Parque Nacional Canaima • Setor Ocidental • Venezuela

Por Juliana Trevisanuto para Elas Outdoor SP. Um pouco sobre o Parque Nacional Canaima • Setor Ocidental.

Waterfall Hiking Trekking

Por @julianatrevisanuto para @elasoutdoorsp #ElasOutdoorSP

Parque Nacional Canaima • Setor Ocidental • Bolívar • Venezuela

Em janeiro de 2018 passei 25 dias na Venezuela acompanhada de amigos aventureiros. O objetivo da viagem era conhecer o Salto Angel, Monte Roraima, Tepui Kukénan e finalizamos com a Gran Sabana. Saímos do Brasil apenas com o guia contratado para fazer o Monte Roraima e o Tepui Kukénan na segunda semana de janeiro.

Eu, Tiago e Santana fomos 1 semana antes com o objetivo de conhecer o Salto Angel e na segunda semana nos encontraríamos com os demais amigos @camilamtoliveira, @pedromoraesphotos e Narciso para fazermos o Monte Roraima e o Kukénan.

Neste relato focarei apenas no Parque de Canaima (Setor Ocidental), pois acho válido falar um pouco daquele encanto de lugar, suas lindas cachoeiras e num próximo relato falarei da tão sonhada para mim, maior cachoeira do mundo - Salto Angel / Kerepakupai Merú.

Atravessamos a fronteira dia 31.12 e o nosso objetivo era ir até a cidade de Puerto Ordaz (pertence a Guayana, estado de Bolívar) para quando chegar lá conseguir algum voo para o Parque de Canaima (Setor Ocidental). Chegamos em Santa Elena e estava tudo fechado. Inclusive a rodoviária rsrs Conseguimos um taxista doido chamado Johnny que topou rodar 800km para nos levar até Puerto Ordaz.

O taxista literalmente voou ... na Venezuela não tem regra de trânsito.. ninguém usa cinto de segurança..criança na carroceria, no banco da frente..não tem radar.. nada de regras e o taxista literalmente pisou no acelerador.. usava o celular dirigindo em alta velocidade, não tinha retrovisor e pensei que não chegaríamos vivos na cidade hahaha Já estava me despedindo de 2017 literalmente (rindo de nervoso e desespero kkk)

Fomos parados mais de 10 vezes na estrada e tivemos que explicar os motivos daquelas cargueiras enormes com comida para 20 dias e para onde estávamos indo hahah Chegamos em Puerto Ordaz no final da tarde do dia 31.12. Passamos a virada do ano num lugar que conseguimos para dormir.

No dia seguinte, como estava tudo fechado, nos mudamos para outro hotel e passamos o dia caminhando e conhecendo um pouco da cidade que estava com tudo fechado por causa do feriado de 1 de janeiro.

No dia 02.01 meus amigos madrugaram no aeroporto e eu fiquei esperando no hotel. Eles conseguiram com um guia doido e enrolado chamado Guilhermo que por coincidência tinha 3 vagas no avião que levaria mantimentos e estava partindo em 1 hora para o Parque de Canaima.

Era o universo nos ajudando, pois tinha exatamente 3 vagas. Estávamos com as nossas cargueiras com alimentação para passar as 2 semanas seguintes no Roraima e Kukénan. Conseguimos deixar numa loja lá no aeroporto e embarcamos com uma mochilinha de ataque com roupas leves e somente o necessário para passar 2 dias.

E lá fomos nós com muita coragem nos jogamos o teco-teco pedindo para o Criador nos proteger naquela 1 hora de voo e no restante da aventura que não tinha nada planejada, apenas o objetivo de conhecer o Salto Angel. Eu literalmente me senti no filme Up Altas Aventurasdentro daquele teco-teco.

A aventura foi emocionante do início ao fim. A vontade de conhecer o Angel era tão grande que fiquei encantada em cada detalhe da viagem. Foi indescritível o momento que avistei o pequeno Pueblo de Canaima...um momento tão desejado e sonhado.

Chegar no Parque de Canaima foi sem palavras. Fomos recepcionados por um guia super simpático que nos levou para os atrativos do parque.

O Parque fica no sul da Venezuela e foi declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1994. Devido ao seu tamanho é considerado o 2° maior parque da Venezuela e o 6° maior parque nacional do mundo com uma área de 30.000 km².

Canaima é um parque de muitas montanhas, penhascos e cachoeiras que formam uma paisagem muito bela e charmosa. Cerca de 65% do parque é ocupado por tepuis (montanhas em forma de mesa), entre eles o majestoso Monte Roraima. Estas montanhas são formações geológicas mais antigas do mundo.

As florestas e savanas da região são ocupadas por vários grupos de índios da família Carib - os povos Pemon - que administram o parque.

O parque é banhado exclusivamente por rios que compõem o Caroni, afluente do rio Orinoco, e dois dos saltos de água mais altos do mundo, o salto Ángel e o salto Kukenán (2 semanas depois tbm conheci o Salto Kukénan qnd fiz a trilha até o Tepui), e grande quantidade de cataratas de menor altura.

O guia nos acompanhou em todos os passeios, incluindo o Salto Ángel. Ele nos levou para conhecer a Lagoa Canaima que fica o Rio Carrão e os saltos El Sapito e El Sapo. Passamos por debaixo dela por detrás da parede. Dentro do barco, é possível ver a sequência de quatro quedas d’água: Salto Ucaima, Salto Golondrina, Salto Wadaima e Salto Hacha.

O Salto Ucaima tem um mirante maravilhoso e o Rio Caroni descendo. A vista das quedas d’água da lagoa é um espetáculo e os tepuis ao fundo dão um charme especial.

O Salto Hacha foi incrível também. Fomos novamente surpreendidos com uma volta sob queda Hacha e passamos por debaixo dela.

Foi um passeio indescritível. Tivemos sorte que a água estava com ótimo volume em todas as cahcoeiras e o rio estava bom para subir até o Salto Angel.

#ConteSuaHistoria #MulheresReais #cachu #Cachoeira #Cachoeiras #gpsdecachoeira #parquecanaima #parquenacionalcanaima #bolivar #waterfall #tepuy #Venezuela #Pemon #TurismoVenezuela #canaima #naturaleza #salto #saltohacha #nature #explore #trilhandotrilhas #trilhando #trilhas #trekking #hiking #adventuregirl #outdoor #outdoorwomen #outdoorgirl

Elas Outdoor Sp

Published on 07/06/2020 01:13

Performed from 01/02/2018 to 01/04/2018

1 Participant

Juliana Trevisanuto

Elas Outdoor Sp

Relatos e dicas de mulheres apaixonadas pelo esporte outdoor ♀️⛰🏕🏄🏽‍♀🧗🏻‍♀🚴🏾‍♀🚣🏿‍♀ Instagram: @elasoutdoorsp 🔰 Desde 03/2020

linktr.ee/elasoutdoosp

Bruna Fávaro, Fabio Fliess and 385 others support the Minimum Impact Manifest

Bruno Negreiros, Renan Cavichi and 142 others support the Together page.