AventureBox
Create your account Login Explore Home
Edson Maia 02/27/2018 17:06
    Hiking Parque Nacional Cabo Polonio - Uruguay

    Hiking Parque Nacional Cabo Polonio - Uruguay

    Uma bela caminhada, iniciando na Barra de Valizas, atravessando as dunas e praias intocadase finalizando no alucinante Cabo Polonio.

    Hiking

    Certa vez, li por ai, que por ser a vida muito curta, não devemos repetir os mesmos caminhos. Concordo perfeitamente com essa regra, pero, toda regra tem a sua exceção, e em se tratando de lugares, tenho firme em meu coração que o Cabo Polonio é para mim, uma rara exceção à regra.

    Um lugar realmente único, com uma atmosfera que mistura liberdade e simplicidade extrema. Nada de energia elétrica, asfalto, carros, muros, cercas ou grandes edificações, com exceção do farol. Um lugar mágico onde o tempo parece fluir de forma mais lenta. O cabo e seu farol são tão cativantes que até inspiraram a canção “12 Segundos de Oscuridad”, de autoria do uruguayo Jorge Drexler (veja o vídeo).

    Foram estas as impressões e sentimentos que tive quando estive por lá pela primeira vez em 2015, durante uma das trips de bike pelas terras uruguayas. Foi amor à primeira vista! Tanto que ao terminar a trip, já tinha decidido e marcado na minha cabeça e no meu coração que iria regressar.

    A caminhada inicia na barra de Valizas, (que por sinal, é outro lugar alucinante), sendo que para cruzar a barra pode ser necessário usar o serviço de barqueiros que ficam por ali fazendo apenas este serviço, ou, se tiver sorte, estando a maré baixa, atravessar caminhando com água pela cintura. Superada a travessia da barra, é seguir na direção sul, por um longo trecho de dunas e praias. O cenário agreste e desértico à beira mar, é um pequeno espetáculo para quem tem olhos atentos.

    Com tranqüilidade, ainda que se caminhe o tempo todo encima de areia fofa, dá para fazer os quase nove quilômetros, em menos de duas horas.

    Ao chegar ao cabo, a sua vila, seus pequenos comércios, o farol e a colônia de Lobos-marinhos, são um convite para ficar algumas horas por lá, e por que não dizer alguns dias? Tudo lá está em perfeita harmonia com o espírito de liberdade do lugar, é até difícil tentar colocar aqui, as sensações... Apenas sei que já estou com a volta marcada para o próximo verano... Kkk

    Coisas para se fazer:

    - A trilha da colônia de lobos-marinhos, onde é possível chegar bem próximo daqueles serumaninhos aquáticos.

    - Vsitar o Farol do Cabo Polonio e lá do alto, poder ter uma visão fantástica da vila e do cabo.

    - Comer uma empanada uruguaya com uma cerveja Patrícia bem gelada.

    - Passear pela vila e apreciar a arquitetura rústica e cheia de estilo das casas e demais edificações.

    - Um banho de mar vai bem também, se for no verano, é claro.

    Voltaremos!

    Mais informações:

    Cabo Polonio é um povoado uruguayo localizado no Departamento de Rocha. Próximo a sua costa, localizam-se três pequenas ilhas que servem de morada para lobos-marinhos: La Rosa, La Encantada e el Islote.

    O nome da cidade vem de um galeão espanhol que naufragou na região em 1735.

    O povoado é cercado de dunas de areia, e há décadas tem sido um destino popular entre jovens argentinos e uruguaios.

    Cabo Polonio possui uma paisagem singular, com enormes dunas ao redor da cidade. O balneário dista cerca de 7 km da estrada mais próxima, sendo seu acesso realizado por cavalos ou por carros 4x4.

    A população fixa é pequena, formada principalmente por pescadores, artesãos e funcionários do farol. Em Cabo Polonio não há rede elétrica. Porém, muitos estabelecimentos possuem gerador próprio. Isso não impede que durante à noite seja quase impossível localizar-se. Durante a alta temporada, Cabo Polonio conta com vários restaurantes, pousadas e casas para alugar, devido ao considerável número de aventureiros que acampam no povoado. A maioria possui origem argentina, embora o turismo interno e de outros países também seja significativo.

    Fonte: Wikipédia.

    Edson Maia
    Edson Maia

    Published on 02/27/2018 17:06

    Performed on 01/07/2018

    Views

    4905

    3 Comments
    Fabio Fliess 02/27/2018 20:48

    Top hein brother??? Muito show...

    Edson Maia 02/28/2018 08:25

    Fala Fábio!!! mira só: já estou aceitando reservas para o réveillon 2019 no Polonio! hahaha...

    Renan Cavichi 03/01/2018 16:42

    Massa! Deve rolar uns mergulhos por aí também heim! Estava vendo na placa que tem vários naufrágios!

    Edson Maia

    Edson Maia

    Imbituba - SC

    Rox
    1973

    Um pouco cigarra. Um pouco formiga. Não necessariamente nesta ordem. Instagram: @edee_maia

    Adventures Map
    www.trekkingrs.com/ciclotrekking

    Minimum Impact
    Manifesto
    Rox

    Fabio Fliess, Peter Tofte and 433 others support the Minimum Impact Manifest


    Together
    Inclusive Adventures
    Rox

    Fabio Fliess, Bruna Fávaro and 171 others support the Together page.