AventureBoxExplore
Create your account
Trilha do Bonete | Ubatuba - SP

Trilha do Bonete | Ubatuba - SP

Caminhada saindo da Praia da Lagoinha, passando pelas Praias do Oeste, Peres, Bonete, Grande do Bonete, Deserto, Cedro até a Fortaleza.

Hiking

Essa é uma trilha que possui um ótimo custo benefício ou, trazendo para o nosso contexto, uma ótima relação esforço/belezas naturais.

O início da trilha fica no final da praia da Fortaleza subindo pela costeira. Logo de cara (nos primeiros 5 minutos de trilha) já está um dos melhores locais da região para prática de mergulho para pessoas de qualquer idade, e, mesmo no caso de esquecer a máscara, a diversão estará garantida com um simples pão francês. Trata-se de uma piscina natural com água límpida e centenas de peixes sedentos por um pedaço de pão, pois já estão acostumados a serem tratados pelos turistas.

Para quem não deseja fazer toda a trilha uma ótima pedida é aproveitar essa linda piscina e ainda dar uma esticadinha (mais 10 minutos de trilha) até a costeira que por si só já é linda. Vários amigos já viram tartarugas, arraias e alguns peixes de bom tamanho do local.

O acesso ao costão fica à esquerda na bifurcação que fica logo após a piscina natural. Seguindo à direita, retorna-se à trilha original e andando praticamente só pelo meio do mato, quase sem ouvir o som do mar passamos por algumas casas fincadas na mata bem como por alguns pássaros muito simpáticos que chamaram a atenção por seu canto e sua beleza.

A trilha segue direto para a praia do Cedro, uma pequena praia de onde pudemos descansar um pouco sob a sombra de grandes árvores na areia e ainda curtir um balanço na árvore.

A saída da praia do Cedro é a parte mais difícil da trilha, uma subida muito íngreme nos fez parar para descansar por várias vezes (e olha que ela não é muito longa). Um pouco do mérito da dificuldade da subida foi de nosso fantástico preparo físico de quem trabalha o dia todo sentado na frente do computador e não pratica nenhum exercício além de cortar a grama no final de semana.

Subimos e descemos o morro chegando na praia do Bonete Grande onde também tem um caminho por cima do morro retornando à Fortaleza. Essa praia é muito bonita apesar de ser um tanto agitada para banho.

Logo em seguida chegamos à praia da qual a trilha leva o nome, a Praia do Bonete (ou bonetinho), é uma praia de águas límpidas e tranquilas, ótimas para banho e mergulho. Recomendo que, mesmo quem não curta a caminhada, conheça essa praia que também pode ser alcançada por barcos que saem da praia da lagoinha. É uma ótima praia para passar um dia com a família ! Já voltei lá várias vezes só para curtí-la.

Seguindo caminho, por uma trilha muito bonita até a praia da lagoinha econtramos diversos animais, alguns domesticados, outros nem tanto. Mas sempre andamos na compania do mar à nossa esquerda e a mata à direita.

Na chegada ao condomínio da Lagoinha ficamos impressionados com a preservação do local, um mangue repleto de caranguejos azuis muito grandes e bonitos é a principal atração e para finalizar uma bela ponte de madeira sobre o rio da lagoinha.

Grande abraço e até a próxima!