Eduardo Weckerle 02/04/2017 20:52
    Hiking Morro do Baú - Ilhota SC

Hiking realizado na tarde de sábado, 01 de abril de 2017.

Contrariando todas as previsões, o dia 01 de abril de 2017 foi de clima bom. Para não perder o dia, resolvi fazer uma rápida subida (que no fim não foi tão rápida assim) ao Morro do Baú, na cidade vizinha Ilhota.

O morro em si é muito conhecido pelos deslizamentos de terra que ocorreram na região no ano de 2008. Você pode encontrar várias informações e até vídeos na internet.

Como a decisão de subir o morro foi de uma hora para a outra, acabei saindo tarde de casa. No caminho para o morro me perdi, dirigindo alguns quilometros desnecessários.

Comecei a subida às 15h e 15m. A trilha que no começo é bem fácil, apenas uma caminhada pelo o que restou da antiga estrada, vai se fechando após você passar de uma clareira usada para acampamento. Dessa maneira, peguei para a esquerda em uma bifurcação o que acabou me tomando mais alguns minutos desnecessários, visto que o caminho correto era para a direita.

Já no topo, o visual era incrível, era quase horário do sol se pôr. Havia uma nuvem bem escura e densa bem em cima do cume, o que me preocupou, mas logo ela voou para o norte.

Era hora de descer, acelerei o passo mas não teve jeito, escureceu. Estava sem uma lanterna de verdade, mas tinha a lanterna do meu celular. Estava na metade da trilha quando comecei a utilizar a lanterna do celular, que estava com somente 12 por cento de bateria. Pensamento positivo e vamos em frente. Cheguei na base com 8 por cento de bateria, às 19 horas.