Hiking nas Montanhas Norueguesas e Caça a Aurora Boreal
Sai de SP em 2018 em busca das trilhas mais bonitas da Europa e na expectativa de fotografar o fenômeno mais bonito da Natureza!
Hiking MountaineeringMeu voo tinha atrasado de SP, e ja era noite quando eu cheguei na cidade de Bergen, consegui um hostel em cima da hora e fui descansar. Na manhã eu me dirigiria para a pequena cidada de Odda, hoje é palco na sério nordica Ragnarok, que quando assisto me faz lembrar destas férias tão inesqueciveis.
A cidade tem alguns ponstos interessantes, como por exemplo a cachoeira Låtefossen, que enorme de uma ponte na estrada.
Angulo da Låtefossen mostrando ela cortando a estrada:
Caminho até a cachoeira:
A cidade de Odda em si não tem muito a oferecer, pequena e pacata, rodiada de montanhas, porém é o local mais próximo para dormir e se preparar para uma das trilhas mais longas e mais bonitas do mundo. A Trolltunga.
Odda
A Trilha para Trolltunga
A Trolltunga, que traduzindo do Norugues significa lingua de Troll, e depois analisando a rocha (Trolltunga em si) que fica um sobre um precipício a 700m em relação ao lago Ringedalsvatnet, dara para entender o porque tem esse nome. A base da aventura fica a 17km de Odda, e existe tours ou vans que te levam até lá, mas no geral o pessoal aluga, pois o serviço de transporte públoco não é tão frequente naquele lugar.
A trilha na sua maior extensão, chega a 14km e não é dificil somente extensa, o que é aconselhavel estar em forma. Porém depois de 15 de setembro, é orientado a fazer a mesma com guias, e depois de outubro é proibido fazer a mesma devido a risco de morte. Depois do susto das Ilhas Faroé, nessa trilha em esquicifico eu preferi contratar uma agência e foi a melhor coisa que eu fiz, não por questão da trilha ser dificil como falei acima, mas o frio veio mais cedo naquela época e a trilha estava toda cheia de neve, e uma boa parte aquela neve que vira gelo, ou seja, você tem que usar crapons, e isso estava incluso. Sem o uso de iten, além de você escorregar toda a hora, você tem que andar mais devagar, pois tem que achar um lugar que sua bota nao escorrega.
Enfim, sai do meu hostel acabei dando carona para uma gringa que estava dormindo lá que nao me lembro de qual pais que ela é, e passei no caminho e peguei mais duas meninas da Republica Tcheca que encontrei na reunião da agencia na noite anterior. Confesso que de todo o role, o mais perigoso é a estradinha que leva ao pé da Trolltunga. A rocha em si não está muito alto, a mesma se situa a 1500mts do nivel do mar.
Obs: Eu antes da trilha! Vale lembrar que eu estava gordinho, e foi um pouquinho dificil subir esses toiços motanha a cima rs
Enfim, chegamos no ponto de encontro, pegamos os resto do equipamento e começamos a trilha. A parte mais chata, é o começo que são 4km de um caminho de asfalto até chegar na parte realmente selvagem. Chegando nessa parte, começa o trecho onde tem que saber onde pisar, pois tem bastante rios que estão congelados, mas foi tranquilo pq mesmo que não tivemos com guia, era só seguir os fluxos ou os sinais em "T" que indicam o caminho.
Depois disso, chegou uma parte bastante inclinava que é a principal elevação da trilha, puxado mas não impossivel, e ao chegar no final, o guia mandou colocar os cranpons e os óculos de sol, e a partir dali, estava tudo branco. Foi uma experiencia unica.
Essa foto é de um lago que é cima da montanha. Deste ponto para a pedra faltava ainda uns 10km.
Bom, nao tem muito o que falar agora, a gente andou, andou, andou e andou mais um pouco no meio da neve. De vez em quando paravamos para comer algo e beber agua, que podia ser a da propria montanha.
Durante a nossa caminhada, chegou a nevar algumas vezes, mas foi bem tranquilo, tava todo mundo do nosso grupo bem preparados. A maioria eram gringos da Europa mesmo, entao eles ja estão mais acostumados. Eu estava com uma corta vento, um fleece e mais duas blusas, mas nem cheguei a usar todas.
Nesta foto, ainda estava na metade do caminho, mais as vistas do lago Ringedalsvatnet já compensava o esforço até aquele ponto. Trolltunga, foi algo que eu li uma vez num livro quando era bem pequeno, e falava dessa trilha que exigia muito esforços para chegar na rocha. E eu estava a poucas horas de conseguir isso. Continuamos andando e depois de duas horas. Chegamos nela, a lingua de Troll, debaixo de neve e tudo, e por sorte, diferente do verao nao tinha fila para chegar a ponta da pedra.
A pedra em si é uma prancha muito larga, tao larga e forte que alguns anos atras uma banda de rock fez um show em cima dela, é mole? Nessa epoca ela estava coberta de neve, o que deu um plus nas fotos como o registros abaixo:
E esta mais ousada:
Enfim, essa foi a minha primeira trilha nessa trip, e senti que comecei com pé direito. Não digo que pra mim foi tranquilo, mas foi por motivo do meu sobrepeso, na epoca 98kilos hoje estou com 86. Mas é uma trilha tranquila, somente extensa e bem demarcada. Se Deus ajudar ainda quero voltar nesse lugar, pois sei de um lugar que quase ninguem vai que fica a 500mts da rocha. Voltamos das trilha e chegamos na base e ja estava de noite, uma emissora local estava convidando os aventureiros para darem entrevistas, mas nao quis por dois motivos, estava exausto e nao queria gastar meu ingles fluente né? (so que nao) kkkk
Tirei o dia seguinete para me repor, e tirar fotos da cidade, tinha dois brasileiros que eu sabia que tinha ido pra lá também e ja havia encontrado eles no Brasil, fomos comer uma pizza e tomar uma breja, o que foi muito legal. Depois disso, me dirigi para Stavanger para encontrar parte do "team", sim, resolvi fazer uma trip fotografica com uns gringos. E partir do proximo post, vou falar mais sobre as trilhas e a caçada da Aurora Boreal no norte da Noruega.
Proximo post:
Hiking Preikstolen
Lofoten Islands (Primeiras Auroras Boreais)










Muito bacana, Everton!! Se os brasileiros descobrirem essa pedra aí, vão querer tirar selfies no precipício.
Então, tem uma menina Dinamarquesa, que infelizmente, foi tirar um selfie e se desequilibrou e caiu, acho que foi o primeiro caso de morte lá! Mas o lugar é surreal. Vale muito a pena!
Que lindas fotos..lugar fantastico
Irado!!!
Sensacional Everton!!!!