Guilherme Cavallari 21/10/2016 15:15
    HIGHLANDS MTB TANDEM  bikepacking  de mountain bike dupla

HIGHLANDS MTB TANDEM bikepacking de mountain bike dupla

700 km de trilhas numa mountain bike dupla (tandem) com minha esposa pelas Highlands da Escócia para comemorar 20 anos juntos.

Mountain Bike Tandem Longa Distância

Ainda no PROJETO HIGHLANDS, que começou com a CAPE WRATH TRAIL, nessa segunda expedição exploratória às Highlands da Escócia cruzei a região dessa vez de leste a oeste. Viajei numa mountain bike tandem (bike dupla), construída com o apoio do frame-buildes Denis Cardoso (www.cardosocycles.com), Shimano e Fox suspensões. Minha companheira de vida e aventura, Adriana Braga, foi nesse caso também minha parceira de pedal. Essa aventura serviu de comemoração aos nossos 20 anos juntos.

Nossa ciclo-expedição começou na cidadezinha de Pitlochry, aos pés das Highlands e entrada do maior parque nacional da Grã-Bretanha — Cairgorms National Park —, cenário dramático de granito gasto e monumental. Lar de algumas das últimas águias douradas da Escócia. De Pitlochry demos a volta ao maciço rochoso das Cairgorms, cruzamos a falha geológica do Grande Glen, onde está situado o famoso Loch Ness (Lago Ness), residência permanente do mitológico monstro, cruzamos a região central das Highlands e percorremos as principais ilhas do arquipélago das Ilhas Hébridas — Skey, Harris e Lewis.

Diferente da primeira visita às Highlands, seis meses antes, na CAPE WRATH TRAIL, dessa vez eu estava bem melhor informado depois de já ter lido mais de 20 livros sobre história, geologia, geografia, cultura e folklore locais. Tive também a oportunidade de trazer mais alguns quilos de livros para engrossar minha "Biblioteca das Highlands", agora com cerca de 130 volumes. Viajar bem informado faz toda a diferença do mundo!

Adriana e eu aproveitamos o máximo que pudemos os "bothies", as cabanas de montanha gratuitas e localizadas em lugares remotos. Essas casas abandonadas e restauradas por associações de amantes da natureza e da vida ao ar livre não possuem luz elétrica, água encanada, banheiro ou móveis. São abrigos simples em lugares ermos com teto, piso e quatro paredes. Mas para nós, aventureiros, são como hotéis cinco estrelas.

As Highlands formam um verdadeiro parque de diversões para quem gosta de esporte de aventura. Não faltam trilhas a pé, trilhas para mountain bike, montanhas para subir caminhando, vias de escalada, inúmeras possibilidades de remar caiaques oceânicos, rios lotados de trutas para pescar, etc. O roteiro escolhido para nossa aventura não é "oficial", foi inventado por mim a partir do estudo de diversas fontes, inclusive blogs e mapas impressos que trouxe comigo da primeira visita à região. Com a ajuda do Google Earth consegui desenhar um trajeto que percorria todas as regiões que eu gostaria de conhecer. E quem tiver interesse em aprender essas técnicas de navegação pode se inscrever e fazer uma turma do CURSO DE GPS PARA AVENTURA que ministramos regularmente em nossa escola de aventura, o REFÚGIO KALAPALO.

Em breve o livro e o filme-documentário HIGHLANDS estarão prontos, nos moldes do premiado filme TRANSPATAGÔNIA e do livro TRANSPATAGÔNIA, PUMAS NÃO COMEM CICLSITAS, de minha autoria. Até lá, vocês terão que se contentar com esses curto descritivo, as fotos e o material extra disponível em meu site: www.kalapalo.com.br.