Gêmeas Gigantes - São Francisco de Paula / RS

Hiking saindo do camping do Parque das 8 Cachoeiras até as gêmeas gigantes. Você VAI molhar os pés!

Hiking Cachoeira

Hiking saindo do camping do Parque das 8 Cachoeiras até as gêmeas gigantes.

Disclaimer: Você VAI molhar os pés!!!

Data: 13/09/2020
Início: 09h30min
Fim: 18h30min
Temperatura: 20~25 graus
Tempo: Choveu bastante na noite anterior mas durante o dia tempo encoberto.
Grupo: 8 pessoas

Para chegar no Parque das 8 Cachoeiras, não tem mistério. Em São Francisco de Paula, você vai contornar o Lago São Bernardo e pegar o primeiro acesso à direita, na rua Moinho Velho (cuidado com o GPS que ele manda por uns lugares estranhos). Qualquer carro consegue realizar o trajeto. Informações sobre o parque podem ser obtidas no site do local (http://parque8cachoeiras.com.br/).

Essa trilha não deve ser feita com chuvas e o parque não recomenda que seja feita quando no dia anterior tiver chovido demais. Nós fomos após uma noite chuvosa e pegamos um caminho bastante enlameado e escorregadio (eu mesmo caí pelo menos 6 vezes... parei de contar depois do quarto tombo).

A trilha é muito bem sinalizada, com as árvores e pedras pintadas com tarjas amarelas e também é bastante definida. Essa é a trilha mais difícil do parque, com aproximadamente 12km (ida e volta), muita descida, muita subida, algumas escadas, algumas pontes e aproximadamente 22 travessias (nem todas capturadas nesse log) sendo as últimas com água na altura dos quadris e é sempre bom estar atento para as condições do tempo, se começar a chover, aborte a aventura.

Pelo caminho, encontramos uma jararaca, girinos, um bugio (que não vimos, mas escutamos muito bem) e diversos pássaros da região. É bastante importante estar usando botas de caminhada (seu pé VAI molhar), ter um bastão de trekking, luvas e bastante água para beber. Indispensável o uso de repelente para mosquitos.

Então, somando todos os desafios classifico essa trilha como muito difícil.

Obs.: Meu GPS não se comportou bem no meio da mata, então, tive que importar o percurso de um companheiro de trilha. Isso justifica o porquê dos pontos de interesse estarem fora da trilha em alguns pontos. Mantive os pontos apenas como informação, mas confiem no percurso do GPS.

Ederson de Vargas Vieira

Porto Alegre - RS

Sempre gostei de viajar e conhecer novos lugares. Sempre gostei muito e pratiquei pouco. Agora, depois de macaco velho, estou realizando esse antigo desejo de desbravar por aí!