Francisco Soares 11/09/2020 16:51
    Caparaó - Minas Gerais/MG

Pico da Bandeira, o terceiro pico mais alto do Brasil, com seus 2.892 metros de altitude.

Trekking Hiking Montanhismo

Caparaó, lugar incrível que abriga o terceiro pico mais alto do Brasil, o Pico da Bandeira.

RELATO DETALHADO:

Localizado no lado mineiro do Parque Nacional do Caparaó, onde abriga o Pico da Bandeira com seus 2.890 metros de altitude e considerado o 3º pico mais alto do Brasil.

Saímos de SP por volta das 23:30 em uma van com mais de 9 pessoas, onde percorremos por mais de 700 km, isso era para levar entorno de 11:30 de viagem, porém, com alguns imprevisto levou mais de 12:30.

Depois de uma longa viagem, chegamos ao Parque Nacional do Caparaó.

Logo na entrada falamos com os seguranças do parque para mostrar nossas reservas para acessar o parque (Sim, precisa reserva assim como o Parque do Itatiaia), eles nos informaram que nenhum carro que não tenha tração das 4 rodas subiria devido a chuva que deu a noite anterior e também por conta da garoa que estava e deixou a rua totalmente em lamaçada e escorregadia.

Sendo assim, algumas pessoas pagaram para irem de 4x4 e levaram nossas mochilas cargueiras. "Mesmo os 4x4 sofreram para subir e quase teve uma colisão entre os carros".

Chegando na área de camping, minha esposa ("Na época era minha namorada"), já havia montado nossa barraca :( ("Eu queria ter montado nossa barraca....rsrsrs").

Como chegamos por volta das 13:00, resolvemos não ir ao Pico da Bandeira, deixaríamos isso para o dia seguinte de madrugada.

Então aproveitamos para desfrutar do local, fizemos nossa comida, batemos um papo com a galera e curtimos o frio... muito frio.

Na madrugada, montamos nossas mochilas de ataque, lanternas, agasalhos e fomos ruma ao Pico da Bandeira.

Com lanternas na cabeça, seguimos a trilha que é bem demarcada. Passamos por várias poças de água até chegamos no segundo ponto de camping, porém estava fechado para uso.

Seguindo a trilha o nascer do Sol começou... e foi maravilhoso, confere ai.

Logo após o nascer do sol mesmo com bastante neblina, conseguimos ver o quão belo era a trilha...

Foi entorno de 6 horas do camping até o pico. Logo que chegamos, encontramos alguns amigos que foram passar a noite para tirar foto do céu estrelado, porém não tiveram sucesso.

Por mais que a neblina estava densa no pico, nos esperamos e tomamos café. Depois de 1 hora, a neblina começou a sumir e assim mostrou a paisagem maravilhosa e impactante que podemos ver do Pico da Bandeira.

DICAS SOBRE O PARQUE:

• No local de acampamento cabe entorno de 25 barracas ou mais.
    • No local de acampamento tem banheiro para tomar banho e fazer as necessidades
    • O estacionamento fica basicamente ao lado do camping, porém com a chuva que deu, não conseguimos subir de carro.
    • A trilha até o pico da bandeira levou entorno de 6 horas.
    • Não me recordo de ter pontos de água a não ser as poças no chão.
    • O nível da trilha é moderada.

Espero que tenham gostado.