AventureBoxExplore
Create your account
Transpantaneira 2015

Transpantaneira 2015

Correndo pela Transpantaneira em seus 147KM

Trail Running Adventure Race

Transpantaneira liga a cidade de Poconé até a localidade de Porto Jofre, na beira do Rio Cuiabá, na divisa dos estados do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul. A travessia percorreu toda sua extensão saindo de Porto Jofre no km 147 e chegando a localidade de Poconé no Km 0, totalizando 147km de travessia.

A travessia da TRANSPANTANEIRA não é uma ultramatona onde você paga inscrição e sai as em determinado horário, é um desafio de superação e determinação. Objetivo é sair da zona de conforto e criar um desafio, algo que vai além de uma simples corrida, correr em lugar único em meio a natureza.

Na ida até Curitiba para pegar o voo até Cuiabá foi difícil para meu pai entender que não era uma competição, estava indo porque queria vencer um desafio e não uma competição, claro que ele deve ter pensado “ pra que isso, esse meu filho tem cada ideia”.

Para esse desafio convidei dois amigos, o Cristian na qual já fizemos vários desafios juntos e João Tarcísio, esse último corremos juntos uma ultramatona na selva em Manaus.

Chegada em Cuiabá foi meio conturbada devido extravio da minha bolsa, já estava aceitando a ideia e comprar um tênis novo e roupas p/ correr, mas depois de 7h de espera recebi minha bolsa e meus equipamentos.

No dia seguinte embarcamos p/ Poconé – MT, ali inicia TRANSPANTANEIRA mas achamos melhor começar do final, assim poderia mapear e fazer os pontos para acamparmos. Tínhamos em mente que poderíamos fazer em 2 ou 3 dias correndo e isso dependeria de onde encontraríamos um lugar de acampar.

Chegamos a Porto Jofre – MT, fica no final da TRANSPANTANEIRA, o lugar não tem nada, somente hotel luxuoso, camping e casa para pescadores alugar, nada de mercado, posto combustíveis e etc.

Primeiro dia levantamos as 4h da manhã para corremos 80k e acampamos a margem do rio Pixaim, foi o único lugar seguro, com rio onde podemos tomar um banho e descansar. Aos poucos sentimos que não seria nada fácil, após as 10h a temperatura fica em torno dos 42ºC, o sol parece que cada um leva o seu devido calor.


Segundo dia restou mais 67k para completarmos a travessia, levantamos novamente as 4h da manhã e as 5h saímos para finalizarmos, os primeiros 15k foram duros, corpo ainda dolorido do dia anterior, levou tempo para conseguir ganhar ritmo, mas aos poucos fomos se sentindo mais forte e mais perto do final.

Foto da chegada a Poconé - MT, cansados, aniquilados mas com muito orgulho de ter realizado essa travessia.

Obs: até o momento não encontramos relatos de pessoas que tenham feito essa travessia correndo.

Hélio Fenrich

7cumes.com

Hélio Fenrich
Hélio Fenrich

Published on 09/09/2015 12:42

Performed from 09/05/2015 to 09/06/2015

Views

3176

4
Mascarenhas
Mascarenhas 10/23/2016 00:02

cara, vocês foram brutos! conheço a Transpantaneira e o sol da região, que judia demais!

Hélio Fenrich
Hélio Fenrich 10/23/2016 10:38

Buenas Mascarenhas! sim, o sol é de matar, no primeiro dia tive principio de insolação e tive que parar de correr por uns 30 minutos, depois voltei ao normal e continuei.

Damião Santana
Damião Santana 06/12/2020 16:54

Isso era um treino, já pensando nos 7 cumes? Muito bom!

Hélio Fenrich
Hélio Fenrich 06/17/2020 10:54

Olá Damião! Já era visando Aconcágua.

Hélio Fenrich

Hélio Fenrich

Jaraguá do Sul - SC

Rox
345

Explorador, montanhista, corredor de montanhas e apaixonado por esportes outdoor.

Adventures Map
www.7cumes.com

678 Following