AventureBoxExplore
Create your account
Parque das 8 Cachoeiras - São Francisco de Paula / RS

Parque das 8 Cachoeiras - São Francisco de Paula / RS

Hiking saindo do camping do Parque das 8 Cachoeiras passando por todas as cachoeiras, com exceção das Gêmeas Gigantes.

Hiking Waterfall

https://www.wikiloc.com/hiking-trails/parque-das-8-cachoeiras-as-sete-cachoeiras-58132282

OBSERVAÇÕES:
- Meu GPS ficou bem ruim na mata, bagunçando o trajeto. Optei por postar mesmo assim apenas para evidenciar os pontos de interesse e também como ficam as cachoeiras em períodos chuvosos.

Disclaimer: Você VAI molhar os pés!!!

Datas: 03/10/2020 e 04/10/2020
Temperatura: 15~20 graus
Tempo: No primeiro dia realizamos com (muita) chuva, no segundo dia nublado.
Grupo: 3 pessoas


Para chegar no Parque das 8 Cachoeiras, não tem mistério. Em São Francisco de Paula, você vai contornar o Lago São Bernardo e pegar o primeiro acesso à direita, na rua Moinho Velho (cuidado com o GPS que ele manda por uns lugares estranhos). Qualquer carro consegue realizar o trajeto. Informações sobre o parque podem ser obtidas no site do local (http://parque8cachoeiras.com.br/).

Essa trilha PODE ser realizada em apenas um dia, entretanto, não é recomendado ir para as cachoeiras Pilões e Ravina em dias de chuva pois exige travessia de rio e também descidas bastante íngremes. Assim, dividimos o passeio em dois dias:

Dia 1:
- Cachoeira do Quatrilho


- Cachoeira do Remanso


- Cachoeira Escondida


- Cachoeira da Neblina


- Cachoeira da Ronda

Dia 2:
- Cachoeira Pilões


- Cachoeira da Ravina



No primeiro dia pegamos muita chuva, com direito a raios e trovões. Apesar do mau tempo, partimos em direção ao Quatrilho. Tivemos o privilégio de ter a Marsha, uma cadela guia que tem no parque, nos acompanhando. Com ela fomos até o Quatrilho, Remanso e Escondida (uma baita parceira de trilha!), depois ela voltou à recepção e nós partimos para a Neblina e depois a Ronda.


Devido às chuvas, as cachoeiras tinham um volume de água impressionante, realmente assustador. Ficar nas imediações da cachoeira era banho certo apenas com o esguicho e o vento provocado pelo impacto das águas. Contudo, nenhuma das cinco trilhas apresenta dificuldades. É uma trilha com bastante descida e subida e foi necessário cuidado redobrado para evitar escorregar no barro, nas pontes ou nas escadarias.

A trilha é muito bem sinalizada, com as árvores e pedras pintadas com tarjas amarelas e também é bastante definida.

Nos hospedamos em um dos apartamentos disponíveis na parque. Choveu bastante durante a noite mas, no dia seguinte, acordamos apenas com tempo nublado. Com apenas duas cachoeiras faltando, partimos para a trilha bem tarde, perto do meio-dia.



Seguimos em direção às cachoeiras Pilões e Ravina. Antes de chegar na Pilões, entendemos o porque a trilha não é recomendada em dias chuvosos. É necessário descer três longos lances de escadas, bem altas e bem íngremes. Pessoas sem preparo físico ou com medo de altura devem evitar realizar essa trilha.


As escadas normalmente contam com correntes nas laterais para nos ajudar mas quem está sem luva pode se machucar.

Logo após descer toda a escadaria já encontramos a Pilões.

Dali em diante, começamos a atravessar o rio (que estava bem forte devido às chuvas da noite) algumas vezes até chegar na cachoeira da Ravina, a paisagem é incrível.



É bastante importante estar usando botas de caminhada (seu pé VAI molhar), ter um bastão de trekking e luvas. Indispensável o uso de repelente para mosquitos.

A trilha em sua maior parte é muito tranquila, poderia classificá-la como moderada apenas pela distância total mas, dada a escadaria e as travessias, classifico ela como difícil. É preciso tomar cuidado.

Ederson de Vargas Vieira
Ederson de Vargas Vieira

Published on 10/09/2020 15:02

Performed from 10/03/2020 to 10/04/2020

1 Participant

Trekking Club Brazil

Views

236

Ederson de Vargas Vieira

Ederson de Vargas Vieira

Porto Alegre - RS

Rox
134

Sempre gostei de viajar e conhecer novos lugares. Sempre gostei muito e pratiquei pouco. Agora, depois de macaco velho, estou realizando esse antigo desejo de desbravar por aí!

Adventures Map
pt.wikiloc.com/wikiloc/user.do?id=6208552

13 Following