Hirlei Goncalves 09/08/2019 20:29
    Travessia da Serra Fina
Ultimo fds de maio de 2019

Travessia da Serra Fina Ultimo fds de maio de 2019

Travessia difícil e muito ,mas muito puxada e com uma paisagem de tirar o fôlego .Tentamos fazer em 3 dias mas infelizmente não conseguimos.

Montanhismo Trekking Acampamento

A Travessia da Serra Fina é considerada um clássico no Brasil e uma das mais difíceis e também a mais instigante e desafiadora ..

Paguei para ver ... Fui com a empresa Trekkers da Mantiqueira do guia Ricardo Oliveira ,os planos era fazermos em 3 dias ... Fomos num grupo de 12 pessoas bem misto onde a maioria era mulher e de vários lugares de SP e um amigo que veio de Portugal para faze la ...O grupo se reuniu na quinta a noite na Cidade de Passa Quatro e seguimos para o inicio de nossa aventura as 04 da manha de sexta feira ..Era um misto de medo ,ansiedade e euforia danado e assim iniciamos nossa aventura ... Já no trecho dos Passos dos Anjos tivemos dificuldades : o tempo estava nublado e com rajadas de ventos muito fortes , e neste momento descobrimos que duas de nossas companheiras tinham medo de altura e uma delas entrou em pânico com o vento.diminuimos o ritmo para auxilia las ....o trecho ate o cume do Capim Amarelo foi bem puxado e paramos várias vezes e mais uma novidade : elas nao estavam preparadas para carregar peso .... O guia que estava fechando a trilha pegou umadas cargueiras jogou na dele e seguimos caminho acima ... no meio da tarde de sexta atingimos o cume do Capim Amarelo , mas nossa travessia ja estava comprometida ...Caminhamos ate as 17 e montamos acampamento e pernoitamos no Maracanã com ventos muito fortes a noite e temperaturas muito baixas ..Avordamos sabado as 04 da manhã ,desmontamos acampamento e reiniciamos a travessia a caminho do segundo cume e o quarto maior do Brasil : A Pedra da Mina !

Mais dificuldades no caminho : além das 2 meninas com medo de altura ,uma terceira começou a mancar e ao ser questionada ela disse que tinha problemas de cartilagem e que estava sentindo muitas dores . Fez um bom trecho até a Pedra da Mina entre gemendo de dor e chorando ,mas foi muito guerreira e por volta das 15/16 horas atingimos o cume da Pedra da Mina ... foi um misto de alegria ,riso e choro afinal um grupo tão improvavél ,conseguiu chegar no cume do quarto maior Pico do Brasil ... festejamos muito ,mas já sabiamos e concordsmos que não iamos conseguir concluir a tão sonhada travessia ....O cume estava lotado de montanhistas e acampamos um pouco abaixo o que foi providencial : a noite estava linda ,céu de brigadeiro ,ventos fortes e temperatura bateu - 6 graus .... Apesar de bem agasalhada com roupas e meu saco de dormir aguentar -8 , meus pés ficaram gelados e não tinha modo de esquentá los , revirei a noite toda dentro da barraca e acordei quebrada ... Ao abrir minha barraca eu descobri o motivo : tinha geado durante a noite e na frente da barraca estava coberta de gelo ... acordamos as 05 da manha e fomos ver o nascer do sol e tomar cafe e em seguida desmontar acampamento e descermos via Paiolinho ..... descer por esse caminho foi outro desafio : vc desce em pedras np angulo de 70 /80 graus e mais dificuldades para descer as 3 meninas .. era um tal de rir e chorar que só nós mulheres sabemos como é ....kkkk mas no final deu tudo certo .. saimos da trilha no domingo a noite ... todos exaustos ,cada um com seus pensamentos e sentimentos .... estou feliz por chegar na Pedra da Mina .. mas vou fazer novamente esse travessia do início ao fim .. virou questao de honra .. e se eu não conseguir por qualquer motivo ,eu tento de novo ... apesar de tudo ,foi um aprendizado enorme e valeu a pena cada minuto ...