Eduardo Weckerle 30/05/2018 18:29
    Pico Paraná, Caratuva, Itapiroca: As maiores do sul

Trekking de 2 dias ascendendo as 3 maiores montanhas do sul do Brasil.

Montanhismo Trekking Acampamento

Começamos a andar 12h20. Começamos na Fazenda Pico Paraná onde se paga R$10,00 por pessoa para acessa, válido para 48hrs. Não há área de celular nem internet neste local, mas existe serviço de bar e chuveiro quente.

Dali até o topo do Morro do Piolho (1490mts) ou Getúlio, como preferir, foram 1h10m de caminhada (13h30). Tocamos para a bifurcação do Pico Paraná com o Itapiroca, passando por uma bica de água potável no caminho. Até esta encruzilhada foram mais 1h10m também (14h40). Escondemos nossas cargueiras no mato e subimos o Itapiroca sem peso, em 20 minutos (15h05). Vale registrar que o cume do Itapiroca (1805mts) não é aonde está o caderno de assinaturas, é mais adiante 3 minutos caminhando. Levamos os mesmos 20 minutos para descer.

Continuamos no caminho em direção ao Pico Paraná, onde passamos por mais um ponto de captação de água, abastecemos tudo o que tínhamos e seguimos para a areá de acampamento 1 (A1) (1600mts), onde chegamos às 16h30, 1 hora e meia de caminhada após o cume no Itapiroca, e montamos nosso acampamento.

Na manhã seguinte começamos a andar às 7h10, fizemos a subida do Pico Paraná sem peso, o que foi uma ideia muito boa. Passamos sem dificuldade pelos grampos e rochas que tornam a subida bem veritcal. Até a área de acampamento 2 (A2) (1650mts) foram 1h de caminhada. Como choveu pouco nos dias anteriores, não havia água disponível ali. Aqui vale eu fazer um adendo, o lado bom do A1 é que você está a 10 minutos andando de uma fonte de água potável. Chegamos ao cume do Pico Paraná (1877mts) às 8h45m, 1h35m após sairmos do A1. Ficamos 45 minutos no cume e descemos para o A1, 1h10m depois já estávamos lá.

Enquanto um foi buscar água, pois tínhamos bem pouca, outro foi desmontando o acampamento. Era 11h45 e começamos e já estávamos caminhando novamente. Do A1 existe uma trilha direto para o Caratuva, que é menos íngreme que a trilha frontal que a maioria das pessoas usam, mas é bem menos usada, e por isso tivemos uma grande dificuldade de locomoção com a mata fechada, o famoso 1 passo para a frente e 2 para trás. Chegamos ao cume do Caratuva (1860mts) com 1 hora de caminhada, às 12h45. Paramos para um almoço e começamos a descer pela trilha mais utilizada, chegamos na Fazenda novamente às 15h30, finalizando a expedição com uma coca gelada.