Navaes 06/12/2019 17:51
    Ilha de Anchieta - Ubatuba / SP

A Ilha Anchieta é uma excelente pedida de passeio para quem está em Ubatuba e procura ir um pouco além das lindas praias.

Escotismo Snorkeling Navegação

A Ilha Anchieta localiza-se no litoral norte de São Paulo, município de Ubatuba, fica em frente à Praia de Enseada e do Saco da Ribeira, para chegar ao Parque Estadual da Ilha de Anchieta o turista poderá optar pelos passeios de escuna.

Para aproveitar bem seu passeio, não esqueça de levar um bom calçado para caminhadas, snorkel para mergulho, protetor solar, repelente e não esquecer a máquina fotográfica as paisagens são lindas.

Para os que buscam tranquilidade, as Praias da Ilha são uma otima opção. Suas areias claras, águas límpidas e selvagens, um belíssimo cenário natural, uma ótima opção para curtir a natureza.

Mas nem sempre foi assim, antes de se tornar um Parque Estadual era uma colônia penal, Em 1942 a antiga colônia penal se transformou no Instituto Corregional da Ilha Anchieta. Onde ficavam confinados cerca de 453 presos, todos de alta periculosidade.

Havia bastante animosidade entre grupos rivais, que se enfrentavam no pátio, e os cerca de 50 policiais tinham grande trabalho para conter estes conflitos.

A maior rebelião foi executada em 1952, numa batalha sangrenta entre presos e policiais. Mas um soldado conseguiu nadar até o continente e alertou as autoridades. Diversas guarnições se deslocaram para a Ilha, contendo o motim. Foram recapturados 129 presos, alguns, possivelmente tenham conseguido fugir em canoas. Outros tentaram fugir em barcos, mas a imperícia na navegação os fez caírem na água e ficado à mercê dos tubarões.

Hoje em dia, a Ilha Anchieta mudou totalmente seu perfil, passando a ter sua fauna, flora e riquezas históricas protegidas pelo Parque Estadual da Ilha Anchieta. Na sede do parque, encontramos muitas informações e painéis fotográficos, monitores de turismo para trilhas ecológicas e culturais. As instalações do antigo presídio, em ruínas, atraem o público para viver a atmosfera onde aconteceram importantes fatos da nossa história.