Pico do Jaraguá – Caraguatatuba – SP
Caminhada até o Pico do Jaraguá no Litoral Norte de São Paulo. Pico localizado próximo a entrada da cidade para quem chega pela Tamoios.
Hiking MontanhismoComo diz o ditado “santo de casa não faz milagres”, estávamos a mais de um ano falando sobre a subida ao Pico do Jaraguá em Caraguatatuba (não tô falando do famoso pico de São Paulo) que fica literalmente no quintal de nossa casa. Talvez, justamente pela facilidade em acessá-lo, nunca havíamos realmente efetivado o ataque ao pico.
Aproveitando a agradável visita de nosso amigo Jeff Supertramp tínhamos a intenção de conhecer a Cachoeira da Água Branca em Ubatuba, mas a chuva torrencial da véspera levou à desistência da idéia nos deixando sem rumo. Lá pelas 10 da manhã de sexta, dia ensolarado e sem nenhuma nuvem no céu (quase um milagre) trocamos uma ligação “- Bora pro Jaraguá?” e a complexa resposta “- Bora!” veio de imediato. Pegamos (Ederson, Jeff e Renan) as mochilas e em menos de 20 minutos estávamos no pé do pico.
A subida inicia-se atrás do campinho no bairro Jardim Jaqueira (atrás da Rodoviária) em Caraguá, junto a uma torre de alta tensão. Aliás, essa era a única informação que tínhamos sobre a subida.
O princípio da subida é em meio a um descampado, que possui vários acessos ao mato de entrada da trilha, fomos meio a rumo tentando adivinhar qual é a entrada correta. Não preciso dizer que a trilha toda é subindo, mas está muito bem demarcada até algumas nascentes onde é realizado o controle de mosquitos pela SUCEN.
Existem alguns entroncamentos pelo caminho, mas procuramos usar o bom senso e seguir sempre para cima. A única errada foi justamente em uma trilha promissora que terminou em uma nascente junto a algumas placas de identificação da SUCEN.
Retornando uns 20 metros encontramos a trilha correta. Nesse ponto começaram os problemas, a samambaia e os bambús fecharam boa parte da trilha, tivemos que ir no olhômetro, facãozômetro e no osso do peito (mas, ao contrário de nosso amigo Lex, o peito estava devidamente vestido ehehe).
Em 2h10m de caminhada estávamos no cume apreciando a vistas parciais de Caraguatatuba e da Serra do Mar. Como a mata no pico é bastante densa, não conseguimos uma vista mais ampla como a vista do Morro Santo Antônio, nessa mesma cidade. Mas mesmo assim valeu a subida, o caminho é muito gostoso e tranquilo.
Na descida tivemos uns pequenos deslizes pois, como já dito, tivemos que abrir a trilha em meio as samambaias e bambús, mas graças ao GPS voltamos rapidamente à trilha de subida.
Para quem subir sem GPS tome muito cuidado na descida pois subindo é mais fácil se localizar (sempre para cima) já descendo, temos várias opções de caminhos e a grande maioria não dá em lugar nenhum.
Algumas dicas úteis a quem quiser encarar a empreitada: leve um facão, use calças e preferencialmente blusa de manga longa (o Jeff ralou todo o braço e rasgou a calça em algumas plantas espinhentas), preste muuuita antenção principalmente na descida para não perder a trilha.
Abraços,
Até a próxima!
Migramos todas as aventuras do Piá Ventura pra vá Tiago! Os registros estão aqui no perfil do Piá, no meu e no do Jeff Almeida! \m/
eu topo
Tô a fim de subir se pelo menos tiver alguma informação do começo da trilha eu agradeço dês de já ... Subi o Corcovado de Ubatuba inspirado no piá
Bora fazer essa Boney? Tiago, a trilha começa naquele bairro que fica atrás do Shibatão, tinha um campinho de Futebol na época, e segue pela crista daquele morro mais baixo!
Obrigado Renan, vou com um amigo q morou ali atras do shibatao dia 18/12/17 estamos subindo e vamos deixar um livro la no cume
boa a trilha em, perdi um pouco de tempo abrindo o trecho de samambaia e tirando carrapato mas tranquilo ... segue o tracklog ... http://my.viewranger.com/track/details/NjQ1ODAzOQ==
Claro que eu topo. bora?
Muito show, este morro fica de frente para a janela do meu quarto, subi-lo é um dos meus objetivos aqui na cidade, porém fiquei com uma dúvida, o nome dele não seria Pico do Tinga? Pois é assim que aparece aqui no mapa!