AventureBoxExplore
Create your account
Cordillera Blanca - Peru - 4 dias

Cordillera Blanca - Peru - 4 dias

Trekking pela Cordillera Blanca, no Parque Nacional Huascarán, perto de Huaraz. São quatro dias de caminhada.

Trekking Mountaineering

Das diversas trilhas que fiz, a quebrada Santa Cruz, ou trekking pela Cordillera Blanca foi um dos mais bonitos e inesquecíveis. O roteiro clássico prevê quatro dias de caminhada por entre o maior conjunto de montanhas em uma área tropical do mundo.

Toda a trilha fica dentro do Parque Nacional Huascaran. Para chegar lá, é preciso ir, antes, até Huaraz, uma cidade localizada a oito horas de Lima, de ônibus.

A maior dificuldade enfrentada é o soroche, ou mal de altitude. Todo o trekking é feito em uma altitude superior aos 3 mil metros, chegando a alcançar 4750 metros acima do nivel do mar!!!

Dia 1 - Vaqueria a uaripampa (10km)

A questão da logistica é um pouco complicada, pois o início da trilha fica longe da cidade (6 horas de Huaraz). Pode ser interessante contratar uma agência turistica para fazer o trajeto.

Os primeiros quilômetros são por dentro do pequeno povado de Vaqueria, passando por pequenas casas e alguns campos cheios de ovelha. Logo após o posto de controle do parque Huascarán, a trilha começa a entrar pelo meio de um vale de terra fofa e vegetação úmida.

Nosso guia nos orientou a acampar em um ponto um pouco mais alto, pois é comum o nível do rio aumentar rapidamente com chuvas ou o degelo do glacial e alagar o campo. Essa foi a noite mais fria.

Dia 2 - de Huaripampa a Taullipampa (10km)

Esse é o dia difícil. Saímos dos 3700 metros e subimos até os 4750 metros, onde fazemos o passo pela parte mais alta do trekking. Depois, descemos até os 4200 metros, onde acampamos.

Foram mais de três horas subindo por intermináveis rampas e escadarias de pedra. Só foi possível fazer o trajeto nesse tempo porque masquei muitas folhas de coca. Perto do passo, nevava muito e o frio era intenso. Não dava pra ficar muito tempo parado.

Nessa noite não fez muito frio, mas choveu e nevou por muitas horas.

Dia 3 - de Taullipampa a Llamacoral (22km)

Trajeto longo, mas sem muitos aclives e declives. Acabou ganhando uns quilômetros a mais em razão de se ir até a laguna Jatuncocha, de onde se tem uma vista perfeita do nevado Artesonraju. O Artesonraju, por sinal, é a grande atração desse dia.

Dizem que ele inspirou o logo clássico da Paramount Pictures.

Dia 4 - de Llamacoral a Santa Cruz (10km)

Ladeira abaixo, costeando um rio por uma trilha com muitas pedras. O trajeto foi feito em cerca de quatro horas até Santa Cruz, uma cidade um pouco maior que Vaqueria e com alguma estrutura de restaurantes.

Henrique Lammel
Henrique Lammel

Published on 02/21/2018 14:52

Performed from 09/09/2016 to 09/13/2016

Views

1838

4
Ana Retore
Ana Retore 02/21/2018 20:30

Caramba, que lugar bonito!

Peter Tofte
Peter Tofte 02/22/2018 10:05

Parabéns pela aventura e belas fotos! Bateu saudades do lugar. Uma dica, mas fazendo no sentido inverso que vcs fizeram: pegar uma van no mercado de Huaraz (lá eles chamam de kombi) até Caraz e lá pegar um taxi coletivo até o povoado que fica na entrada da quebrada Santa Cruz. Mas em Vaqueria tem que contar com carona para voltar. Isto em 2009, mas acho que continua assim.

Fabio Fliess
Fabio Fliess 02/22/2018 14:12

Parabéns Henrique. Tô na mesma vibe do Peter. Bateu saudades de Huaraz e do trekking de Santa Cruz. Querendo voltar para fazer auto suficiente. Fotos incríveis. Demais!

Henrique Lammel
Henrique Lammel 02/22/2018 16:24

Massa...não sabia dessa de fazer o caminho inverso...