AventureBox
Create your account Login Explore Home
Fabio Fliess 11/01/2021 20:14 with 1 participant
    Serra das Emerências - Búzios

    Serra das Emerências - Búzios

    Travessia praiana cortando um dos pontos culminantes de Búzios.

    Hiking Mountaineering

    Serra das Emerências – 16.10.2021

    No começo de outubro, a Letícia comentou que o irmão dela estava nos convidando para passar um final de semana em Búzios em comemoração ao aniversário dele. Comentei com ela: família tem prioridade e confirmamos nossa presença. Imediatamente comecei a procurar alguma trilha praiana para fazer em Búzios. Encontrei várias opções de travessias, boa parte delas cortando algum trecho do Parque Estadual da Costa do Sol.
    Embarcamos para Búzios no dia 15 a noite, debaixo de chuva, na companhia da Cláudia e do Sandro, meus cunhados. Chegamos tarde da noite e ficamos batendo papo e confraternizando até as 3h da matina. Vencidos pelo cansaço, fomos dormir já sabendo que iríamos acordar bem tarde.
    Acordamos no sabadão e havia chovido bastante durante a madrugada, mas no meio da manhã já não chovia e o tempo continuava bem fechado. Olhei a previsão para as próximas horas e resolvemos fazer uma caminhada até a Serra das Emerências, que é uma das maiores elevações de Búzios. Seria uma caminhada tranquila e rápida, tentando fugir da chuva. A Claudinha e o Sandro resolveram nos acompanhar.
    Durante o café da manhã, a Júlia e o Octávio comentaram que poderiam nos deixar no início da trilha e nos esperar na praia de Tucuns. Assim poderíamos atravessar a serra, fazendo uma pequena travessia. E assim ficou combinado! Nos esprememos em um único carro e seguimos para o bairro de José Gonçalves, onde começamos a caminhada, bem em frente ao Condomínio Linguado 2, exatamente as 12h, com o tempo encoberto e muita umidade.

    Placa do Parque Estadual da Costa do Sol


    A trilha é uma estrada bem conservada que também é frequentada pela turma do mountain bike. Após passarmos por uma bifurcação, as casas ficaram para trás e logo encontramos a primeira placa do parque estadual. Seguimos caminhando e fotografando as paisagens. Passamos por algumas pessoas trilhando e por um ciclista solitário.
    A subida é bastante suave, e isso nos ajudava a imprimir um bom ritmo, mesmo com as paradas. Pouco mais de 2/3 da trilha é feita por dentro da mata, o que ajuda bastante em dias com muito sol. Em alguns momentos, uma chuva leve caía para alguns minutos depois, cessar.
    Quarenta minutos depois de iniciarmos a caminhada, passamos por uma porteira aberta. Ali apareceu a primeira e única subida mais íngreme que foi vencida rapidamente. No final da subida, a trilha fica exposta ao sol, expondo bonitas paisagens para as bandas de Cabo Frio.
    Caminhamos mais 100 metros e chegamos ao “cume” da Serra das Emerências. Na verdade, é um grande platô gramado que a turma local utiliza como área de salto de parapente. Logo abaixo, estava o longo trecho de areia da Praia de Tucuns e pouco depois, da Praia de Geribá. Uma névoa pairava no ar, nos impedindo de enxergar muito longe e prejudicava nossas fotos. Ainda assim fizemos uma parada para tirar mais fotos.

    Platô no alto da Serra das Emerências. Ao fundo, a Praia de Tucuns!


    A esquerda, podia ver uma elevação que acreditei ser o cume verdadeiro da serra. Até havia reparado numa trilha discreta entrando na mata um pouco antes de chegarmos ao platô, mas por diversos fatores, achei melhor não explorar: o tempo estava ruim, a Claudinha e o Sandro não têm hábito de trilhar e a Júlia e o Octávio nos aguardavam.
    A descida para a Praia de Tucuns é a sequência natural da trilha que cruza todo o platô. Logo entramos novamente na mata, com a trilha bem marcada, mas tomando cuidado com os escorregões, visto que havia chovido muito. Após um trecho tranquilo, começa uma descida forte e MUITO erodida. Possivelmente passavam (ou passam ainda) motos por ali.
    Desci rapidamente esse trecho mais inclinado e fiquei esperando o restante do pessoal. Nesse trecho existem muitas bifurcações, com pequenas trilhas que levam a mirantes com vista para as praias. Acabamos ignorando todos esses desvios e seguimos direto até a praia de Tucuns, aonde chegamos as 13h10. Curiosamente, bem na entrada da praia existe uma árvore enorme, que se destaca na paisagem.


