Caparaó - Minas Gerais/MG

Pico da Bandeira, o terceiro pico mais alto do Brasil, com seus 2.892 metros de altitude.

Trekking Hiking Mountaineering

Caparaó, lugar incrível que abriga o terceiro pico mais alto do Brasil, o Pico da Bandeira.

RELATO DETALHADO:

Localizado no lado mineiro do Parque Nacional do Caparaó, onde abriga o Pico da Bandeira com seus 2.890 metros de altitude e considerado o 3º pico mais alto do Brasil.

Saímos de SP por volta das 23:30 em uma van com mais de 9 pessoas, onde percorremos por mais de 700 km, isso era para levar entorno de 11:30 de viagem, porém, com alguns imprevisto levou mais de 12:30.

Depois de uma longa viagem, chegamos ao Parque Nacional do Caparaó.

Logo na entrada falamos com os seguranças do parque para mostrar nossas reservas para acessar o parque (Sim, precisa reserva assim como o Parque do Itatiaia), eles nos informaram que nenhum carro que não tenha tração das 4 rodas subiria devido a chuva que deu a noite anterior e também por conta da garoa que estava e deixou a rua totalmente em lamaçada e escorregadia.

Sendo assim, algumas pessoas pagaram para irem de 4x4 e levaram nossas mochilas cargueiras. "Mesmo os 4x4 sofreram para subir e quase teve uma colisão entre os carros".

Chegando na área de camping, minha esposa ("Na época era minha namorada"), já havia montado nossa barraca :( ("Eu queria ter montado nossa barraca....rsrsrs").

Como chegamos por volta das 13:00, resolvemos não ir ao Pico da Bandeira, deixaríamos isso para o dia seguinte de madrugada.

Então aproveitamos para desfrutar do local, fizemos nossa comida, batemos um papo com a galera e curtimos o frio... muito frio.

Na madrugada, montamos nossas mochilas de ataque, lanternas, agasalhos e fomos ruma ao Pico da Bandeira.

Com lanternas na cabeça, seguimos a trilha que é bem demarcada. Passamos por várias poças de água até chegamos no segundo ponto de camping, porém estava fechado para uso.

Seguindo a trilha o nascer do Sol começou... e foi maravilhoso, confere ai.

Logo após o nascer do sol mesmo com bastante neblina, conseguimos ver o quão belo era a trilha...

Foi entorno de 6 horas do camping até o pico. Logo que chegamos, encontramos alguns amigos que foram passar a noite para tirar foto do céu estrelado, porém não tiveram sucesso.

Por mais que a neblina estava densa no pico, nos esperamos e tomamos café. Depois de 1 hora, a neblina começou a sumir e assim mostrou a paisagem maravilhosa e impactante que podemos ver do Pico da Bandeira.

DICAS SOBRE O PARQUE:

• No local de acampamento cabe entorno de 25 barracas ou mais.
  • No local de acampamento tem banheiro para tomar banho e fazer as necessidades
  • O estacionamento fica basicamente ao lado do camping, porém com a chuva que deu, não conseguimos subir de carro.
  • A trilha até o pico da bandeira levou entorno de 6 horas.
  • Não me recordo de ter pontos de água a não ser as poças no chão.
  • O nível da trilha é moderada.

Espero que tenham gostado.

COMENTA AI O QUE ACHOU!

Me sigam no Instagram

ABRAÇOS.

Francisco Assis

Published on 09/11/2020 16:51

Performed from 04/28/2017 to 05/01/2017

Danielle Hepner
Danielle Hepner 09/11/2020 22:13

Legal demais, Francisco! Estive no Pico da Bandeira em 2015, tenho um carinho enorme pelo lugar! É lin'dimai! Parabéns pelo relato!

Francisco Assis
Francisco Assis 09/12/2020 07:03

Obrigado Danielle, ano que vem pretendo voltar e passar mais um final de semana admirando o Pico da Bandeira.... Realmente o local e lindo de mais.

São Paulo - SP

Sou apenas um cara que faz trilha por diversão!

Fabio Fliess, Bruno Negreiros and 396 others support the Minimum Impact Manifest

Peter Tofte, Renan Cavichi and 150 others support the Together page.