AventureBoxExplore
Create your account
El Bolson - Circuito Hielo Azul - Laguitos (5 dias)

El Bolson - Circuito Hielo Azul - Laguitos (5 dias)

Circuito de 5 dias pela cidade de El Bolson, próxima de Bariloche, percorrendo o glacial Hielo Azul e depois o circuito de Laguitos

1º dia – De El Bolson ao refúgio Hielo Azul

Antes de sair, não esqueça de pegar o mapa, tirar suas dúvidas quanto as condições atuais da trilha e fazer o check-in no centro de trekking de El Bolson.

A trilha começa no camping Doña Rosa, a 7km do centro da cidade. Até o refúgio, são 19km. O primeiro trecho, de quase uma hora, é plano e não apresenta muita dificuldade, sendo percorrido, sempre, pelas margens do rio Azul.

É necessário cruzar para a outra margem por uma ponte colgante. A partir daí, prepare-se: a subida é dura. São quase mil metros de aclive até o refúgio, às vezes com uma inclinação de quase 70º. A trilha é bem sinalizada, com marcas vermelhas e amarelas nas árvores. No caminho, passa-se por dois miradores.

A ideia é montar acampamento para, no outro dia, despertar bem cedo e seguir para o glacial Hielo Azul.

2º dia – Do glacial Hielo Azul a trilha do Cajon del Azul

São cerca de três horas para subir e descer da montanha que esconde o glacial Hielo Azul (que, por sinal, não estava muito azul quando subi). A subida, mais uma vez, é íngreme, e em alguns pontos é preciso utilizar as mãos para subir. Também há muitas pedras soltas a partir da metade da montanha, que dificultam um pouco o acesso ao cume.

Saí às 8h e às 11h já estava no acampamento desmontando a barraca. Às 13h, parti para a trilha que cruza o refúgio e a Laguna Natacion em direção ao refúgio Cajon del Azul. O primeiro trecho é uma subida de 100 metros, a mais íngreme de todo o circuito. Às vezes, é necessário buscar algumas raízes no chão para ajudar, transformando-se, quase, em uma escalaminhada.

Ao chegar no refúgio, deve-se costear a Laguna Natacion e descer 800 metros pela encosta da montanha. Ali, é possível ter uma vista incrível de todo o vale. Mas desça com cuidado. Novamente, o caminho é muito, muito íngreme.

A ideia era chegar até o camping La Horqueta, mas cheguei ao acesso para o refúgio Cajon del Azul totalmente sem pernas da descida. Depois, segui ao camping pela margem esquerda do rio, um caminho muito mais difícil do que a trilha pelo lado direito. No fim, acabei passando a noite no refúgio Rentamal.

3º dia – Refúgio El Rentamal até refúgio Laguitos

O caminho segue todo por uma estrada de terra, sempre pela margem do Rio Azul. Há algumas trilhas secundárias que levam para a nascente do Cajon del Azul e cachoeiras, mas com um pouco de cuidado é impossível se perder. A estrada sobe e desce e, em alguns pontos vira um verdadeiro lodal.

Foram pouco menos de cinco horas até Laguitos e, chegando lá, fui avisado que a trilha até a Laguna Escondida estava fechada. De todo modo, são necessárias quatro horas para ir e quatro para voltar – ou seja, é necessário adicionar mais um dia no camping. Às três horas já estava com a barraca montada, as pernas doíam muito e fazia muito frio.

Fiz uma fogueira grande e praticamente “entrei” dentro dela para aumentar a sensação térmica. A 1300 metros do nível do mar, a temperatura ficou abaixo dos 0º e foi um dos dias mais frios que passei na patagônia.

4º dia – De Laguitos até camping Confluencia

Foram 24km nesse dia, indo até o primeiro acampamento dentro do parque Rio Azul, o Confluencia. Para chegar até o camping Warton e a estrada, são necessários caminhar mais 2km, que ficaram para o outro dia.

5º dia – Retorno a cidade

Foram 2km até o camping Warton e mais uns 4km caminhando de volta para a cidade e pedindo carona, até que uma caminhonete parou e me levou por 16km, até a Ruta 40.

Se você quiser saber mais, leia o relato completo da travessia Hielo Azul - Laguitos, em El Bolson.

Henrique Lammel
Henrique Lammel

Published on 01/10/2018 08:42

Performed from 03/10/2017 to 03/15/2017

Views

2372