Henrique Lammel 18/04/2018 16:42
    Parque Conguillio - Chile

Dois dias pelas trilhas do Parque Conguillio, que fica perto de Temuco, umas 8 horas ao sul de Santiago

Caí meio sem querer no Parque Conguillio quando buscava um fronteira para atravessar do Chile para Argentina ao norte de San Martin de los Andes. Acabei indo em direção a uma cidade chamada Icalma e alguns locais me indicaram passar pelo menos uma noite no parque Conguillio. Quando vi as fotos, mudei todos os meus planos.

Pra chegar no parque, é preciso ir antes até Temuco. Em Temuco, pegar um ônibus no terminal rural até Melipeuco e, na cidade, outro ônibus até o parque. Passa um por dia, pelo horário das 13h.

O parque é bem grande e possui algumas trihas com percursos de 5 a 8 horas.

Mirador de la Sierra Nevada

É a trilha mais buscada por quem visita o parque, mas nem todos chegam no final. O percurso tem 10km no total e passa por cinco miradores distintos para o vulcão Llaima e o lago Conguillio. A dificuldade está na inclinação, com um aclive total de mais de 800 metros.

Laguna Arcoiris

Fica a uns 4km do Mirador de la Sierra Nevada e quase 10km do lago Conguillio. Como o parque é grande, muita gente se locomove por ele pedindo carona. Mas também é possível caminhar pelas estradas e por algumas trilhas que costeiam os diversos lagos da área preservada chilena.

A Laguna tem esse nome por causa de sua coloração azul esverdeada, causada pela lava do vulcão Llaima, contida no fundo do lago. Inclusive, as útlimas grandes errupções do LLaima foram recentes, entre 2008 e 2009.

Lago Conguillio

É ele quem dá nome ao Parque. Ao seu redor, ficam diversos campings, refúgios e albergues, que podem ser alugados por turistas. Eu passei a noite em um camping compartilhado que me custou algo como R$ 35. Tive dois vizinhos de barraca. Ah, os chilenos utilizam o lago para nadar e praticar esportes aquáticos.

Sendero del Carpintero

Fiz somente uma parte dessa trilha, que leva até outro lago. Existe uma trilha que parte da Laguna Verde, quase no posto de controle do parque, e leva até o fim do Sendero del Carpinteiro. Mas é uma caminhada bem dura, de quase 30 quilômetros ate a zona de camping.

Henrique Lammel

Publicado em 18/04/2018 16:42

Realizada de 16/01/2017 até 17/01/2017

Henrique Lammel

Porto Alegre - Brasil

apenomundo.com

Fabio Fliess, Bruno Negreiros e mais 442 pessoas apoiam o manifesto.