Fabio Moitim 01/06/2020 12:55
    Trilha Pedra do Retiro

Uma bela caminhada para se escolher em Petrópolis é a Pedra do Retiro

• Como chegar até o início da trilha da Pedra do Retiro :

Existem dois caminhos mais usuais para se chegar, um pelo Bairro Mosela ( moinho preto ) e outro pelo bairro Retiro.

O caminho pelo bairro do Retiro é o mais íngreme e curto e pelo Moinho Preto é menos íngreme e mais extenso, 2,3km

Fizemos a trilha pelo Moinho Preto, e a referência é a “Estação de Tratamento de Água da Mosela”, clique aqui para ver o local exato do inicio da trilha.

Bem no início da trilha é possível deixar uns 3 ou 4 carros.

A primeira parte da trilha é mais inclinada e cansativa. Passamos os pontos marcantes da trilha como o grande cupim, a pedra rachada, a pedra verde e ainda há uns pequenos trechos expostos e altos. Para quem tem medo de precipício é um bom desafio.

Mas quando se chega neste parte, depois de sair de um mata fechada o visual é muito bonito:

Fomos num ritmo bom, gastamos 1h40 até o topo. O visual é incrível e certamente uma excelente opção para se conhecer toda a topografia de Petrópolis, de um lado é possível ver a serra negra , o morro do bonet e conjunto da Maria Comprida, ao norte a serra do Taquaril e bem em frente o destaque para o seio de vênus :

Do lado leste e sul : os cones , conjunto do Alcobaça , Morro Açu , Cobiçado , Castelinhos e Baia da Guanabara. Então realmente a pedra do retiro é um ótimo local para apreciar as vistas das montanhas de Petrópolis, além de ser uma trilha muito bonita e prazerosa de se fazer. Demos sorte com o céu azul e com aquele solzinho bom pra esquentar.

Nesta trilha há um desvio que vai para a pedra do Retiro Mirim. Não fizemos, mas é válido uma ida até lá .

Foi uma caminhada muito boa e achei a trilha muito bonita com belos visuais, para quem curte natureza recomendo!

@fabimmineirouai

Fabio Moitim

Publicado em 01/06/2020 12:55

Realizada em 16/05/2019

Fabio Moitim

Veja Sinta Pense Faça O universo conspira ao nosso favor Mineiro em terra petropolitana @fabimmineirouai