AventureBox
Fael Fepi 20/10/2021 15:02
    CAMINHADA PELA ILHA DE BOIPEBA - CAIRU, BAHIA.

    CAMINHADA PELA ILHA DE BOIPEBA - CAIRU, BAHIA.

    Relato de uma longa caminhada na Ilha de Boipeba, grande parte do trajeto da "volta a ilha " a pé.

    Larga Distancia

    Cairu/BA, 11 de fevereiro de 2013. Segunda-Feira. Acordei cedo, como combinado do dia anterior. O rasta, conhecido como "cara de veletró", já estava dando pressa para mim e meus amigos. Ainda estava preparando o café com Graziela e ele já estava agoniado querendo adiantar a caminhada pela Ilha de Boipeba.

    No dia anterior conhecemos esse rapaz, que é conhecido como "Cara de Velotró", morador nativo da ilha de boipeba. Na conversa ele informou que conhece toda a ilha e que faz longas caminhadas. Caso tivéssemos interesse, só era da um "agrado" que ele nos levariam. Aceitamos e combinamos para o dia seguinte.

    É minha primeira vez na ilha de boipeba e o roteiro que ele propôs achei interessante, passando por localidades e vilarejos pouco badalados.

    A Ilha de Boipeba é uma das várias Ilhas que pertence ao município de Cairu, localizado ao Sul do Estado da Bahia. Sua calmaria e as praias atraem visitantes que buscam tranquilidade e sossego. Quando me desloquei para a Ilha, junto com meus amigos, decidimos ficar em uma vila chamada Moreré, que para mim é uma da praias mais bonitas de todo o Estado da Bahia.

    A Vila de Moreré é pequena, mas um pouco movimentada, com casas simples, camping, pousadas de luxo, bares e um pequeno mercado, o local sobrevive do turismo e da pesca.

    Imagem 01 - Plaquinha na Vila de Moreré. Ilha de Boipeba, Cairu BA, 2013.

    # - Praia de Bainema

    Voltando para o percurso, saí da Vila de Moreré acompanhado com: Graziela, Jean ,Sendy, Diogo, Fafau e o nosso condutor Cara de Velotró.

    Na Saída da Vila de Moreré passamos pelo “túnel de árvores” que da acesso a uma praia chamada de Bainema, de mar agitado, mas acessível ao banho.

    Imagem 02 - Da Esq. p/ Dir.: Fafau, Diogo, Graziela, Jean, Sendy no "Túnel" de acesso a Praia de Bainema. Ilha de Boipeba, Cairu BA, 2013.

    A praia de Bainema é extensa e possui uma grande gaixa de areia. Quando chegamos ia da umas 08:00 da manhã, com a maré vazia e sem pessoas. Tiramos umas fotos e seguimos, pois, tinha muita areia para se pisar e várias paisagens para conhecer. Após uns 20 minutos de caminhada seguimos pela direita, passando por uma grande fazenda com uma trilha bem batida, dando de cara com um mangue.

    Imagem 03 - Diogo, Graziela, Cara de , Jean, Sendy e Fafau. Praia de Bainema Ilha de Boipeba, Cairu BA, 2013.

    # - Manguezal

    Em termo de orientação a trilha no manguezal não é difícil, pois é bem batida e não tem bifurcações. Mas, como é manguezal, tem pontos que a lama puxa e pode ocasionar um acidente. Esse fato ocorreu com o amigo Jean, que distraído pisou em um poço de lama e a perna afundou, quase caindo de cara. Eu e os demais puxaram Jean e conseguimos tira-lo, saindo muito sujo. Logo adiante nos batemos em uma área plana cheia de caranguejos, com milhares de filhotes e adultos, algo que nunca tínha visto. Velotró disse que esse espaço é como se fosse um berçário e que dali vem o sustento de alguns moradores da vila. Tiramos umas fotos, fizemos uns vídeos e seguimos para a próxima praia: Ponta dos Castelhanos.

    Imagem 04 - Fafau, Jean, Sendy, Diogo e Velotró na trilha do Manguezal. Ilha de Boipeba, Cairu BA, 2013.

    # - Ponta dos Castelhanos

    No final da trilha do manguezal nos encontramos com uma larga foz do Rio Catu. Para se chegar na praia da Ponta dos Castelhanos, que está alguns metros da margem oposta do rio, é necessário uma canoa (ou pequeno barco). Como existem algumas pessoas que fazem esse percurso, alguns canoeiros já ficam aguardando a chegada para fazer essa travessia. No nosso caso não foi diferente, ao chegamos na margem do rio, um rapaz se aproximou com a canoa e cobrou R$ 5,00 para atravessar todos até a outra margem.

    Cara de Velotró conhece o rapaz e sempre com o mesmo discurso, parecendo um disco arranhado, falava: “- Vamos lá galera, vamos lá rapaziada. E aê doidão, e aê doidona”. Era louco e engraçado ao mesmo tempo.

