AventureBox
Crie sua conta Entrar Explorar Principal
Edu Amaral 23/06/2017 23:42
    Circuito Couto - Prateleiras

    Circuito Couto - Prateleiras

    Posto do Marcão - Pedra do Couto (alt. 2680m) - Toca do Índio - Base das Prateleiras

    Há tempo que gostaria de conhecer o PNI, sempre deixava para depois e neste ultimo feriadão de 4 dias, após uma pedalada de MTB na quinta do feriado, um tempo para ficar com a família, resolvemos (eu, Malu - esposa e Silvinho amigo de bike e agora também de trilha) fazer um bate e volta no sábado (17/06/17) para nosso primeiro encontro com o Parque, claro que optamos pela parte alta!

    Depois de preparar um lanche de trilha + umas guloseimas, partimos de Atibaia as 4h30 da madruga, chegamos na Portaria do Marcão por volta das 8h30, ficha preenchida resolvemos fazer o circuito Couto - Prateleiras. Partimos as 9h15 subindo uma estradinha calçada que após uns 20' tem inicio a trilha de fato, suave e bem legal para fazer com a familia, inclusive crianças. Várias paradas para contemplar os lindos visuais de 360º, o tempo nos brindou com um lindo dia de sol sem nenhum vento e assim foi o dia todo. A vista para o Agulhas (principal atração do PNI) é intimidadora, outra vista magnifica é o complexo da Serra Fina (fora do Parque) onde já tive o prazer de estar em 2009.

    Nosso primeiro objetivo do dia era a Pedra do Couto e sem pressa para curtir tudo ao nosso redor fomos chegando, chegando, passando por outros trekkeiros até nos aproximar da base da Pedra, até aquele momento a trilha era nível fácil, desse ponto em diante não complica tanto, mas chega a causar preocupação em alguns, fato que muitos param na base ou seria tremem na base!? Como fomos para conquistar começamos um trepa pedra que só requer um pouco de atenção tomando cuidado para não enfiar o pé entre as fendas que não são tão grandes nem tão fundas. Trecho curto já alcançamos uma bifurcação com placa indicativa a esquerda para as Prateleiras enquanto que para o cume pega-se a direita por mais 5m.

    Chegamos no cume da Pedra do Couto altitude 2680m acima do nível do mar, 9º pico mais alto do Brasil, depois de uma meia hora, pegamos a trilha sentido Prateleiras, da mesma forma que a trilha antes do Couto, suave e sem nenhum grande obstáculo, lugares de tirar o folego (mas pela blz), descendo uma das trilhas acabei comprando um terreno, coisa rápida, mas só bati com o orgulho na terra preta o que rendeu boas risadas, em seguida foi muita conversa da boa, muitas fotos, passamos pela Toca do Indio, fizemos outro lanche, em seguida após vencer o túnel saindo da Toca, fomos sentido a base do Prateleiras aonde percebemos que depois do Agulhas é um dos pontos de maior procura, tinha tanta gente que o colorido variados dos trekkeiros deu um toque bem legal para registrar mais algumas fotos.

    Seguimos em frente e logo abaixo chegamos em um "T" uma estrada que pegando a esquerda nos levaria de volta a Posto do Marcão e a direita é o trecho da Travessia Rui Braga que vai para a parte baixa do PNI, desse "T" (pegando a esquerda) o visual é margeando o curso d'água a montante, passando pela Cachoeira das Flores, abrigo Rebouças e até chegarmos no estacionamento. Foi um passeio muito legal, 12,74km com 3h42 de deslocamentos e 2h58 parado. Na portaria antes de ir embora conversamos com outros trekkeiros e com os guardas-parque dizendo que agora em Julho estaremos de volta, ou para fazer a Travessia Serra Negra ou para Fazer Agulhas em uma dia e 5 lagos + Pedra do Altar no outro dia.

    Edu Amaral
    Edu Amaral

    Publicado em 23/06/2017 23:42

    Realizada em 17/06/2017

    Visualizações

    2722

    Edu Amaral

    Edu Amaral

    Atibaia - SP

    Rox
    14

    Sou do bem, justo e honesto. Curto muito estar em ambiente natural, em especial as montanhas. SAPS

    Mapa de Aventuras


    Mínimo Impacto
    Manifesto
    Rox

    Peter Tofte, Bruno Negreiros e mais 441 pessoas apoiam o manifesto.