Iza Ferreira 02/02/2020 20:31
    Vale Das Ostras, Cachoeira Do Meu Deus, Caverna Do Diabo

Trilha no Vale das Ostras com o plus de visitar a Caverna do Diabo, é uma região belíssima, considerada a Amazônia Paulista.

Cachoeira Caverna

Não bastasse a beleza original da Caverna, nós ainda nos deparamos com outro paraíso natural: o Vale das Ostras.

Trata-se de uma trilha que segue o Ribeirão das Ostras até a Cachoeira do Meu Deus. E, chegando lá, o nome faz jus à reação: meu Deus, que lugar inesquecível. Em uma queda visível de 53 m – pois acima há outra queda de mais 30 m, totalizando 83 m -, nossos olhos se espantam com tamanha beleza e dimensão. Para chegar à sua queda, prepare-se para 1h de caminhada com longas subidas, percursos na água, além de algumas pedras, escadinhas e escaladas. No entanto, é uma trilha de nível fácil e proporciona aventura a todo momento.

Poucos sabem, mas a extensão total da Caverna do Diabo é superior a 6 km. No entanto, apenas 600m estão abertos à visitação do público, isso porque ela está localizada no Parque Caverna do Diabo, integrado ao mosaico de parques conservados do Jacupiranga. A localização geral é no Vale do Ribeira, região sul do Estado de São Paulo. Essa é uma das regiões de maior preservação da Mata Atlântica — cerca de 70% de território preservado. O resultado é o contato intenso com uma natureza pura em sua essência.