AventureBoxExplore
Create your account
Pontais de Tapes - 3 dias pelas margens da Lagoa dos Patos

Pontais de Tapes - 3 dias pelas margens da Lagoa dos Patos

Caminhada de três dias pelo "saco de tapes", na Lagoa dos Patos, a maior laguna da América do Sul em extensão

Tapes é uma pequena cidade de pescadores a 1 hora e meia de distância de Porto Alegre, localizada à beira da Lagoa dos Patos. Tomamos o primeiro ônibus na rodoviária de Porto Alegre, às 9h, e às 10h30min já estávamos caminhando em direção ao pontal.

A Lagoa dos Patos, na região de Tapes, forma um saco. A ideia é caminhar por essa 'terceira margem do laguna' até o seu ponto mais extremo, o Pontal de Santo Antônio.

Decidimos partir a pé desde a rodoviária, e os primeros cinco quilômetros foram pela cidade. Primeiro, pelo centro, depois pelo balneário pinvest, até atravessarmos um arroio e entrarmos na parte mais desabitada do trajeto.

A partir daqui, é preciso caminhar ou pela beira da praia ou por dentro de uma floresta de pinus. Fazemos a maior parte do trajeto pelo floresta, pois o sol, à beira da lagoa, castiga. Próximo do fim da tarde, onde a distância entre os dois lados do estreito não passam de alguns metros, cruzamos a faixa de areia até a Praia de Fora, onde resolvemos passar a noite.

Ao anoitecer, fomos surpreendidos pelo uivo de um graxaim. Ele ficou nos olhando por uns 20 minutos de longe, depois foi embora. De manhã, a volta das nossas barracas estavam cheias de pegadas de graxaim. Claro que nossas comidas vão bem fechadas e embaladas, então ele não achou nada para comer.

Como não chegamos a caminhar 20km no primeiro dia, tivemos que compensar no seguinte. Passamos o dia todo pela Praia de Fora. No início da manhã, o vento soprava contra nosso destino e foi mais difícil ganhar distância (somando o fato de caminhar na areia, foi bem cansativo). Chegamos no pontal passado do meio-dia.

Outra dificuldade é enfrentar o sol, pois o caminho é todo exposto. Chegamos passado do meio dia na praia do Birú.

Depois de uma boa descansada, começamos a voltar. Nos aproximamos o máximo possível da cidade nesse dia e fizemos quase 30km, deixamos apenas 15km para o dia seguinte.

Dia que amanheceu super bonito, o que não foi um problema, pois atravessamos de volta para a face da lagoa virada para Tapes e caminhamos a maior parte do trajeto pelos bosques de pinus.

Henrique Lammel
Henrique Lammel

Published on 05/31/2018 15:22

Performed from 10/21/2017 to 10/23/2017

Views

2282

3
Edson Maia
Edson Maia 06/01/2018 09:01

Pontal de Tapes é um lugar maneiríssimo mesmo. Gosto muito de vez ou outra, dar um pulo por lá para curtir "o mar de dentro!. Valeu Henrique!

Henrique Lammel
Henrique Lammel 06/01/2018 10:15

E além da tranquilidade, tem aquela vantagem de ser super fácil a logística desde Porto Alegre. Um abraço aí Edson!

Edson Maia
Edson Maia 06/02/2018 17:49

Vdd! É bom demais. Abraço e boas trilhas!