AventureBoxExplore
Create your account
  • O Fantástico Mundo do Jalapão

Ir para o Jalapão é uma viagem transformadora com suas cores, seu astral e sua natureza intocada.

O Parque Estadual do Jalapão fica na região leste do estado do Tocantins e é o maior parque estadual do Tocantins.

Com cerca de 34 mil km², o Jalapão ocupa uma área maior do que a extensão de Sergipe. Faz divisa com Bahia, Maranhão e Piauí, possui uma das menores densidades populacionais do país.

Os municípios que compõe a região são: Mateiros, Novo Acordo, Ponte Alta do Tocantins e São Felix do Tocantins.

É uma mistura de cenários fascinantes, que a cada quilometro percorrido, se desvenda um tipo de vegetação diferente. Uma de suas características é a produção de artesanato de capim dourado e seda de buriti.

Já foi palco de filmes como, Deus é brasileiro, Xingu e o famoso reality show Survivor, cenário da novela "O outro lado do paraíso", da TV Globo.

Assim como em grande parte do país, foi povoado por índios, escravos que foram trabalhar na extração do ouro e por portugueses. Então foram surgindo muitas crendices e lendas, geralmente ligadas à questão indígena e natural.

  • Cachoeira da Velha

A Cachoeira da Velha é a maior e a mais conhecida do Jalapão. Ela é chamada por muitos de “mini Foz do Iguaçu” por lembrar bastante as quedas de lá. Os 20 metros de largura renderam-lhe o título de mais extensa queda d’água da região.

Existem muitas lendas ao redor de seu nome, muitos dizem que a cachoeira recebeu esse nome devido a uma mulher velha e viúva que morava nas proximidades e passava horas sentada nas pedras observando suas quedas, admirando aquele espetáculo da natureza.

Ela ia todos os dias ao local na esperança de encontrar o falecido marido. Os garotos da região iam lá tomar banho e ela sempre brigava com eles.

De tanto que ela gostava daquele lugar dizem que quando ela morreu seu espírito continuou por lá e que vira e mexe alguém relata vê-lo. Dizem que em noite de lua cheia ela aparece zanzando para assombrar a galera.

  • Antiga Fazenda do Pablo Escobar

Segundo a lenda, os locais contam que essa fazenda era utilizada pelo Pablo Escobar para fazer o refino de coca. A versão é bem possível, pois tem uma pista de pouso para aviões no lugar.

Os locais relatam inclusive que os funcionários da fazenda conseguiram fugir antes mesmo do exército invadir a propriedade.

Hoje ela está na responsabilidade do estado do Tocantins e é muito usada pelos guias turísticos como ponto de parada para ir ao banheiro e para fazer lanches antes ou depois de visitar a famosa Cachoeira da Velha.

  • Cânion Sussuapara

Uma lenda local diz que a cascata que cai dos paredões do Cânion do Sussuapara é capaz de realizar desejos – basta você entrar embaixo da água, fechar os olhos e fazer o pedido.

Elas Outdoor Sp

Elas Outdoor Sp

São Paulo

Rox
1064

Relatos e dicas de mulheres apaixonadas pelo esporte outdoor ♀️⛰🏕🏄🏽‍♀🧗🏻‍♀🚴🏾‍♀🚣🏿‍♀ Instagram: @elasoutdoorsp 🔰 Desde 03/2020

Adventures Map
linktr.ee/elasoutdoosp

43 Posts

See More

111 Following



Minimum Impact
Manifesto
Rox

Bruna Fávaro, Peter Tofte and 394 others support the Minimum Impact Manifest


Together
Inclusive Adventures
Rox

Peter Tofte, Fabio Fliess and 149 others support the Together page.