AventureBoxExplore
Create your account
Cânion del Chicamocha - Colômbia

Cânion del Chicamocha - Colômbia

O grande barato, além de cruzar algumas pequenas cidades históricas colombianas, é descer o cânion por uma de sua parades e subir pela outra

O cânion del Chicamocha fica no departamiento de Santander, tendo San Gil como cidade base, a umas dez horas, por terra, de Bogotá. A intenção, no primeiro dia, é tomar um ônibus de San Gil até Barichara, onde começa o percurso.

Além do cânion del Chicamocha, passa-se perto do cânion Suarez e cruza-se várias cidades erguidas no século XVIII, cujos prédios, caminhos de pedra e até mesmo o modo de vida continua intocado. Veja o relato completo do trekking pelo canion del Chicamocha.

Dia 1 - Barichara até Vilanueva

Serão doze quilômetros de caminhada, que começam em Barichara, considerado um dos dez povoados mais bonitos do mundo, erguido nos anos 1700. As construções estão preservadas, assim como boa parte do Camiño Real, também construído na época. A estrada foi uma das melhores e maiores da América do Sul, ligando boa parte do território do que hoje é Colômbia e Venezuela.

De Barichara a Guane, são 5 quilômetros, descendo, e depois mais 7 quilômetros, subindo. Boa parte do caminho está sinalizado com bandeiras amarelas. Neste dia, avistaremos o cânion Suarez em vários pontos.

Vilanueva possui algumas hospedagens baratas.

Dia 2 - de Vilanueva até Los Santos

Tente sair bem cedo, junto com o sol. Faz muito calor, todo o ano, nessa parte da Colômbia e a maior parte do caminho é aberto, sem sombra. Principalmente nos primeiros 10km, até chegar no vale onde fica Jórdan.

Para isso, terá que descer pelo cânion del Chicamocha. São 900 metros de declive até o rio del Chicamocha. A cidade foi erguida às suas margens, 3km à frente.

Não é aconselhável beber a água da região. Em Jórdan há bares e você pode reabastecer. Atravesse o rio e comece a subir pelo outro lado do cânion até Los Santos, a cidade que treme (dizem que é possível sentir tremores todos os dias).

Los Santos possui bastante estrutura, com hosteis e bares. Você pode dormir aí e tomar um bus para Los Chucos (onde toma-se outro para San Gil) bem cedo. Se quiser sair nesse mesmo dia, precisa estar na cidade até às 15h, quando sai o último ônibus.

Henrique Lammel
Henrique Lammel

Published on 01/14/2018 12:05

Performed from 08/10/2016 to 08/11/2016

Views

1930

1
Marcelo Pontes
Marcelo Pontes 06/26/2019 20:38

Estive em Barichara e canion do Chicamocha em fevereiro e vou voltar em outubro para um evento em que trabalho na organização. É um lugar maravilhoso e muito pouco explorado, incrível!