    Imagem 05 - Jean, Diogo, Graziela, Fael, Sendy, Fafau e Cara de Velotró na foz do Rio Catu. Ilha de Boipeba, Cairu BA, 2013.

    A travessia foi tranquila, durando menos de 10 minutos. Um fato engraçado foi dois "cachorros gêmeos" do rapaz da canoa, nos chamando a atenção. Após a resenha agradecemos o canoeiro e seguimos com Cara de Velotró, como sempre, cumprimentado alguma pessoa que avistava chamando de doidão e doidona. Posterior a foz caminhamos por uma pequena trilha batida, chegando a Praia da Ponta dos Castelhanos.

    O tempo do nada mudou, nuvens cinza se aproximaram, e com ela a pancada de chuva. Isso não nos desanimou, continuamos e tomamos um banho debaixo de chuva na praia da Ponta dos Castelhanos. O ruim foi que não deu para ver as verdadeiras piscinas naturais do local, mas mesmo assim aproveitamos bastante o local .

    Imagem 06 - Chegando a Ponta dos Castelhanos. Ilha de Boipeba, Cairu BA, 2013.

    # - Cova da Onça

    Saindo da Praia da Ponta dos Castelhanos caminhamos por uma grande trilha em uma imensa fazenda de plantação de coco. No meio do caminho encontramos um grupo de nativos que estavam colhendo capim para os cavalos e eles estavam cheio de mangas. Paramos e degustamos umas mangas, era fruta demais.

    Imagem 07 - Trecho da Trilha na Fazenda. Ilha de Boipeba, Cairu BA, 2013.

    Essa fazenda me chamou muita a atenção, pois além dos coqueiros existiam: gado, mangueira e jaqueira. No final paramos em uma pequena praia que não sei o nome. Fizemos mais uma pausa para consumir o restante das mangas e prosseguimos.

    Imagem 08 - Prainha "sem nome". Ilha de Boipeba, Cairu BA, 2013.

    Caminhando pela faixa de areia, após uns 10 minutos chegamos em uma vila de pescadores chamada Cova da Onça. Acertamos com Velotró para fazer uma pequena pausa e almoçar por ali mesmo. Diogo observou um restaurante e junto com Velotró negociou o almoço.

    Imagem 09 - Cova da Onça. Ilha de Boipeba, Cairu BA, 2013.

    # - Monte Alegre

    Voltamos a caminho de Moreré pelo Estrada de Monte Alegre, um grande trecho de areia densa e pesada que exigiu muito de todos nós. Pelas minhas contas andamos mais ou menos uns 08 km até a base onde saem os tratores, em Velha Boipeba.

    Imagem 10 - Da Esq. P/ Dir.: Diogo Fael, Graziela, Sendy, Jean, Cara de Velotró. Estrada de Monte Alegre. Ilha de Boipeba, Cairu BA, 2013.

    De lá prosseguimos todo o percurso que faz o trator, só que a pé, ate Moreré, encerrando o roteiro.

    Imagem 11 - Da Esq. P/ Dir.: Diogo, Jean, Cara de Velotró, Fafau, Fael. Moreré. Ilha de Boipeba, Cairu BA.

    Agradeço pela disponibilidade do seu precioso tempo em ler este relato.

    Fael Fepi
    Fael Fepi

    Publicado en 20/10/2021 15:02

    Realizada en 11/02/2013

    Vistas

    901

    2 Comentarios
    Rodrigo Oliveira 20/10/2021 20:40

    Massa, meu velho! Fiz uma dessas caminhadas por aí, há muios anos atrás. Você nem imagina como era Moreré... não tinha nada! Mas, onde mas dei pernadas no mangue foi em Salinas. tem uma ilha no meio do Mangue, chamada Ilha das Garças, mas é longe e se a maré subir e você ainda estiver por á, é capaz de virar comida de carangueijo! hehehe! E as ostras, cortaram os pés? Os meus pareciam quen tinham sido fatiados! Abraço!

    Fael Fepi 20/10/2021 21:13

    Fala Rodrigo. Tempo bom. Não conheço a Ilha das Graças, até anotei. Não tive problema com ostras, apenas com a lama mesmo. 😄 Abraços

    Fael Fepi

    Fael Fepi

    Ilha de Itaparica, Bahia.

    Rox
    269

    Nordestino, Baiano, Soteropolitano, Pobre Mochileiro, Da Periferia, Geógrafo Licenciado, BBMP !!

    Mapa de Aventuras
    www.ospobresmochileiros.blogspot.com.br


    Juntos
    Aventuras Inclusivas
    Rox

    Bruna Fávaro, Fabio Fliess y otras 182 personas apoyan a Juntos.