Elter 09/01/2018 20:38
    Caminho da Fé

Travessia de aprox. 130km entre Paraisópolis-MG e Aparecida-SP

Trekking Longa Distância

Resolvi passar a virada do ano (2017->2018) caminhando e escolhi o caminho da fé, ramal Águas da Prata para uma oportunidade de autoconhecimento.

A escolha foi feita por ser uma caminhada longa, sem necessidade de acampar (menos bagagem) e possibilidade de fazê-la sozinho (não é recomendável).

O site oficial do caminho fornece bastante informação útil, contatos de estadia/hospedagem para os peregrinos e cada um planeja o percurso da forma que lhe convém, de acordo com sua disponibildiade, capacidade física, financeira, etc. Decidi por iniciar em Paraisópolis-MG e ir até Aparecida-SP.

Obtive os track logs (Wic Loc) para acompanhar o caminho e ter algumas referencias e consultei ainda algumas pessoas que já tinham feito. Verifiquei também as frequencias de repetidoras das regiões por onde passaria, unidades de saúde, mapas, riscos, etc.

A cargueira com aprox. 9,5kg levava a água para cada trecho e algumas coisas adicionais por estar só, como rádio, kit de primeiros socorros reforçado, EDC duplicado e comida (quem me conhece sabe de minhas restrições alimentares), etc.

Na chegada em Paraisópolis-MG aproveitei para passar no posto de Bombeiro Civil Voluntário para saudar os bravos e testar a comunicação com eles. O primeiro dia foi tranquilo.

O caminho em si não é tecnicamente difícil, porém tem muuuitas subidas e descidas. Na saída de Luminosa em direção a Campos do Jordão são 13km de subida e se não me engano 1000m de elevação.

Peguei um dia inteirinho de chuva no Alto da Serra (8h caminhando debaixo dágua e lá em cima fazia uns 14 ou 15 graus). No outro dia um céu aberto, sol a pino, 31graus.

Não encontrei muitos peregrinos caminhantes (haviam vários de bicicleta) mas os poucos que acabei cruzando nos pernoites foram boas companhias. O desafio maior fica por conta do esforço físico e no meu caso aliado a alimentação restrita (foi puxado) e das longas horas de silêncio refletindo sobre a vida e observando a natureza.

Mas como sempre a satisfação da superação, os insights, desafios e aprendizados valem a pena.