Flávia Retore 29/09/2019 22:01 com 2 participantes
    Buraco do Padre - Ponta Grossa PR

Trilha de pouca dificuldade indo da parte baixa até o topo do Buraco do Padre. Ponta Grossa, Paraná.

Hiking Cachoeira

O Buraco do Padre é um ponto turístico na cidade de Ponta Grossa - PR, que decidimos conhecer em um passeio de domingo. Saíndo de Curitiba, são aproximadamente 2h de viagem com dois pedágios no caminho (R$ 6,10 + R$ 8,40 em 2019). O acesso para o Buraco do Padre se dá pela Rodovia do Talco PR 513, Km 14. Há sinalização indicativa na rodovia, é bem fácil encontrar a entrada para o Buraco do Padre.‍

A partir da rodovia, são mais ou menos 5 km de estrada de chão até chegar na portaria. Compramos os ingressos online pelo site, e por isso nossa entrada foi mais rápida. Estacionamos o carro, e começamos o pequeno trecho de trilha que dá acesso ao famoso Buraco do Padre.

O local tem passado por reformas recentes, por isso a infraestrutura é digna de um passeio de domingo (não necessariamente uma grande aventura). A trilha toda é bem aberta, e em diversos locais é feita com rampas de madeira e corrimões. Acho que, talvez pessoas com dificuldades de locomoção conseguem ir até lá também.

O Buraco do Padre é um lugar espetacular. É uma furna que é possível acessar por baixo, e não pelo topo. E, para deixar tudo ainda mais bonito, tem uma cachoeira que traz uma paz especial ao lugar. Não por acaso, os Padres Jesuítas iam até o local para meditar.‍

Aproveitamos um pouco o momento e retornamos. Na saída, descobrimos que havia sido aberta uma trilha recente que dava acesso ao topo do Buraco do Padre. Subimos pela trilha, e fomo primeiro ao topo do Buraco do Padre. A expectativa era que desse para ver o círculo todo lá de cima, mas no fim das contas não é bem assim rsrs.

Lá em cima também tem uma pequena piscina natural, um paredão de escalada conhecido como Favo e outro atrativo conhecido como Fenda da Freira (sim esses nomes são estranhos mesmo rs). Ficamos curiosos para conhecer a Fenda da Freira, porém o ingresso tinha que ser comprado à parte. Ficamos com preguiça de voltar até a portaria do parque para comprar o novo ingresso, e por isso deixamos esse passeio para a próxima oportunidade.‍

Essa trilha, ida e volta, dura aproximadamente 40 min (deixamos o tracklog nesse relato) e vale a pena ser feita. Retornamos para o estacionamento, descansamos um pouco e partimos para o nosso próximo destino do dia: a Cachoeira da Mariquinha. Mas isso é história para outro relato.

Flávia Retore

Publicado em 29/09/2019 22:01

Realizada em 14/09/2019

Ana Retore Lucas Fossatti

Flávia Retore

Curitiba - PR

Fabio Fliess, Peter Tofte e mais 442 pessoas apoiam o manifesto.