AventureBox
Crie sua conta Entrar Explorar Principal

À primeira vista, a água de um rio pode parecer cristalina, mas pode esconder uma variedade de riscos de doenças que podemos contrair quando ingeridas sem tratamento.

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), renomada instituição americana, ressalta a importância do tratamento com uma indicação bem direta: “quando estiver ao ar livre, trate a água antes de bebê-la para evitar doenças”.

Recolhendo água em um rio.

Qualquer fonte de água pode estar contaminada com parasitas como o Cryptosporidium, a Giardia intestinalis (ou Giardia duodenalis) e Schistosoma, até mesmo aquelas que parecem estar limpas e cristalinas. A infecção acontece quando um aventureiro consome água que entrou em contato com as fezes contaminadas de humanos ou animais, já que esses parasitas podem estar presentes em seus intestinos.

Giardia duodenalis – Imagem: CDC / Estados Unidos

Algumas infecções e sintomas podem se instalar dias após a ingestão da água contaminada. Geralmente não acontecem efeitos de longo prazo e muitos com sintomas mais leves nem sempre fazem a associação entre o desequilíbrio intestinal e a água ingerida. Mas, para algumas pessoas, a infecção pode ser mortal. Pessoas com sistema imunológico comprometido, como aqueles que fazem quimioterapia ou usam drogas imunossupressoras, não podem se dar ao luxo de beber água não tratada.

Os sintomas da Giardia (Febre do Castor nos EUA) incluem fadiga, náuseas, diarreia, vômitos e cólicas, entre outros. A esquistossomose inclui erupções na pele e dores no corpo, já o Crytosporidum a febre.

SEMPRE purifique a água dos rios antes de beber

A probabilidade de ingerirmos água contaminada aumenta com o crescimento do número pessoas praticando atividades ao ar livre. Sempre existirá a possibilidade de um rio específico estar contaminado por dejetos humanos, de animais selvagens ou por criações localizadas em algum ponto rio acima.

Vale ressaltar a importância dos princípios de mínimo impacto sobre os dejetos humanos.

Em um cenário ideal, a melhor prática é levar toda a água que usaremos durante a nossa atividade, assim garantimos a qualidade e eliminamos o risco de uma contaminação. Como isso é muito difícil em trilhas longas, felizemente podemos contornar isso usando filtros e pastilhas purificadoras de cloro, como o Clorin, para tratarmos a água que coletarmos.

Filtros outdoor

Existem modelos diferentes de filtros para uso esportivo, inclusive já falamos em nosso blog sobre dois modelos da Katadyn, o Filtro Purificador Pessoal BeeFree e o filtro Vario. Alguns são mais compactos e se adaptam melhor em mangueiras ou garrafas, já outros tem um fluxo maior ou menor de filtragem. O ideal é pesquisar as características de cada um deles para selecionar aquele que irá lhe atender melhor em sua aventura. São importantes características: possibilidades de uso, dados técnicas, tamanho, peso, fluxo de filtragem e a vida útil do filtro.

Os filtros atuam em duas frentes: eliminando os organismos e filtrando as partículas sólidas em suspensão que deixam a água. Uma boa dica é a utilização de um pré-filtro de papel (como os de coar café), que fará com que a vida útil do filtro seja maior. Vale ainda entender que existem filtros com eficiências diferentes, mas de uma forma geral, sua eficácia contra os microorganismos é:

Protozoários: 99,99%

Bactérias: 99,9999%

Vírus: não eliminam

Pastilhas purificadoras

Temos as pastilhas purificadoras, como o Clorin 1mg, com ação germicida indicada para tornar a água segura e potável para consumo humano nas situações onde a sua qualidade é duvidosa. Cada pastilha torna potável de 500 mL a 1 L de água proveniente de qualquer fonte, como poços, riachos e mananciais. Isso faz do Clorin uma solução técnica ideal para o uso em esportes ao ar livre como o camping, ecoturismo, caminhadas e atividades náuticas e esportivas ao ar livre e etc.

Outra importante vantagem é a possibilidade de se purificar a água coletada sem parar de caminhar. Basta adicionar a pastilha purificadora na sua garrafa ou sistema de hidratação e voltar para a trilha. Em 15 minutos a água recém coletada poderá ser ingerida com segurança.

Pastilha de Clorin sendo utilizada para purificar água coletada em um rio.

O Clorin é um produto a base de cloro, mas em uma molécula orgânica, o Dicloro-Isocianurato de Sódio. Diferente do cloro inorgânico presente na água sanitária e em alguns produtos para descontaminação de água, o Dicloro-Isocianurato de Sódio é recomendado pela Organização Mundial de Saúde e pela ONU por não representar risco à saúde.

