Fabio Fliess 07/01/2017 13:48 com 2 participantes
    Reveillon 2016/2017 no Morro do Açu

Um reveillon diferente: do alto das montanhas, com vista privilegiada para o Rio!

Trekking Acampamento Montanhismo

Assim como em 2013, resolvemos passar um réveillon diferente, no alto das montanhas.
    Em novembro, compramos antecipadamente os ingressos no site do ParnaSO (www.parnaso.tur.br). Optamos por ficar no abrigo, pois poderíamos subir mais leves (no meu caso, trocar o peso da barraca pelos equipamentos de fotografia) e aliviar o sofrimento no calor, e também poderíamos aproveitar a cozinha do abrigo para fazer uma ceia mais caprichada.
    Para nossa sorte o dia 31 amanheceu bonito. Encontramos com o casal Rafael e Lidiane, o Miguel e o João Victor na praça de Correas. Após um rápido café, seguimos para a portaria do parque. Deixamos os carros no estacionamento da Dona Maria (R$10/carro/dia) que fica a cerca de 100m da portaria. Depois dos trâmites burocráticos, iniciamos a pernada as 7h30 da matina.

Fizemos uma rápida pausa na bifurcação para o Véu e seguimos. Paramos para comer alguma coisa na Pedra do Queijo e com o calor aumentando, seguimos o mais rápido possível até o Ajax, onde comemos algo mais reforçado e também nos reabastecemos com água gelada.
    A subida da Isabeloca melhorou bastante com as intervenções do parque e a reabertura do caminho original até o Chapadão é uma benção: além de preservar o rio que abastece o Ajax nos leva a uma das vistas mais bonitas da caminhada.
    As 13h chegamos ao abrigo, onde fomos recebidos pelo guarda-parques Lúcio, gente finíssima! Como tinha muito tempo livre, arrumei minhas tralhas no beliche, tomei um banho gelado (naquele calor, foi uma beleza) e descansei um pouco. Tinha a intenção de ir fotografar nos Portais de Hércules, mas o tempo estava feio e não valeria a pena o esforço.

No final da tarde, eu e Rafael fomos até o cruzeiro para tentar fotografar o pôr do sol, mas o tempo não colaborou. Voltamos no tempo exato de fazermos a nossa ceia: bacalhau, lentilha, arroz e farofa com bacon. Satisfeitos, demos mais uma cochilada até perto da meia noite quando fomos no mirante ver os fogos no Rio, Niterói e Baixada. O tempo estava fechado, mas São Pedro colaborou e limpou um pouco as nuvens, o suficiente para vermos o espetáculo.
    Como o céu não estava estrelado, não pude praticar as fotos noturnas que eu tanto queria. Em compensação, acordei cedinho para ver o show do nascer do sol. Fiquei até umas 7h fotografando e voltei para o abrigo. Me encontrei com o restante da turma que estava acordando, tomamos um bom café da manhã, arrumamos tudo e começamos nossa descida as 8h20.

O trecho entre o Queijo e a portaria foi bastante cansativo, pois o calor estava demais e a umidade muito alta. Mas terminamos bem e felizes de começar um novo ano em um lugar que tanto amamos.
    Um feliz 2017 para todos, com muitas aventuras!