatura: 9º
Correção: Apesar do que aparece nas estatísticas, foram de 7h à 8h em movimento. Paramos apenas para almoçar e em alguns pontos para descansar alguns minutos.
Saindo de Porto Alegre, seguimos pela Freeway (BR-290) até Osório, onde pegamos a BR-101 até a cidade de Três Cachoeiras. Lá, pegamos a RS-494 até a estrada Morro de Dentro, depois seguimos pela estrada Tajuvas até a Igreja Nossa Senhora do Carmo. Da RS-494 até a igreja foram 7km de chão batido e cascalhos, mas a estrada é boa para qualquer tipo de veículo.
Partimos à pé a partir da Igreja Nossa Senhora do Carmo, onde tem um bom local para estacionar o carro.
Dali em diante é muita subida! Existe uma estrada que leva até a Pousada do Padre, mas não tem um lugar muito bom para deixar carro lá em cima e a subida é bastante íngrime, carros fracos devem encontrar dificuldades para subir.
A partir da Pousada do Padre, o caminho vira uma estrada para carroças de boi, logo adiante vira trilha e logo mais, trilha fechada. Nesse ponto, a subida se torna uma "escadaria" de pedras, com muitas, mas muitas pedras soltas.
Ao chegar na ponta do cânion, entramos em uma porteira à esquerda para termos uma vista privilegiada da região e do litoral (na direção leste/nordeste). É possível enxergar inclusive a cidade de Torres.
Retornando à porteira, seguimos em direção ao mirante do vale do Itati, com mais um tanto de subida. Chegando lá, é possível ver toda a fenda (na direção sudoeste) e a vista é muito bonita até o horizonte, até dá para ver a cachoeira mas ela está mais distante, na outra fenda.
Classifiquei a trilha como difícil por ter muita subida, ser bastante íngrime e também pela quantidade de pedras soltas. A distância também não favoreceu muito aproveitar o local, tivemos que voltar logo que chegamos pois iria anoitecer.
