Igor Hauch 19/11/2016 20:50
    Trilha das Sete Praias - Ubatuba/SP

Trilha "anual", fácil mas muito bonita

Relato trilha das Sete Praias - Ubatuba/SP

Trilha que faço praticamente todos os anos, e foi meio que a minha iniciação no trekking.

Partindo da praia da Lagoinha, a trilha entra na mata a esquerda da praia (referência olhando para o mar), passa por 7 praias sem acesso por estrada e chega na praia de Fortaleza.

Já no começo da trilha temos que atravessar um rio, de manhã é bem raso, mas mesmo assim é necessário tirar as botas.
    A trilha entra na mata, e temos uma trilha larga e bem demarcada por boa parte do caminho.
    No começo da trilha passamos por praias pequenas, um bar, algumas casas de veraneio e até uma casa que dizem ter sido de um Conde português, com pedras trabalhadas com desenhos entalhados.

No meio da trilha temos uma praia mais marcante, a Praia Grande do Bonete. Com uma faixa extensa de areia fofa ou ingrime (dependendo da distância do mar) com muita exposição ao Sol. No final encontramos alguns bares, e uma casa vermelha.

No final dessa praia tem um pequeno rio, que da pra atravessar por cima das pedras, então a trilha entra um pouco em sentido contrário ao do mar, passa pela casa vermelha e logo entra de novo à direita, em um caminho mais apertado entre duas cercas das casas de nativos.

A trilha agora segue mais como um singletrack, mas bem demarcado.

É hora de subir! Tem uma subida forte para passar a praia do bonete, chegando lá em cima ainda temos duas bifurcações para mirantes.
    A trilha principal segue em frente.

Na hora de descer todo esse aclive acumulado a trilha fica um pouco mais técnica.
    Valas causadas por erosão, e uma parte de escalaminhada onde já chegou a ter uma corda.
    Mas nada preocupante ou difícil.

Passando isso chegamos na Praia do Cedro.
    Onde tinha um bar bem roots de bambú, que pegou fogo. E um ponto de água corrente que foi perdido, provavelmente por mau uso.
    Agora essa praia é deserta, e apesar de grandes espaços para acampar não tem água nem energia elétrica.

Seguindo a praia, que não é grande, após uma ponta de pedras temos a Praia Deserta. Com água corrente em um córrego.
    Tem menos espaço para acampar, mas é muito boa também.

Sempre fico nessas duas praias, Cedro ou Deserta.
    São ótimas para mergulho, os costões de pedra dos dois lados abrigam muita vida marinha. Já encontrei lagostas, arraias, e muitos peixes grandes.
    Além das tartarugas! Elas sempre estão lá, de cima da pedra já é possível ver várias, mas mergulhar com elas é o que realmente fascina.

Se continuar a trilha você chega em um costão de pedras, onde o pessoal pesca. E em seguida a praia de Fortaleza, que já tem acesso de carro.

Mas na minha opinião a trilha acaba na Praia Deserta, não vale a pena ir muito além.

Dica: Evite feriados e temporadas, a trilha lota!

Igor Hauch

Publicado em 19/11/2016 20:50

Realizada em 19/11/2016

Igor Hauch

Estudante de Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Itajubá. Apaixonado e praticante de Rugby, Trekking, MTB, Escalada e Skate.

/igor.hauch

Peter Tofte, Dri @Drilify e mais 442 pessoas apoiam o manifesto.