AventureBox
Crie sua conta Entrar Explorar Principal
Henrique Lammel 21/02/2018 14:52
    Cordillera Blanca - Peru - 4 dias

    Cordillera Blanca - Peru - 4 dias

    Trekking pela Cordillera Blanca, no Parque Nacional Huascarán, perto de Huaraz. São quatro dias de caminhada.

    Trekking Montanhismo

    Das diversas trilhas que fiz, a quebrada Santa Cruz, ou trekking pela Cordillera Blanca foi um dos mais bonitos e inesquecíveis. O roteiro clássico prevê quatro dias de caminhada por entre o maior conjunto de montanhas em uma área tropical do mundo.

    Toda a trilha fica dentro do Parque Nacional Huascaran. Para chegar lá, é preciso ir, antes, até Huaraz, uma cidade localizada a oito horas de Lima, de ônibus.

    A maior dificuldade enfrentada é o soroche, ou mal de altitude. Todo o trekking é feito em uma altitude superior aos 3 mil metros, chegando a alcançar 4750 metros acima do nivel do mar!!!

    Dia 1 - Vaqueria a uaripampa (10km)

    A questão da logistica é um pouco complicada, pois o início da trilha fica longe da cidade (6 horas de Huaraz). Pode ser interessante contratar uma agência turistica para fazer o trajeto.

    Os primeiros quilômetros são por dentro do pequeno povado de Vaqueria, passando por pequenas casas e alguns campos cheios de ovelha. Logo após o posto de controle do parque Huascarán, a trilha começa a entrar pelo meio de um vale de terra fofa e vegetação úmida.

    Nosso guia nos orientou a acampar em um ponto um pouco mais alto, pois é comum o nível do rio aumentar rapidamente com chuvas ou o degelo do glacial e alagar o campo. Essa foi a noite mais fria.

    Dia 2 - de Huaripampa a Taullipampa (10km)

    Esse é o dia difícil. Saímos dos 3700 metros e subimos até os 4750 metros, onde fazemos o passo pela parte mais alta do trekking. Depois, descemos até os 4200 metros, onde acampamos.

    Foram mais de três horas subindo por intermináveis rampas e escadarias de pedra. Só foi possível fazer o trajeto nesse tempo porque masquei muitas folhas de coca. Perto do passo, nevava muito e o frio era intenso. Não dava pra ficar muito tempo parado.

    Nessa noite não fez muito frio, mas choveu e nevou por muitas horas.

    Dia 3 - de Taullipampa a Llamacoral (22km)

    Trajeto longo, mas sem muitos aclives e declives. Acabou ganhando uns quilômetros a mais em razão de se ir até a laguna Jatuncocha, de onde se tem uma vista perfeita do nevado Artesonraju. O Artesonraju, por sinal, é a grande atração desse dia.

    Dizem que ele inspirou o logo clássico da Paramount Pictures.

    Dia 4 - de Llamacoral a Santa Cruz (10km)

    Ladeira abaixo, costeando um rio por uma trilha com muitas pedras. O trajeto foi feito em cerca de quatro horas até Santa Cruz, uma cidade um pouco maior que Vaqueria e com alguma estrutura de restaurantes.

    Henrique Lammel
    Henrique Lammel

    Publicado em 21/02/2018 14:52

    Realizada de 09/09/2016 até 13/09/2016

    Visualizações

    2608

    4 Comentários
    Ana Retore 21/02/2018 20:30

    Caramba, que lugar bonito!

    Peter Tofte 22/02/2018 10:05

    Parabéns pela aventura e belas fotos! Bateu saudades do lugar. Uma dica, mas fazendo no sentido inverso que vcs fizeram: pegar uma van no mercado de Huaraz (lá eles chamam de kombi) até Caraz e lá pegar um taxi coletivo até o povoado que fica na entrada da quebrada Santa Cruz. Mas em Vaqueria tem que contar com carona para voltar. Isto em 2009, mas acho que continua assim.

    Fabio Fliess 22/02/2018 14:12

    Parabéns Henrique. Tô na mesma vibe do Peter. Bateu saudades de Huaraz e do trekking de Santa Cruz. Querendo voltar para fazer auto suficiente. Fotos incríveis. Demais!

    Henrique Lammel 22/02/2018 16:24

    Massa...não sabia dessa de fazer o caminho inverso...

    Henrique Lammel

    Henrique Lammel

    Porto Alegre - Brasil

    Rox
    282
    Mapa de Aventuras
    apenomundo.com


    Mínimo Impacto
    Manifesto
    Rox

    Bruno Negreiros, Peter Tofte e mais 442 pessoas apoiam o manifesto.