Fernando Chagas 03/04/2018 12:07
    Pedra Riscada

Trilha Pedra Riscada, Lumiar - RJ

Bom dia aventureiros de plantão.

Ataque ao cume da pedra riscada, situada em Lumiar - RJ.

No dia 29 logo quando cheguei a Lumiar fiz uma pausa para um descanso no período da manhã, iniciei a trilha na parte da tarde, baixei um tracklog antigo, mas o mais completo para aquela trilha, minha 2ª trilha solo, iniciei a caminhada ao final da cidade de Lumiar, no período da tarde por volta das 14:00hrs pois gostaria de voltar com dia claro, estava preparado caso isso não fosse possível.

Uma trilha de moderada/difícil, existem muitos pontos de água no começo da trilha , trilha não é muito bem marcada, creio que não seja muito movimentada, eu mesmo tive que abrir umas partes que estavam bem fechadas, começa como uma estrada, adentra por dentro da mata onde corre muita água para abastecimento, em seguida anda uma boa parte num descampado por uma espécie de rua de paralelepípedos ate voltar para dentro da mata, subida com certo grau de elevação, mas como fiz ela em tempo teoricamente rápido tive que fazer algumas pausas durante a subida por extremo cansaço.

Boa parte dentro da mata é chão batido ou raízes de arvores, os últimos 100/150 metros haverá escalada ou escalaminhada, o que dificulta um pouco o acesso as cordas que estão por lá ainda tem bom estado, mas vale fazer um teste antes de pegar um apoio total para subir, levei cerca de 02:00/02:30hrs para subir final de tarde chegando, algumas nuvens muito baixas e temperatura caindo rápido, fiz uma breve exploração na área que é bem grande, existe uma pequena área de camping (poucas vezes utilizada pelo mato que tinha na área acredito eu). O receio de chover ou fazer a volta a noite fez que eu descesse num ritmo mais acelerado em apenas 45min. rsrsrsrs. Nem eu mesmo colocava fé nisso, mas vale a pena conhecer a cidade tem muitos atrativos no ecoturismo, eu mesmo tenho explorado algumas coisas por lá sempre quando posso.

Abraços e bora andar.

Fernando Chagas

Publicado em 03/04/2018 12:07

Realizada em 29/03/2018

Fernando Chagas

"Experimente se sentir grato por absolutamente tudo o que existe. Não sobra espaço para a baixa vibração energética quando nos sintonizamos com a frequência da gratidão."