AventureBoxExplore
Create your account
Trilha da Placa + Staff Circuito das Serras (Serra do Japi)

Trilha da Placa + Staff Circuito das Serras (Serra do Japi)

Equipe Trilhadeiros na Trilha da Placa, Serra do Japi, em Cajamar, e no dia seguinte participando como staff no Circuito das Serras Cajamar

E de repente, surge no grupo trilhadeiros a mensagem do Boney: "tem vaga para staff no Circuito das Serras em Cajamar. Corrida no Domingo dia 10/12/17, mas quem quiser fazer a Trilha Placa, na Serra do Japi, pode ir no Sábado e acampar no Ginasio sede do evento".

Bom... Bora lá né...

Para quem nao sabe, em Jul/2017 fiz uma cirurgia para reconstrução do ligamento cruzado anterior, e remoção de parte do menisco. O médico falou que eu não poderia mais fazer o que fazia antes. Pois bem, ele estava errado e provei nesse retorno. Parei todos esportes entre Out/16 à Jul/17 para focar em fisioterapia e entrar com a musculatura forte na cirurgia. No pós cirurgico, fiz mais 3 meses de fisioterapia, e parti para essa trilha porque já me sentia pronto.

Pois bem, saimos em dois carros (Ed: Ale, Edu, Pamella; Henrique: Chii e Paola).

Nos encontramos as 10h no Ginásio sede do evento Curcuito das Serras, em Cajamar, e de la seguimos a pé ao inicio da trilha.

O comeco da trilha possui algumas moradias, e é mais uma estrada de terra do que trilha.

Subindo 1km a estrada da lugar à trilha, onde conseguimos um pouco de sombra e um pouco de tormento com as subidas.

Subidas igremes, com pedras pequenas e soltas, escorregando bastante. Eu usei um par de bastões para ajudar a nao sobrecarregar joelhos, e me ajudaram muito no apoio para subir e, principalmente, para descer.

Infelizmente não há pontos de água durante a subida. Como bebo bastante agua, mesmo em minha rotina do dia a dia levei 2 litros mas me arrependi de nao ter levado 3. Quem levou apenas 1 litro, ou nao levou nada, se complicou. O sol nao parava de esquentar, e a trilha com sombra, que durou no maximo 1,5 km, deu lugar a uma trilha bastante exposta, como uma espécie de serrado.

TInha bastante moto na trilha, e por isso o cuidado para encostarmos tinha sido redobrado. Principalmente porque nem todos motociclistas respeitam os "pedestres".

Após 5Km em 3 horas de subida, chegamos na abençoada placa. Um platô com uma vista incrível, de 360 graus de parte da Serra do Japi. Ela mede uns 25 x 15 metros. O sossego lá em cima, enquanto conversavamos e comiamos, deu lugar a barulho de música de balada, jeeps sendo estacionados, e de repente uma baita de uma churrascada tinha sido feita bem embaixo da placa. Logicamente deve ser muito top, mas nao naquele momento que queriamos a paz do mato, mas sem problemas.

Lanches... Fotos... Um pouco de jogar conversa fora... um pouco de cobiça no churrasco dos jipeiros, e decidimos começar a decida. Porém, ao invés da trilha seria pela estrada de terra que leva até a cidade.

Nao trinha buracos, mas era aquelas decidas que você já decia pensando na subida que viria pela frente. Foi quase o dobro de distância do que fizemos na trilha durante a subida. Era carro e ônibus passando, muito sol na careca, a água acabando... e derepente surge um ponto de água. Infelizmente ninguém levou clorin, e enquanto eu e o Edu decidimos não beber água, os outros preferiram arriscar (eles se deram bem, pois realmente era água potável, mas preferi nao correr o risco e colocar tudo a perder).

Chegamos ao fim da trilha, e no início da cidade corremos num bar pra tomar aquela breja amiga, comemorando o belo dia que foi.

Em resumo, é uma trilha fácil, sem partes técnicas. Como eu nao estava preparado, senti bastante cansaço na decida, mas normal para o meu atual nível físico. Tempo em movimento 3 horas e 57 minutos, e tempo total de 5 horas e 41 minutos.

No dia seguinte (10/12/2017), foi o dia de receber o restante dos Trilhadeiros que se propuseram ajudar como staff nessa etapa de Cajamar do Circuito da Serras.

O Gambá deixou cada um dos staff em pontos estratégicos do percurso, onde ajudamos com orientação, fotografia, distribuição de água, e desmontagem do evento.

Foi sensacional ver toda a galera junta, curtindo cada minuto ali naquela serra linda. Além de ajudar, curtimos muito o visual e o papo entre a galera.

Bora lá pra próxima...

Trilha: https://pt.wikiloc.com/trilhas-trekking/trilha-da-placa-cajamar-21480675

1
-------------------------
------------------------- 01/25/2018 10:25

agora é só fortalecer mais e continuar.

Edgard Morangon Vasques

Edgard Morangon Vasques

São Paulo - SP

Rox
29

Apaixonado por montanhas, tenho os Andes e o Everest no meu coração. Disposto a aprender e conhecer mais sobre o montanhismo.

Adventures Map

92 Following