AventureBoxExplore
Create your account
Monte Crista e a Pedra do Picolé

Monte Crista e a Pedra do Picolé

A montanha mais famosa da região de Joinville.

Mountaineering Trekking

O Monte Crista é a montanha mais famosa da região de Joinville. Com seus 967 metros de altura, recebeu este nome por ter um formato parecido com a crista de um galo. Situado no município de Garuva, seu acesso é através de uma saída próximo à balança de pesagem de veículos na BR -101. Na base existe um estacionamento onde é cobrado uma diária de R$15,00 por veículo, além de mais R$4,00 para cruzar a ponte pênsil sobre o rio Três Barras.

Continuando a trilha você atravessará o Rio Crista, geralmente com água até a altura dos joelhos. Em caso de chuva nos dias anteriores, você pode ter problemas com o nível da água. O mesmo vale para a volta, caso chova bastante durante o período que você está na montanha. Cuidado, cabeças d'água são frequentes em ambos os rios. Recentemente houve um episódio fatal na região:

http://anoticia.clicrbs.com.br/sc/geral/noticia/2018/01/jovem-morre-vitima-de-afogamento-no-rio-tres-barras-em-garuva-10112682.html

A caminhada prossegue pelo histórico caminho do Peabiru, utilizado pelos incas como ligação entre o Oceano Pacífico e o Atlântico. Posteriormente também utilizado pelos padres jesuítas e vários outros desbravadores. As escadarias centenárias resistem à erosão ainda hoje. Leitura recomendada:

http://manoaexpedicoes.blogspot.com/p/caminhos-antigos.html

Existe um trecho dessa trilha, chamado de saboneteira, onde o solo argiloso faz jus ao seu apelido. A chance de você escorregar e levar um tombo neste local é de 99,9%. Após cruzar 5 riachos, você chega na clareira, que marca a metade da trilha para o topo. Da clareira, você ainda pode acessar 2 cachoeiras e uma pequena gruta. Da clareira em diante, a subida íngreme começa, e você passará por 2 mirantes até chegar ao topo do Monte.

Nesta expedição optamos por ir adiante, passando pela região da cabeluda e adentrando os campos de altitude do Quiriri, onde fomos até a região da Pedra do Picolé, na cota dos 1100 metros de altitude. Passamos por vários pontos de água e de acampamento. No retorno, decidi ir até o cume do Monte Crista e até o Guardião da Montanha.

A trilha é difícil, cheia de obstáculos, portanto um bom condicionamento físico é fundamental. Para chegar até o cume do Monte Crista, carregando uma mochila cargueira, são necessárias 4 horas de caminhada. Para ir até a Pedra do Picolé, mais 3 horas. Não faça fogueiras, respeite a natureza. Traga o seu lixo de volta, infelizmente esta montanha está cheia de lixo deixado por baderneiros (visível nas fotos).

Eduardo Weckerle
Eduardo Weckerle

Published on 11/18/2018 20:51

Performed from 11/02/2018 to 11/03/2018

1 Participant

Tiago Leal

Views

2088