AventureBoxExplore
Create your account
Chapada Veadeiros e Diamantina

Chapada Veadeiros e Diamantina

Viagem de 20 dias feitas entre as chapadas de veadeiros e diamantina.

Minhas férias.

A melhor viagem que já fiz.

Uma viagem que estava marcada há certo tempo, eu caio meio que de paraquedas nesse role, eram dois baianos que gostariam de curtir um São João e ainda fazer um role pela chapada diamantina. Mas não rolou e saiu esse role fodaralho.

Quando entrei para grupo do whats, já estava meio que decido por se fazer Jalapão, Veadeiros e Diamantina em 20 dias de férias, por mim beleza, vamos começar a olhar como funciona os roles por aquelas bandas né, em buscas de informações sobre o Jalapão com algumas pessoas que já foram ou através de relatos na internet, foi logo descartado pelo fato de ter que usar um carro 4x4, fato que elevaria demais nossos custos, cinco amigos em busca de aventuras em meio à natureza, viajar e trilhar são coisas que amamos então as infos eram passadas ao grupo sobre o que decidir sobre os destinos, todos concordamos que fazer o Jalapão elevaria os custos e não seria muito bem aproveitado. Melhor decisão, voltamos a cabeça então para as chapadas veadeiros e diamantina, Andreia, já tinha um roteiro formado sobre veadeiros, quais cachoeiras visitar, média de valores e locais onde ficavam.

Diamantina ainda tinha toda uma pesquisa a ser feita, na verdade fomos atrás somente dos lugares a se visitar, li algumas coisas na net sobre roteiro, campings, comida e restaurantes, mas não era algo que me prendia a atenção, achei algumas coisas e repassei, assim como Will, estamos nós dois pesquisando algumas coisas, nada de estudos profundos ou algo do gênero, achava os locais a serem visitados e olhava o wikiloc pra ver se a trilha estava lá. Como nunca tinha feito uma viagem semelhante a isso, foi tudo muito novo, desde o momento em nos encontramos para saída da viagem, foi igualmente na volta, com os destinos em mais ou menos em mãos, simbora meu povo.

Saímos de SP no dia 08/06/2018, com destino a Alto Paraiso – GO, uma viagem em torno de 12hrs, ponto de encontro foi o largo da batata, Eu, Anderson, Andreia e Willian, somos amigos há certo tempo, todos com certo grau de experiência em trilhas, o carro alugado foi um air cross (ao invés do Ford K), carro com bom conforto, porta malas relativamente bom, alto para aguentar o tranco, não tinha nem ideia do encontraria pelo caminho, partimos de SP por volta das 22hrs, todos muito animados, apenas Andreia não tinha experiência em dirigir, então nos revezamos no volante por esses 20 dias.

Todas as despesas foram dividas por igual, economizamos uma grana de camping, ficamos uma única noite em alto paraíso para usar o wifi, já que sinal de telefone por lá é raridade (meu é tim), basicamente dormimos em meio a estrada, como o fluxo de carro era baixo após as 22hrs dava pra armar a barraca e dormir de boas, foi assim até a Bahia, onde um amigo nos cedeu abrigo, basicamente todos os lugares visitados chegamos de carro e caminhadas muito curtas a mais longa foi a cachoeira da fumaça na Bahia.

Na visita a chapada diamantina fizemos uma circular no vale do pati de 4 dias, onde passamos pelo mirante do pati, mirante do cachoeirão, igrejinha, rio e cachoeira do funil, casa do Wilson e Agnaldo, gruta e mirante do morro do castelo, cachoeira do Calixto, utilizamos um tracklog do wikiloc de 2015 de 2 gurias, track bem legal de se usar, as trilhas estão bem abertas o trecho mais complicado fica depois da cachoeira do Calixto, 1:30hr de subida com trechos de mato bem fechado, se tiver chovido então piorou, fizemos camping selvagem, existem diversas áreas para se acampar ao longo desse trekking, como não tem nada disso no track das gurias fizeram, fomos com algumas informações que pegamos de uma galera na vila, o vale do pati foi uma das travessias mais belas que já fiz, apesar da pouco informação sobre o lugar foi muito bom ter realizado esse role.

Estou me acostumando a fazer relatos, então não sei se vai ajudar muito, mas qualquer duvida sobre os roles só dar um alo que estamos ai.

Alguns dos locais visitados:

Complexo dos Couros – Goiás

Almecegas I e II – Goiás

São Bento – Goiás

Vale da Lua – Goiás

Termas de Éden – Goiás

Mirante do Abismo – Goiás

Janela – Goiás

Saltos I e II – Goiás

Corredeiras – Goiás

Morada do Sol – Goiás

Morro do Pai Inácio – Bahia

Cachoeira da Fumaça – Bahia

Complexo da Pratinha – Bahia

Mirante do Pati – Bahia

Mirante do Cachoeirão – Bahia

Gruta Morro do Castelo – Bahia

Mirante Morro do Castelo – Bahia

Rio e cachoeira do Funil – Bahia

Cachoeira do Calixto – Bahia

Riacho do Meio – Bahia

Cachoeira do Sossego – Bahia

Viaje, curta, explore e preserve.

Fernando Chagas
Fernando Chagas

Published on 07/04/2018 14:14

Performed from 06/10/2018 to 06/24/2018

Views

1426

Fernando Chagas

Fernando Chagas

Rox
138

"Experimente se sentir grato por absolutamente tudo o que existe. Não sobra espaço para a baixa vibração energética quando nos sintonizamos com a frequência da gratidão."

Adventures Map

235 Following