AventureBox
Crie sua conta Entrar Explorar Principal
Alberto Farber 28/12/2017 11:33
    BIKEPACKING - Urubici e Bom Jardim da Serra

    BIKEPACKING - Urubici e Bom Jardim da Serra

    Aventura no estilo BikePacking, independente, realizada em Maio, com saída de Urubici, percorrendo parte do PNSJ até o Canion Laranjeiras.

    Bikepacking Cicloviagem Mountain Bike

    Esta foi minha segunda experiência em uma viagem no estilo Bikepacking, um pouco mais experiente quanto a bike, equipamentos e planejamento, mas ainda assim, com algumas alterações no decorrer do caminho.

    O Objetivo da viagem era sair de Urubici-SC, percorrer a estrada do Parque Nacional de São Joaquim até o Canion Laranjeiras, acampar, no dia seguinte seguir até a Serra do Rio do Rastro, voltar até o trevo que liga São Joaquim/Urubici (Trevo do Cruzeiro), acampar e no 3° dia voltar até Urubici.

    1°Dia de pedal:

    O dia começou com temperaturas baixas, algo perto de 5°C as 8h da manha. Tomei café e fui para a Igreja Matriz, onde de fato comecei a pedalar.

    Segui sentido Urubici -> São Joaquim, passando pelo Mirante Belvedere e algumas inscrições ruprestres, uma escalada de mais de 10km, segui pela estrada principal até o acesso à estrada de chão do Parque Nacional de São Joaquim. Percorri esta estrada pelo restante do dia, passando por caminhos cobertos de mata, pontes, corregos e rios, realmente uma estrada belissima.

    A estrada que fica dentro do Parque Nacional não é muito bem sinalizada, somente com informações do tipo "Proibido Acampar / Proibido fazer fogo", mas nenhuma placa com indicações de localização. Segui o pedal por horas, fazendo pequenas pausas para agua, descanso e chocolate para repor as energias.
    Já em território pertencente a Bom Jardim da Serra, a situação das estradas muda bastante, para melhor, e o clima também, com muito vento.
    Segui pela estrada até chegar em uma bifurcação, estava um pouco perdido, se me lembrava bem, era o local onde o dono do Hostel que eu havia me hospedado no dia anterior disse que seria a entrada para o Canion Laranjeiras. Aguardei um pouco na estrada e logo passou um carro, pedi informações em vão, resolvi arriscar, o caminho estava certo, logo cheguei na fazenda em que fica parte do Canion Laranjeiras.

    Após algum bom tempo de conversa com o proprietário, consegui a autorização para acampar proximo do Canion. Encontrei um bom local e arrumei o acampamento. Em seguida fui em direção ao Canion, um "trekking" de aproximadamente 5kms, cheguei em tempo de pegar o Canion com o por do sol iluminando os paredões de rocha.

    Não demorei muito, logo retornei ao acampamento já com a noite chegando e com as temperaturas desabando. Céu estrelado como só é possível de se ver em locais livres de poluição e luzes da cidade, indicativo também de que iria fazer MUITO frio.

    Dito e feito, a noite do dia 28/04 - 29/04 foi a mais fria do ano até o momento.

    Noticia do G1 Santa Catarina: "Anteriormente, a temperatura mais baixa de 2017 havia sido registrada em 28 de abril, também em Bom Jardim da Serra, com -4,9ºC."

    A noite foi terrivel, estava com todas as roupas que havia levado, mas não conseguia de jeito nenhum esquentar os pés, tentei de tudo, desde cobertor de emergência nos pés até esquentar água e colocar em garrafa dentro do saco de dormir, resolveu por um tempo, mas logo acordava com os pés virados em cubos de gelo.

    2° Dia Pedal:

    Levantei neste dia por volta das 7h, barraca congelada e ao redor uma geada gigantesca. Saí e fui caminhando até o Canion, para esquentar. Os campos estavam todos brancos, uma paisagem para se recordar. Logo o sol começou a esquentar e derreteu todo o gelo, mas a sensação termica ainda era baixa, os ventos em Bom Jardim da Serra são cruéis.

    Retornei ao acampamento, arrumei tudo e voltei a sede da Fazenda. Quando cheguei lá, o proprietário muito conversador me "prendeu" em uma conversa por mais de 1h, quando saí do local ja passava das 10h. Planejava ir até a Serra do Rio do Rastro, quando cheguei no centro de Bom Jardim era perto das 11:00h, um transito intenso de carros e motos, por conta do feriado, todos indo em direção a Serra. Cheguei a percorrer 2-3km em direção ao mirante, mas logo desisti da ideia, ficaria muito tarde para chegar até a vila do cruzeiro para achar algum lugar para acampar, nessa época o sol começa a descer por volta das 5h.

    O trajeto de Bom Jardim até a Vila do Cruzeiro foi o mais difícil, subidas interminaveis de asfalto, muito movimento de carro, foi um sobe e desce, empurra pra lá e pra cá nos 30km. Quando cheguei no trevo, havia recebido a dica de procurar o Snow Valley, um parque de "aventuras" uns 3km adiante do Trevo da Vila Cruzeiro sentido São Joaquim, pretendia acampar lá. Quando cheguei no local e solicitei a permissão, a resposta foi negativa, isso já era por volta das 3:30h da tarde, com pouco tempo de luz, voltei o caminho e segui sentido Urubici, tentando encontrar um local para acampar, queria fugir do frio que faria a noite.
    Não fui recebido por ninguem, segui pedalando até a Vila Pericó, pedalando muito mais que o programado para o dia, cheguei na igreja da vila e acabei montando acampamento escondido lá, em uma construção da igreja. O dia havia sido exaustivo.

    3° Dia de Pedal

    Após mais uma noite de muito frio, mas melhor abrigado embaixo de um telhado, acordei cedo, arrumei a bike e logo sai para pedalar o trecho final, era por volta das 8h.

    O trecho de 30-40km que faltavam até Urubici foram tranquilos, com belas paisagens dos Campos Nativos.
    Cheguei em Urubici por volta das 10:30h, havia terminado mais uma bela experiencia de bikepacking.

    - -

    Distância Percorrida - Entre 170-180km

    Desnível Positivo - 3.500 D+

    Alberto Farber
    Alberto Farber

    Publicado em 28/12/2017 11:33

    Realizada de 29/04/2017 até 01/05/2017

    Visualizações

    5813

    2 Comentários
    Ana Retore 03/01/2018 19:06

    Parabéns pela empreitada! Enfrentar o frio da serra exige coragem né haha Agora, as paisagens do caminho são espetaculares! O seu vídeo ficou demais, deu até vontade de conhecer São Joaquim agora

    Alberto Farber 04/01/2018 14:54

    Obrigado Ana!! Essa região da Serra ė mesmo muito linda!! Vale muito a pena conhecer e pedalar por lá!!

    Alberto Farber

    Alberto Farber

    Videira - State of Santa Catarina,

    Rox
    439

    Engenheiro Agrônomo, apaixonado por esportes e por qualquer tipo de atividade ao ar livre.

    Mapa de Aventuras


    Mínimo Impacto
    Manifesto
    Rox

    Fabio Fliess, Bruno Negreiros e mais 442 pessoas apoiam o manifesto.