AventureBoxExplore
Sign Up

Laguna Rajucolta - Huaraz

Primeira caminhada de aclimatação, como preparação para o Circuito Huayhuash.

Hiking

Saímos do Brasil no dia 06 de madrugada com o intuito de, chegando em Huaraz, fazer 3 caminhadas de aclimatação antes de seguirmos para o grande objetivo da temporada: o Circuito Huayhuash (120km em 10 dias de trilha) e a escalada do Diablo Mudo. Nosso grupo era formado por mim, minha esposa Letícia, o amigo Jeff Almeida de Mogi das Cruzes, e um casal de amigos de Belo Horizonte, a Natália e o Giovani, que já haviam feito o Monte Roraima conosco.

Nos encontramos em Lima. A viagem em si foi bastante cansativa, pois entre viagens de avião e ônibus, translados, espera, etc levamos quase 24 horas para conseguirmos entrar no Churup Guest House, nossa hospedagem em Huaraz. Fomos levados até lá pelo Scheler, o dono da agência que contratamos para fazer o circuito (usei os serviços do Scheler em minhas outras duas vezes em Huaraz) e que nos esperava no terminal da empresa de ônibus Movil Tours.

Havíamos combinado com o Scheler que a nossa primeira caminhada de aclimatação seria até a Laguna Rajucolta, que estava inclusa no pacote que ele nos ofereceu para Huayhuash.  As outras duas trilhas que faríamos antes do grande trekking, seriam guiadas por mim. Por isso, ao nos despedirmos do Scheler na noite do dia 06 já deixamos combinado que a van nos pegaria no hostel as 7h30 para nos levar até o início da trilha.

Depois do café da manhã estávamos todos prontos para começar a caminhar. Conhecemos o guia Andres e embarcamos na van para uma longa viagem até a Quebrada Rajucolta. Com apenas 20 minutos de viagem, já deixávamos o asfalto e começamos a sacolejar nas estradas poeirentas que levam até as lagunas. Tivemos que ter bastante paciência, pois em diversos pontos a van patinou bastante para subir. 

As 9h30, pontualmente, "pulamos" o portão que dá acesso a trilha (possivelmente, em breve teremos algum posto do Parque Nacional Huascarán na região) e começamos a caminhada. Como de costume, a trilha é muito bem marcada e tranquila de seguir. Ao fundo já víamos grandes nevados como o Huantsan (6359m), que está entre as 10 montanhas mais altas do Peru.

A altimetria dessa trilha é bem tranquila (cerca de 250m de elevação em aproximadamente 7,5km de extensão), o que foi preponderante para fosse eleita a nossa primeira aclimatação. Cumprimos o trajeto até a laguna em cerca de 2h15, sem correria já que o objetivo era adaptar nosso corpo à altitude. Depois das tradicionais fotos, descemos um pouco para o almoço (nas cercanias da laguna ventava demais).

Nosso retorno foi um pouco mais rápido, mesmo com as pausas para as fotos. Pouco depois das 14h30 já estávamos de volta na van nos preparando para a viagem de volta, que durou praticamente o mesmo tempo que a ida.

A maioria do grupo (eu inclusive) reclamou um pouco de dor de cabeça, reflexo da altitude e do esforço. O calor no retorno também contribuiu bastante para isso. Já esperávamos por isso... Na sequencia, o importante seria comer bem, hidratar bastante e descansar o máximo possível para a segunda etapa da aclimatação.

E isso eu conto em outra aventura!

Fabio Fliess
Fabio Fliess

Published on 08/30/2016 11:06

Performed on 08/07/2016

2 Participants

Letícia Fliess Jeff Almeida

Views

4397

13
Bruna Fávaro
Bruna Fávaro 09/04/2016 18:37

Fábio! Que trip heim, meu chapa! Parabéns a vocês todos!

Fabio Fliess
Fabio Fliess 09/05/2016 09:35

Oi Bruna! Obrigado... Foi nota 10 mesmo! Falta marcarmos uma trip com essa galera boa reunida! :)

Bernardo do Espinhaço
Bernardo do Espinhaço 09/05/2016 17:59

Sério q vamos ter q esperar pra ver tudo? :D

Fabio Fliess
Fabio Fliess 09/05/2016 18:42

Hahahaha! Vou dar uma acelerado meu amigo Bernardo!

Renan Cavichi
Renan Cavichi 09/07/2016 19:04

Pena mesmo, mas um dia essa agenda bate! Abração e vamos marcar uma por aqui!

Fabio Fliess
Fabio Fliess 09/09/2016 12:17

Vamos agitar sim Renan! Sugere algo para fazermos por aí...

Renan Cavichi
Renan Cavichi 09/12/2016 18:53

Já fizeram todas as travessias do PNI?

Fabio Fliess
Fabio Fliess 09/13/2016 15:59

Sim, eu já fiz todas! A Letícia ainda não fez a Rancho Caído (bem legal). Mas PNI é PNI e eu volto sempre, até para repetir caminhada!! Se quiserem marcar alguma coisa por lá, estamos dentro... Fica na metade do caminho para todos!

Fabio Fliess

Fabio Fliess

Petrópolis - RJ

Rox
2246

Take it easy e bora pras montanhas! Instagram: @fliess

Adventures Map

5590 Following



Minimum Impact
Manifesto
Rox

Bruna Fávaro, Renan Cavichi and 296 others support the Minimum Impact Manifest


Together
Inclusive Adventures
Rox

Bruno Negreiros, Ana Retore and 71 others support the Together page.