Igor Machado da Silveira 17/11/2020 13:31
    Trekking até o Canion Espraiado

Os cânions são incríveis, a subida não é longa mas íngreme. Maravilhoso dormir no cânion.

Trekking Montanhismo Acampamento

Fazia um tempo que eu queria acampar na borda de um Cânion. Como na época via bastante publicações do Cânion Espraiado resolvi organizar um trekking até o local. Convidei 3 amigos e numa sexta-feira, final de expediente, partimos para Urubici-SC. Foi em meados de junho de 2019 que saindo de Caxias do Sul/RS, são cerca de 5 horas de viagem mas acabamos demorando 1 hora a mais devido um acidente na estrada. O caminho mais rápido é seguir pela ERS-122 até Vacaria, e depois continuar pela BR-116 até Lages seguindo então a BR-282.

Foto 1 - Início da trilha, pedra da águia ao fundo

Para quem quer fazer a atividade de Trekking carregando tudo que precisa pra sobreviver nesses 2 dias, é preciso deixar o carro na pedra da águia. O local é um "estacionamento" sem estrutura onde se deixam os carros que não são 4x4. Existe a possibilidade de subir até o Canion com veículo 4x4, mas cuidado, a estrada é muito ruim (ouvi boatos que a estrada está melhor em out/2020). É possível também ir com um 4x4 da propriedade mas deve ser reservado com antecedência. Em qualquer um dos casos, por se tratar de propriedade particular, deve-se entrar em contato com os proprietários com antecedência. O contato com os proprietários também possibilita contratação de outras atividades na propriedade (trilhas, pendulo, balanço...) além de ser possível reservar refeições.

A trilha inicia de forma tranquila, terreno é plano e agradável. Ao lado corre um rio o que deixa o lugar mais bonito. Depois de cerca de 1 hora de caminhada a inclinação do terreno aumenta muito e um bom preparo físico ajuda a tornar a trilha mais agradável, senão prepare-se para alguns dias de dores nas pernas pós trilha. Levamos em torno de 3h para chegar na casa da propriedade. Cerca de 1 km antes de chegar já se tem uma vista incrível do Cânion.

Foto 2 - Vista do Cânion, próximo ao refúgio

Chegando ao refúgio almoçamos para recuperar as energias, havíamos encomendado a refeição com antecedência, após nos dirigimos à borda do cânion para achar local para acampar. Diversos lugares estavam encharcados devido a vegetação local, assim não é em qualquer local que se consegue colocar a barraca.

À noite tivemos uma surpresa boa, era noite de lua cheia, assim era possível ver todo o cânion sem lanterna. A visibilidade estava maravilhosa e pudemos jantar com uma vista privilegiada. A noite foi ventosa, mas conseguimos dormir bem.

Foto 3 - Vista ao sair das barracas pela manhã

O amanhecer no Cânion é muito bonito, e tivemos sorte pelo dia maravilhoso de inverno que pegamos. O retorno acontece pela mesma trilha até o estacionamento.

Igor Machado da Silveira

Flores da Cunha - RS

Montanhista e Escalador desde 2014.