AventureBox
Crie sua conta Entrar Explorar Principal
Alberto Farber 18/12/2017 11:53
    BikePacking nos Campos de Cima da Serra - SC-RG

    BikePacking nos Campos de Cima da Serra - SC-RG

    Aventura no estilo Bikepacking realizada em Outubro de 2016, de forma solo independente, saindo de São Joaquim-SC até São José dos Ausentes

    Bikepacking Cicloviagem Mountain Bike

    No início de 2016, fiz uma viagem para a cidade de Cambará do Sul, terra dos Canions, no Rio Grande do Sul. Durante o trajeto entre São José dos Ausentes e Cambará do Sul, estrada toda de chão, fiquei imaginando como seria legal realizar uma viagem de bicicleta, terminando nos parques nacionais com a vista dos canions.

    Quando retornei da viagem, comecei a pesquisar, preparar os equipamentos e a treinar. Escolhi que o estilo da viagem seria "Bikepacking".

    Inicialmente o plano era sair da Cidade de São Joaquim, passar por São José dos Ausentes (acampar no Canion Montenegro) e seguir viagem até Cambará do Sul, descansar e fazer o mesmo trajeto de volta até São joaquim, o trajeto como foi pensado, daria 300+kms.

    Foram aproximadamente 2 meses de planejamento do roteiro, não possuo GPS, então tive que estudar e procurar relatos e guias da região, memorizar o caminho e a parte mais dificil, organizar os equipamentos que seriam levados e que coubessem nas bolsas de bikepacking.

    1° Dia.

    Sai de Lages-SC (casa da familia) e dirigi até são joaquim (aprox 1h), achei um local para deixar o carro, montei a bike e por volta das 9:30h estava pronto para começar a pedalar. Logo de saída percebi que a bike havia ficado MUITO pesada, descartei alguns litros de agua e acabei deixando alguns outros itens no carro.

    Os primeiros KMs até a divisa dos estados de SC e RG (São Joaquim - São José dos Ausentes) foram bem tranquilos, com bastate descida. Logo atravessando a ponto da divisa, em território Rio Grandense, começam as subidas, sofri bastante, a bike estava muito pesada e superestimei meu preparo fisico. Acabei escondendo mais alguns itens para pegar na volta e segui pedalando, o objetivo era acampar no Canion Montenegro.

    Por volta das 17h, depois de muito sofrimento e sem parada para o almoço, cheguei no Canion Montenegro, com autorização montei acampamento, estava esgotado, não consegui nem explorar o local como gostaria.

    No final do dia estava exausto e também frustrado com meu desempenho. Foi minha primeira viagem de bicicleta, acreditava que ia tirar de letra. Acabei pensando melhor, e decidi que ficaria somente no território de São José dos Ausentes, o trajeto de ida e volta até Cambará do Sul seria massacrante.

    2° Dia

    Após uma noite de muito vento e chuva, acordei e desmontei o acampamento, fui até a casa do proprietário onde havia combinado de tomar um café, em troca da permissão de acampar no Canion. Terminei de organizar a bike na casa e reformulei os planos.

    Segui para o Desnivel dos Rios e para o Cachoeirão dos Rodrigues, em fazendas proximas cerca de 20-30km. Com o passar da manha, o tempo foi abrindo e fez um sol e calor muito agradaveis.

    Cheguei primeiro na Fazenda Potreirinhos, onde fica localizado o Desnivel dos Rios (são 2 rios diferentes, que seguem o mesmo trajeto e em determinado momento ficam de forma paralela, separados por um desnível de aprox 16m, difícil de explicar, mas é mais um belo cenário da natureza.

    Pedi pouso no galpão da fazenda, deixei as coisas e fui primeiro visitar o Cachoeirão dos Rodrigues, que fica em outra fazenda um pouco mais adiante.

    Na volta, uma parada para o banho de rio!!

    Na Fazenda Potreirinhos, onde fica o Desnível dos Rios, além da vista magnífica, há uma pequena trilha para se fazer, onde é possível observar outras cachoeiras da região e também passa pelo antigo cemitério da fazenda, costume bastante comum na região nos tempos antigos.

    3° Dia.