Veja o vídeo abaixo e entenda as diferenças entre o Clorin e outros produtos à base de Hipoclorito de Sódio:

A função da pastilha de Clorin é garantir a potabilidade eliminando microorganismos. Não há a atuação em nenhuma outra característica da água, como o aspecto visual ou os sólidos em suspensão. Desta forma, também indicamos uma pré-filtragem com filtro de papel para coador de café. Sua eficiência é:

Bactérias: 100%
Vírus: 100%

Ferver a água

Ferver a água é uma maneira eficaz para eliminar quaisquer criaturas microscópicas que você não gostaria de ingerir para o seu intestino. Porém, geralmente não possuímos panelas e um fogareiro na mochila em trilhas curtas. Além disso, esse processo é demorado já que a água fervida precisa esfriar antes de ser consumida ou armazenada em garrafas plásticas e reservatórios de hidratação. A fervura funciona bem quando temos tempo para realizarmos tudo isso com calma, como em acampamentos.

Ferver a água é uma ótima solução quando você não tem outros recursos.

A fervura também não altera outras características do líquido, como o aspecto visual. Existem também outros métodos, como a luz ultravioleta (falamos sobre a SteriPen em um de nossos vídeos) e diversos outros tipos de filtros. Mas, aqui no Gear Tips, sempre voltamos ao método que mais utilizamos, que são as pastilhas de Clorin.

Conclusão

Existem diversos métodos para purificar água em uma prática ao ar livre. Ou seja, não existe justificativa para correr um risco desnecessário quando você tem opções para evitá-lo.Entre os modelos apresentados, o Clorin é a melhor escolha em função da praticidade, baixo custo e eficiência.

Para os mais preocupados, uma boa opção que pode ser utilizada é o uso combinado do Clorin e de um filtro. A vantagem é a remoção das impurezas e sólidos em suspensão, aliados ao poder de purificação da pastilha. De uma forma ou de outra, escolha um método de acordo com o seu tipo de aventura e curta a natureza!

Publicação original: Pense bem antes de beber água de um rio


------

Gostou do artigo? Tenha acesso a conteúdos exclusicos com o Gear Tips Club.

Seja um membro e tenha acesso a todas essas vantagens. Nosso propósito é:

  • Conectar praticantes de atividades ao ar livre com guias, instrutores, marcas e entre si, fortalecendo o laço de comunidade e ampliando suas redes de relacionamento.
  • Capacitar através da disseminação de conhecimento é a melhor forma de praticarmos atividades ao ar livre de forma segura. Nosso objetivo é guiá-lo pelas trilhas do conhecimento, compartilhando conteúdos técnicos sobre equipamentos e habilidades específicas para a prática de esportes de aventura.
  • Equipar com um melhor entendimento sobre tecnologias e equipamentos para que você faça as escolhas certas para sua aventura. Nossos parceiros oferecem descontos significativos em mais de 3.000 itens!

Conheça mais sobre o Gear Tips Outdoor:

Veja também a nossa Loja Online Gear Tips, onde além de itens personalizados com nossa marca, criamos uma Livraria de Aventura!

Gear Tips
Gear Tips

Publicado em 03/03/2021 20:32

Visualizações

3003

16 Comentários
Bruno Negreiros 03/03/2021 21:09

O estoque de clorin já tá carregado pra 2021.

Gear Tips 03/03/2021 21:25

Nicole, filtros como o lifeStraw são sim muito bons, mas fique atenta às descrições de cada marca e modelo... Eles podem apresentar diferenças de eficiência no nível de filtragem e de métodos aplicados, como a adição de carvão ativado.

Nicole Pierotti 03/03/2021 21:27

Obrigada! :)

Gear Tips 03/03/2021 21:29

Nada, obrigado você pelo carinho de sempre. Alguma outra dúvida que tiver ou precisando de alguma informação, só falar com a gente.

Gear Tips 03/03/2021 21:30

Bruno, que legal. A Clorin é parceira do Gear Tips Club com 25% de desconto... Fica a dica para economizar na criação do seu estoque. Boas aventuras.

Adhemar 03/03/2021 21:39

Já passei por uma situação horrivel por não purificar água e ignorar e sair bebendo mesmo assim, desde então clor in sempre na mochila

Clube Outdoor 03/03/2021 21:40

Não tem uma trilha que não deixamos de ter clor in no nosso kit de emergencias.

Gear Tips 03/03/2021 22:12

Adhemar e Clube Outdoor, muito legal. Nós aqui do Gear Tips desejamos ótimas aventuras para vocês.

Gear Tips

Gear Tips

Rio de Janeiro

Rox
1264

Nosso propósito é capacitar, equipar e conectar os praticantes de atividades ao ar livre!

Mapa de Aventuras
geartips.com.br


Mínimo Impacto
Manifesto
Rox

Fabio Fliess, Bruno Negreiros e mais 442 pessoas apoiam o manifesto.