/abcdn.aventurebox.com/production/uf/5bc5eae910ee6/adventure/5fa1e2c4d3b7b/5fa1e2c4d7a8b-2.jpg)
Travessia Campo dos Padres - SC
Travessia sentido sul/norte da Serra Catarinense, no chamado Campo dos Padres, entre Urubici e Bom Retiro.
Trekking Cânion MontanhismoTravessia Campo dos Padres - sentido sul/norte - Serra Catarinense
Local de inúmeras estórias, com paisagens deslumbrantes, tem atraído inúmeros trekkers e deixando um sem fim de apaixonados pelo local.
O Campo dos Padres é a última fronteira intocada e está localizado na serra Catarinense na região mais selvagem de Santa Catarina. É neste local inóspito e de difícil acesso que estão localizadas as maiores elevações do estado de Santa Catarina, sendo o ponto culminante o Morro da Boa Vista (Bela Vista do Ghizoni) com 1827m de altitude, seguido pelo Morro do Chapéu com 1823,49 m e o Morro do Campo dos Padres com 1798m. A nomenclatura da região é uma alusão a passagem dos padres jesuítas que no século XVIII se refugiaram no local em fuga das missões espanholas por ocasião da perseguição incitada pelo Marquês de Pombal. A região guarda muitas lendas de tesouros guardados que teriam sido escondidos pelos jesuítas. O Campo dos Padres é um imenso moisaico, a caixa d'água de Santa Catarina. Cercado por montanhas, escarpas e cânions nos quais surgem rios as mais belas cachoeiras nascentes dos rios Canoas e Itajaí-Açu que formam as principais bacias hidrográficas do estado (https://www.ecotrilhasserracatarinense.com/campo-dos-padres)
Nosso roteiro iniciou no município de Urubici, próximo ao rio Canoas e junto da Pedra da Águia, passando então a ganhar altitude no relevo da região. O trekking tem grau moderado de dificuldade, passando por vários trechos com terreno úmido (turfeiras), córregos, interior de matas nebulares, cânions e campos abertos. Importante levar água suficiente para sua hidratação e alimentação, além claro, de sistemas de purificação. Há vários pontos para seu reabastecimento, porém como o gado é presente na região, há o risco de contaminação da mesma.
A travessia cruza propriedades particulares e seu acesso é controlado. Fui guiado pela Eco Trilhas Serra Catarinense (https://www.ecotrilhasserracatarinense.com/ - fone 49 99801.6193), por seus proprietários, Dário e Soraya, conhecedores de toda a região e de diversos roteiros regionais.
Há possibilidade de pernoite em refúgios de fazenda ou ao ar livre, em barraca. A serração ou neblina, será sua companheira por esses dias, principalmente pela manhã e ao final do dia, principalmente nas estações mais quentes do ano. No outono/inverno, importante estar preparado para o frio e os ventos, que acentuam a sensação térmica negativa.
No caminho, a presença de um antigo cemitério jesuíta, oficina indígena, fazenda de criação de búfalos, belíssimas cachoeiras, formações rochosas, os pontos mais altos do relevo catarinense, com cânions de horizontes intermináveis.
Uma grande experiência pessoal conhecer o "Campo dos Padres" e sentir toda a energia local da Natureza, daqueles que há muito viveram e desbravaram essa região, do seu céu de estrelas incontáveis! Lugar para voltar, pois parte do coração já ficou por lá...!
lindo registro. parabéns. sonho em fazer essa travessia no campo dos padres.
Vá, não deixe a vida passar!