    No amanhecer do terceiro dia de bikepacking, arrumei as tralhas, tomei café com os proprietários da fazenda que contaram um pouco da história do local. Por volta das 9:30h comecei a pedalada para voltar até São Joaquim, com a oportunidade de ver várias Gralhas, aves que se alimentam do pinhão e são responsáveis também por espalhar as araucárias.

    A volta também foi extremamente cansativa, chegando no ponto de partida em São Joaquim por volta as 15h da tarde. Aí foi desmontar a bike e voltar para casa!

    - - - - -

    Alguns numeros:

    Planejamento: 1,5 mês / Tempo Viagem_3 dias / Dist_162km / Maior Distância Pedalada_74km / Tempo Total Pedalando_13:07:23h / Tempo Total Deslocamento_16:37:38h / Calorias. Gastas_4943kJ / Desnível_3955 D+ / Tombos_2

    Alberto Farber
    Alberto Farber

    Publicado em 18/12/2017 11:53

    Realizada de 14/10/2016 até 16/10/2016

    Visualizações

    5076

    8 Comentários
    Renan Cavichi 21/12/2017 15:16

    Que massa Alberto! Estou me preparando pra um bikepacking também! Talvez em fevereiro de 2018! Não tenho encontrado muito a bag central! Como você fez?

    Alberto Farber 21/12/2017 15:35

    Fala Renan, então cara, eu encontrei uma pequena empresa de Floripa que faz Alforjes para cicloturismo e também faz esses equipos para bikepacking, se chama "Aresta Equipamentos". Tirei as medidas do quadro e encomendei com eles, pelo facebook mesmo, são super corretos. A framebag e o seatbag são muito bom, só estou tendo problemas com a Handlebar deles, fica pressionando os cabos e acaba comprometendo algumas marchas....to tentando encontrar outra opção mais em conta do que as importadas.....

    Renan Cavichi 21/12/2017 15:49

    Bacana, vou dar uma pesquisada no Facebook deles! Cara, estou indo passar o Natal em Videira, a família da minha namorada mora lá! Você mora em Videira? Achei muito lindo a região ali também pra fazer um pedal, deve ter uns lugares bonitos pra explorar!

    Alberto Farber 21/12/2017 15:58

    Você já tem ideia do que vai usar no guidão ?? Que coincidência cara, eu moro em Videira sim, mas amanha já viajo para passar o natal com a família. Aqui na região tem um comunidade ciclista muito grande!! Muita estrada de interior para percorrer, algumas vinícolas e fabricas de suco de uva no caminho também. Não conheço todo o interior, mas se você procurar no Strava, vai encontrar alguns grupos de ciclismo aqui da região, aí vai encontrar várias idéias de trajetos!

    Renan Cavichi 21/12/2017 16:02

    Pois é muita coincidência! Logo imaginei mesmo, essas estradinhas e terra e araucarias são fantásticas pra um pedal! Pô eu tenho ido algumas vezes no ano pra Videira, quem sabe marcamos um pedal por aí qualquer hora!

    Renan Cavichi 21/12/2017 16:03

    Ahhh uma dúvida, como estou no interior de São Paulo é um pouco complicado levar a MTB, você tem alguma indicação de loja que possa alugar por aí?

    Alberto Farber 21/12/2017 16:07

    Cara, com certeza, pedal, trekking, bikepacking, o que tiver a fim de fazer aqui em Santa Catarina sou parceiro, normalmente vou sozinho nas minhas "aventuras", vai ser legal ter companhia. Então, a única loja de bike que tem aqui é essa "http://www.egobicicletas.com.br/", acho que ele tem facebook também, só não sei se aluga bikes....

    Renan Cavichi 24/12/2017 15:23

    Massa Alberto, vamos fechar essa parceria para fazer umas aventuras por aqui sim! :D A Ana Retore também é parceira! Vou tentar passar na loja para conhecer! Cheguei ontem em Videira! Abraço, boas festas!

    Alberto Farber

    Alberto Farber

    Videira - State of Santa Catarina,

    Rox
    439

    Engenheiro Agrônomo, apaixonado por esportes e por qualquer tipo de atividade ao ar livre.

    Mapa de Aventuras


    Mínimo Impacto
    Manifesto
    Rox

    Fabio Fliess, Renan Cavichi e mais 441 pessoas apoiam o manifesto.