AventureBoxExplore
Create your account
Trekking Parque Nacional Puyehue

Trekking Parque Nacional Puyehue

Trekking no Parque Nacional Puyehue, próximo a cidade de Osorno - Chile

Trekking

Este é o relato 2/4 sobre alguns trekkings realizados no Chile entre Feveiro-Março de 2018.

O objetivo desses relatos, é o de fornecer todas as informações necessárias para quem possa interessar, sobre valores, locomoção, trilhas e etc.

Osorno.

Para visitar o Parque Nacional Puyehue e realizar o trekking, usei a cidade de Osorno como base. Saímos de Pucon de onibus (235km) pela manha, por volta das 8h e chegamos em Osorno por volta das 11h da manha. Escolhemos um hostel chamado El Chaman, de excelente qualidade, e muito próximo da rodoviaria (100m).

Sobre Osorno: "Osorno é uma comuna e cidade do sul do Chile. Localiza-se na Província de Osorno, na Região de Los Lagos, a 945 km ao sul da capital do país, Santiago, 110 km ao norte de Puerto Montt (capital da região) e 260 km ao oeste da cidade Argentina do São Carlos de Bariloche, pela ruta Internacional 215." Fonte Wikipedia

Em Osorno ainda tem uma Cervejaria alemã MUITO BOA! Armim Cervejaria, fica meio escondida, uns 12km na saída da cidade, na mesma ruta que vai para o Parque Nacional, vale a pena a visita.

Como Chegar

Para chegar ao parque, é possível tomar um coletivo no terminal de onibus central, ao custo de Pesos Chilenos 4.400, o trajeto é bastante bonito, seguindo pela Ruta 215 e passando ao lado do Lago Puyehue. O ultimo ponto de parada do coletivo é no Setor Aguas Calientes, dentro do Parque Nacional, um percurso de cerca de 1-1:30h.

Parque Nacional Puyehue

O Parque Nacional Puyehue foi criado em 1941, é dividido em 2 setores, Aguas Calientes e Anticura. O Setor Aguas Calientes, onde fizemos o trekking, está distante cerca de 76km de Osorno.
No setor Aguas Calientes, os caminhos disponíveis são:

— Aguas Calientes-El Recodo: recreativo, 0,38 km;
— Aguas Caliente-Rápidos del Chanfeufú: interpretativo, 1,25 km;
— Aguas Calientes-El Pionero: recreativo, 1,7 km;
— Aguas Calientes-El Bertín: excursión, 8 km;
— Aguas Calientes-Volcán Puyehue: excursión, 10 km;
— Aguas Calientes-Lago Paraíso: excursión, 18 k

Os caminhos percorridos no Trekking foram: El Recodo, Rápidos de Chanfeufú, El Pioneiro.

Sendero El Pionero - Setor Aguas Calientes - Mirante - Ao fundo Lago Puyehue

Sendero Rápidos del Chanfeufú - Setor Aguas Calientes

Sendero Rápidos del Chanfeufú - Setor Aguas Calientes

Sendero Rápidos del Chanfeufú - Setor Aguas Calientes

Sendero El Recodo - Setor Aguas Calientes - Neste rio, atrás das piscinas termais, se formam pequenas poças d´agua quente onde é possível se banhar.

Os caminhos percorridos são bastante curtos, é possível percorrer tudo em 2h. Infelizmente descobrimos somente no parque, que alguns caminhos estavam fechados, e que o acesso ao Setor Anticura (25km a frente do setor Aguas Calientes) é possível de se acessar somente de veículo privado, ou fechando uma diária no hotel que existe nesse setor (diária bem cara), desta forma o hotel busca os hospedes em Aguas Calientes.

No Setor Anticura é possível fazer mais trilhas, inclusive o Vulcão Casablanca. No inverno, funciona como uma estação de ski. Seguindo por esse caminho, na Ruta 215, chega-se a fronteira Chile-Argentina, onde se chega a Villa La Angostura, San Martin de Los Andes, Bariloche.

No Setor Aguas Calientes, há um Hotel-Spa, com aguás termais ( Termas de Puyehue), bastante interessante, há piscinas termais cobertas e ao ar-livre, é possível aproveitar estas piscinas mesmo não estando hospedado no hotel, pagando as taxas de uso.
Para quem não quer gastar esses valores, atravessando uma ponte atrás das piscinas, há o Rio Chanfeufú, que tem algumas poças temais onde é possível se banhar.

Existe uma área de camping e uma área de alimentação, com várias áreas cobertas, onde é possível fazer piquiniques, assados e etc, também há banheiros, uma excelente estrutura.

Alberto Farber
Alberto Farber

Published on 04/06/2018 08:48

Performed on 02/21/2018

Views

1806

Alberto Farber

Alberto Farber

Videira - State of Santa Catarina,

Rox
254

Engenheiro Agrônomo, apaixonado por esportes e por qualquer tipo de atividade ao ar livre.

Adventures Map

182 Following



Minimum Impact
Manifesto
Rox

Bruna Fávaro, Fabio Fliess and 396 others support the Minimum Impact Manifest