AventureBox
Crie sua conta Entrar Explorar Principal
Graziele Scofano 27/02/2021 12:53
    Pedra da Gávea via P4 + Garganta do Céu

    Pedra da Gávea via P4 + Garganta do Céu

    Maior bloco de pedra à beira mar do mundo.

    Trekking Escalada

    Iniciamos a trilha da Pedra da Gávea por volta das 9h00, 1h30 depois do que havíamos programado rs, mas tudo bem!

    Com pouco tempo de trilha, mais ou menos após uns 15 minutos de caminhada, já chegamos ao ponto de definição da rota para a subida da Pedra. A placa, com indicação da Pedra da Gávea (à esquerda), sinaliza a rota via "Carrasqueira", e a trilha à direita, que nao possui nenhuma plaquinha, leva a Pedra via P4.

    Bom, a subida até o mirante "Garganta do Céu", nao possui dificuldade técnica, porém, exige esforço possui a subida é bem íngreme, mas tudo dependerá do ritmo que você vai definir para subir.

    O nível de cansaco também dependerá do quanto a pessoa está preparada para essa atividade.


    Foram aproximadamente 2h45 até o mirante Garganta do Céu. Apesar de o tempo estar fechado, o que impediu que a gente tivesse a vista linda da praia, eu achei o cenário de rochas incrível, pois sou fascinada nessas formações. Mas quem sobe, com a finalidade de tirar aquela foto aparecendo a praia, deve estar bem atento a previsão do tempo, pois a neblina impede totalmente a vista.


    Devido a neblina e a chegada de outros grupos, não ficamos muito tempo nesse local, até por que estavamos pensando em economizar tempo no restante da subida, para poder chegar ao cume e lá passar um tempo maior, na esperança de o tempo abrir.

    Após a Garganta do Céu, já iniciam-se os trechos com escalaminhadas, especialmente pra mim, que sou baixinha rs

    Por volta das 11h00, chegamos ao primeiro trecho de exposição. Pras pessoas mais habilidosas e mais treinadas, da até pra subir sem equipamento. Porém eu não aconselho, pois qualquer escorregada pode se tornar uma tragedia.

    Imagino que a parede tenha em torno de 15 metros (vou pesquisar para confirmar essa informação).


    Superado este trecho, a trilha continua tranquila com algumas escalaminhadas, até o segundo trecho de exposição, que também da pra fazer sem equipamento, mas como disse anteriormente, eu não aconselho.


    Passado esse trecho, o cume está bem próximo e já não há mais trechos de exposição.

    Chegamos ao cume próximo das 12h30, com muita neblina rs

    O retorno decidimos fazer via carrasqueira para conhecê-lá rs, visto que subimos pela outra rota.

    Infelizmente não marquei a volta mas creio começamos a descer por volta das 15h00. Calculando assim, que foram uns 20/25 minutos de caminhada até a famosa carrasqueira.

    O caminho de volta foi um pouco cansativo pra mim, pois estava sem água desde muito tempo (Vacilo grande nosso, esquecemos parte da água no carro).

    Mas enfim, a volta foi linda demais. A neblina baixou e o cenário ficou deslumbrante.


    Por fim, encerramos a trilha com 8h26, sendo que de caminhada foram aproximadamente 3 horas. Creio que em relação ao ganho de elevação foram aproximadamente 1000 metros, apesar de o cume da Pedra da Gávea estar a 842 metros de altitude.

    Graziele Scofano
    Graziele Scofano

    Publicado em 27/02/2021 12:53

    Realizada em 26/02/2021

    Visualizações

    1634

    Graziele Scofano

    Graziele Scofano

    Rox
    154

    @grazielescofano

    Mapa de Aventuras