AventureBoxExplore
Create your account
SÃO FRANCISCO XAVIER-SP/MONTE VERDE- MG

SÃO FRANCISCO XAVIER-SP/MONTE VERDE- MG

Uma MILICIA que se auto designa associação dos guias de SFX bloqueou a trilha e só permite o acesso mediante pgto de R$250,00 por pessoa.

Trekking

Aproveitando-se da incompetência da administração de meio ambiente da prefeitura de São José dos Campos-SP, uma Milícia, que se auto designa "associação dos guias" de São Francisco Xavier, se apoderou das trilhas que ligam São Francisco Xavier-SP a Monte Verde-MG e só está permitindo acesso às mesmas mediante o pagamento de R$250,00 por pessoa!!!

Já havia assistido outras tentavivas desse tipo de MILICIA no pico dos Marins, mas nunca com o apoio do poder publico.

Para quem não conhece, essas trilhas que ligam essas duas cidades são muito antigas, eu já as utilizava há 25 anos atrás. São muito bem marcadas e circulavam diversos grupos aos finais de semana não sendo necessário guia algum.

Nada contra os guias. Eu tenho o prazer de contrata-los por preços justos onde se fazem necessários, como já o fiz em diversas ocasiões como travessias do Vale do Pati na Chapada Diamantina ou na travessia Petrópolis-Teresopolis na Serra dos Órgãos.

Só não fico mais revoltado porque, para falar a verdade, não é mais um passeio que valha o esforço. Na mata ao longo dos anos as árvores frondozas foram " roubadas" com o apoio dos donos das terras, que aliás foram, na sua maioria, leiloadas de maneira ilegal há uns 20 anos atrás. Monte Verde que era um paraiso, nesse final de semana estava pior que shopping no dia das mães. Só o que se salva é o distrito de São Francisco Xavier que ainda oferece alguns atrativos a quem gosta de turismo ecológico e montain bike.