    Tiramos mais algumas fotos e começamos um trecho de aproximadamente 1,2km pela areia da praia até o bar onde a Júlia e o Octávio nos esperavam. Tirei algumas fotos panorâmicas, pena que o tempo estava tão feio.
    As 13h30 chegamos ao bar, onde imediatamente pedimos cervejas e caipirinhas para comemorar a caminhada e o aniversário do Octávio.
    Definitivamente, a região possui um potencial bem bacana para caminhadas e travessias maiores, em um ambiente diferente do que eu estou acostumado, que é a montanha. Em breve voltarei e espero que São Pedro colabore.

    Você sabia?
    1 - Não encontramos nenhum ponto para coleta de água durante toda a trilha. Apesar de ser curta, em um dia quente de verão, é preciso ter mais atenção a hidratação.
    2 – A Serra das Emerências faz parte da maior e mais importante reserva de pau-brasil em território fluminense. Para preservar esse patrimônio natural, o INEA criou a APA do Pau-Brasil, em maio de 2002.
    3 – O Parque Estadual da Costa do Sol foi criado pelo INEA em abril de 2011 e possui 9.841,28 hectares, abrangendo áreas dos municípios de Araruama, Armação de Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Saquarema e São Pedro da Aldeia. O objetivo principal da unidade de conservação é a preservação dos remanescentes da Mata Atlântica e ecossistemas associados da região, como restingas, mangues, lagoas, brejos, lagunas etc.

    Fabio Fliess
    Fabio Fliess

    Published on 11/01/2021 20:14

    Performed on 10/16/2021

    1 Participant

    Letícia Fliess

    Views

    505

    12 Comments
    Marcelo Lemos 11/01/2021 23:06

    Ótimo relato, amigaço! Apesar de eu conhecer pouco a região, de fato, creio que há um potencial muito grande para o  ecoturismo.

    1
    Fabio Fliess 11/02/2021 11:37

    Valeu amigaço!!! Pra mim foi tudo novidade... Mal lembrava da minha última ida a Búzios. Tem algumas travessias longas ligando as cidades próximas e cortando o parque estadual. Acho que você iria gostar!

    1
    Marcelo Lemos 11/04/2021 14:44

    Sem dúvida, amigaço. Iria gostar, sim.

    1
    Fabio Fliess 11/07/2021 19:32

    Próxima ocasião que eu for pra lá, te aviso amigaço! Abraços.

    Juliana Marques 11/02/2021 00:42

    Parabéns pelo relato! Gostei das dicas do você sabia.

    1
    Fabio Fliess 11/02/2021 11:37

    Muito obrigado Juliana Marques!

    Fael Fepi 11/02/2021 11:33

    Show 👏

    1
    Fabio Fliess 11/02/2021 11:37

    Valeu Fael!!!

    Aline de Castro Santos 11/02/2021 22:25

    Muito bacana o relato e gostei de saber sobre as dicas do local.

    1
    Fabio Fliess 11/04/2021 12:37

    Muito obrigado Aline de Castro Santos!!!

    Peter Tofte 11/07/2021 15:06

    Boa dica Fliess! Adoro Búzios. Numa próxima visita tentarei fazer esta trilha!

    1
    Fabio Fliess 11/07/2021 19:31

    Valeu Peter Tofte!!!!! Obrigado. Pesquisando com calma, você vai encontrar muitas trilhas. E algumas com boa distância.

    Fabio Fliess

    Fabio Fliess

    Petrópolis - RJ

    Rox
    4163

    Montanhista desde que me conheço por gente!!! Sócio e condutor do CEP - Centro Excursionista Petropolitano. Take it easy e bora pras montanhas! Instagram: @fliess

    Adventures Map

    Minimum Impact
    Manifesto
    Rox

    Renan Cavichi, Peter Tofte and 417 others support the Minimum Impact Manifest


    Together
    Inclusive Adventures
    Rox

    Bruno Negreiros, Bruna Fávaro and 161 others support the Together page.