AventureBoxExplore
Create your account
Laguna Esmeralda - Ushuaia

Laguna Esmeralda - Ushuaia

Trilha para a Laguna Esmeralda, em Ushuaia, em forma de 'circuito', começando pelo Refúgio Bonete

Hiking

Como achamos meio absurdo o preço dos transfers para ir até o início da trilha para a Laguna Esmeralda - que fica a uns 20km da cidade - decidimos tentar fazer o percurso de carona. Andamos cerca de 10 minutos até o pórtico de saída da cidade e não levamos mais de 20 minutos até um carro parar.

Acabamos parando uns 2km antes da trilha principal para a laguna, em um acesso secundário feito a partir do refúgio Bonete. Uns locais já haviam nos advertido que era possível fazer o percurso, desde que tivéssemos algum GPS: quase na laguna, o terreno vira um grande charco. A partir daí, não existe mais nenhum caminho para seguir.

O primeiro trecho é bem tranquilo, por uma trilha de terra onde passa, no máximo, um quadriciclo. O caminho está bem cuidado, em ótimas condições. Alguns trechos mais úmidos, onde a terra vira um grande lodaçal, está todo coberto com troncos de árvores, assim como os paços de dois lagos, feitos por tábuas de madeiras improvisadas.

Demoramos cerca de uma hora e meia até chegar no refúgio Bonete. Paramos para fazer um lanche e, a partir daí, seguir o trajeto pelo GPS. O terreno, a partir dali, é muito úmido, quase um banhado. Pequenos lagos se formam pelo trajeto, muito deles à beira de bosques devastados por castores.

O GPS vai lhe mandando para o cume de uma das montanhas que cerca a laguna Esmeralda. Todo o trecho até a parte mais seca da trilha foi bem demorado. Tivemos bastante cuidado para transitar pelo terreno - muito fácil meter o pé num buraco e se lesionar. E quando chegamos lá em cima, percebemos que não havia muito por onde descer.

O GPS nos mandava transitar por cima da montanha, atravessar uma cascata (!!!) e descer. Viamos as pessoas passando pela trilha, lááá embaixo, gritando e abanando para nós. Demos uma checada, mais uma vez, por onde devíamos passar, mas a cascata estava com muita pressão e acabamos desistindo. A solução foi descer por um barranco, se agarrando em galhos

No fim, demoramos mais de duas horas para fazer o pequeno trecho entre o refúgio Bonete e a Laguna. O bom que, como estava tarde, não havia muita gente. A volta foi pelo caminho clássico, sem muitos problemas.

Se quiser saber mais sobre a trilha para Laguna Esmerda, em Ushuaia, clique aqui.

Henrique Lammel
Henrique Lammel

Published on 06/08/2018 14:54

Performed on 03/17/2017

Views

1478

2 Comments
Renan Cavichi 06/12/2018 11:54

Uauuu! Estivemos lá no inverno, um cenário totalmente diferente! Lindo demais...

Fabio Fliess 06/12/2018 15:25

Lindo demais! Parabéns Henrique...