AventureBoxExplore
Create your account
Circuito de Cachoeiras em Lima Duarte

Circuito de Cachoeiras em Lima Duarte

Conjunto de cachoeiras localizadas na região de Monte Verde, zona rural de Lima Duarte/MG.

Hiking Waterfall

Próximo do vilarejo de São Sebastião do Monte Verde, um dos mais antigos do município de Lima Duarte (MG), encontramos um conjunto de cachoeiras incríveis, a maioria propícia para o banho. Passeio excelente por combinar acesso relativamente fácil com uma trilha leve, possível de ser percorrida por pessoas de qualquer idade.
O acesso para essas cachoeiras é através da BR-267, passando na entrada da cidade de Lima Duarte (bastante conhecida por ser a "porta de entrada" para o Parque Estadual do Ibitipoca. É sempre uma boa pedida dar uma parada na lanchonete Armazém de Minas, logo na entrada da cidade, e saborear um pão de queijo recheado com pernil. Seguindo pela BR no sentido Caxambu, após cerca de 5kms existe uma placa a esquerda, mencionando "Monte Verde/Cachoeira do Arco Íris". A partir desse ponto, são cerca de 9kms de estrada de terra geralmente em boas condições. Em todas as bifurcações, pegar o caminho da esquerda.
Esse é o caminho mais prático (e acessível para praticamente todos os carros), mas existem outros caminhos passando por estradinhas secundárias, sem asfalto e que exigem um carro mais alto ou 4x4.
Seguindo pelo caminho indicado, na última bifurcação existe uma porteira que dá acesso a propriedade particular que abriga todas essas cachoeiras: a Fazenda Arco Íris. É normal a porteira estar fechada, mas pode entrar sem esquecer de fechá-la novamente. O proprietário da fazenda é o Ronaldo, que encarna o mineiro típico: sujeito bom de papo e gente muito fina.
Logo na entrada, bem próximo da primeira queda, existe um estacionamento e uma estrutura para atender os visitantes, contando com bar e banheiros. Em nossa última visita (setembro/2016), já podemos ver que essa estrutura está sendo ampliada e em breve deve contar com quartos para pouso no local. O camping também é permitido na área próxima ao bar. Para acessar as cachoeiras, o proprietário cobra o valor de R$ 10 per capita.
As cachoeiras localizadas na propriedade são, na ordem: Cachoeira do Arco Íris, Cachoeira do Arco Íris 2 ou Cachoeira de Cima, Cachoeira da Garganta e Cachoeira do Y. Cerca de 3kms acima, seguindo pela estrada de terra, podemos chegar na Cachoeira do Paiol.
A primeira cachoeira, como dito acima, fica bem próxima do estacionamento e pode ser avistada da estrada de acesso. Possui um poço razoável e uma bela ducha.

Visual a partir da estradinha de acesso as cachoeiras, com o Morro do Pão de Angu ao fundo!

Para acessar as demais cachoeiras, é preciso acessar uma trilha cujo início fica bem próximo da porteira do estacionamento. Essa trilha leva a uma estradinha de terra na parte alta do terreno. Tocando para cima, com cerca de 500m de caminhada, existe uma entrada a esquerda descendo até a cachoeira do Arco Íris 2. A descida é curta mas bem íngreme. Eu considero essa a cachoeira mais bonita, mas por ter a ducha mais concentrada é difícil ficar debaixo da queda.
Voltando para a estrada e subindo mais uns 1,7km temos outra entrada a esquerda (na última vez, estava sem placa): essa entrada leva as cachoeiras da Garganta e do Y. Existe uma bifurcação ao longo desse caminho, onde a trilha da esquerda desce até a Garganta (descida acidentada) ou seguindo em frente subindo chegamos na cachoeira do Y. O percurso de ida e volta do estacionamento até a cachoeira do Y, tem cerca de 5,5km no total.
Se voltarmos para a estrada e continuarmos subindo, ainda podemos alcançar a cachoeira do Paiol, a menor das cinco quedas e já nos limites da propriedade. Outra possibilidade é continuar por trilha até o alto da serra de Lima Duarte, onde também existe uma travessia que liga o topo da serra a cidade.
Mas essa é uma outra aventura e uma outra história. Até lá...

Fabio Fliess
Fabio Fliess

Published on 10/19/2016 16:59

Performed on 09/18/2016

1 Participant

Letícia Fliess

Views

7507

6
Viviane Rosa
Viviane Rosa 12/07/2016 19:52

Muito bacana seu relato. Pela foto do vale deve ser mesmo sensacional. Mas o que me chamou a atenção foi o pão de queijo de pernil... deve ser o "bicho"!

Fabio Fliess
Fabio Fliess 12/08/2016 13:13

Oi Viviane!!! Obrigado! É uma trilha tranquila, e junto com as cachoeiras, uma boa pedida para o verão!!!! E sem dúvida alguma, o pão de queijo com pernil concorre como uma das melhores experiências do passeio! :)

Larissa Chilanti
Larissa Chilanti 10/05/2017 19:15

Oi, Fábio. Td bem? Se você não se incomodar, posso usar a sua foto da cachoeira da garganta, com os devidos créditos, no post do nosso blog (Casal de Mochilão)? Nós fomos nas outras cachoeiras do complexo, mas não conhecemos essa. Abraço!

Fabio Fliess
Fabio Fliess 10/06/2017 12:48

Oi Larissa... Boa tarde! Tudo bem sim, e contigo? Com os créditos, sem problema algum. Depois mande o link do blog para a gente prestigiar. Abraços.

Larissa Chilanti
Larissa Chilanti 10/07/2017 12:49

Feito! Obrigada pela gentileza, Fabio :) Segue o link: http://casaldemochilao.com.br/complexo-da-cachoeira-do-arco-iris-lima-duarte/

Fabio Fliess
Fabio Fliess 10/07/2017 15:04

Ficou bem legal Larissa! Parabéns pelo blog...

Fabio Fliess

Fabio Fliess

Petrópolis - RJ

Rox
3679

Montanhista desde que me conheço por gente!!! Sócio e condutor do CEP - Centro Excursionista Petropolitano. Take it easy e bora pras montanhas! Instagram: @fliess

Adventures Map

7 Posts

See More

6762 Following



Minimum Impact
Manifesto
Rox

Dri @Drilify, Bruna Fávaro and 405 others support the Minimum Impact Manifest


Together
Inclusive Adventures
Rox

Renan Cavichi, Peter Tofte and 156 others support the Together page.