AventureBoxExplore
Create your account
Mirante da Janela + Cerca virtual SPOT

Mirante da Janela + Cerca virtual SPOT

Trilha Cachoeira do Abismo e Mirante da Janela - Chapada dos Veadeiros

Hiking Navigating

No final de semana antes do feriado de Corpus Christi, estive mais uma vez na Chapada dos Veadeiros. Aproveitei para conhecer uma trilha que ainda não tinha feito: a trilha da Cachoeira do Abismo e Mirante da Janela.

Trata-se de uma trilha curta, cerca de 3,2 Km de extensão, mas com um desnível de cerca de 300m, num trecho de 2,5 km. No final da trilha temos um mirante para os Saltos 120 e 80 do Rio Preto. O nome da trilha se refere à formação de rochas que assemelha-se à uma janela, onde se tem vista para os Saltos.

Os Saltos 120 e 80 podem ser vistos também da Trilha dos Saltos, que fica dentro do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. A trilha do Parque é mais longa, cerca de 4,5 Km. Ainda que o desnível seja semelhante à trilha do Mirante da Janela, ele é menos abrupto (imagem abaixo). Na trilha do Parque ficamos mais próximos dos Saltos. Há um mirante para o Salto 120 e consegue-se chegar no poço do Salto 80, podendo inclusive entrar no mesmo.

Chegando em Vila São Jorge, é só seguir em direção à entrada do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Antes de chegar no Parque há uma bifurcação indicando o Mirante para à esquerda. Da bifurcação até o estacionamento da Trilha são cerca de 2,5 km (há indicação do estacionamento). Deixa-se o carro e entra-se na Trilha, cerca de 500m até a casa de um senhor que cobra para continuar na Trilha (R$ 30). Segundo ele informou, a entrada na Trilha só é permitida até 1400hs. Após esse horário só acompanhado de guia.

A Trilha é bastante cênica e o visual dos mirantes é muito bonito. Digo mirantes, porque além da "janela", há outros pontos de observação. Na "janela" é normal haver aglomeração de pessoas para tirar foto.

Além do desnível, onde existem inclusive "escadas com corrimão", para facilitar, a maior dificuldade é o calor, principalmente nessa época, que é período de seca. A Cachoeira do Abismo, por exemplo estava sequinha (abaixo).

Aproveitei a trilha para testar as Cercas Virtuais, presentes no Mapeamento SPOT. Lembrando que a opção de Cercas Virtuais só está disponível nos Planos Premium e Entreprise.

Criei uma Cerca Virtual correspondente ao local do Mirante da Janela.

Na pasta Principal adiciona-se um nome para a Cerca Virtual, descrição, côr e como vamos definir a Cerca, se será uma forma (shape) aleatória ou um círculo. A pasta Usuários só está disponível no Plano Enterprise e na Pasta Atributos pode-se inserir uma imagem do local.

Para definir uma Cerca com formato de círculo, basta clicar no ponto central correspondente ao local desejado:

E depois clicar em outro ponto que corresponda ao raio da área que se quer delimitar:

Por fim, clicar no botão "Criar cerca virtual"

Depois de criada a Cerca Virtual, pode-se criar um Alerta. Ou clicando no ícone "+"do menu lateral ou diretamente na visualização da Cerca, clicando no ícone de engrenagem. E depois no botão "Adicionar alerta".

Para criar o Alerta é só fazer conforme relatei na matéria Mapeamento SPOT - Parte 3. Nesse caso, escolhi criar um Alerta referente à "Entrar na Cerca virtual".

Nas regras do Alerta é preciso adicionar a Cerca Virtual:

Depois, nas notificações, selecionar o(s) contato(s) será(ão) notificado(s). Nesse caso selecionei a notificação tanto quando o Alerta é acionado, quanto não está mais acionado.

Ao entrar na Cerca Virtual, recebi a notificação em meu e-mail.

Aqui cabe uma observação. Nas notificações de Alertas por e-mail, há um link para a posição que gerou o Alerta. Mas ao clicar no link, ele só abre diretamente a plataforma de mapeamento na posição respectiva, se o navegador do dispositivo (computador ou celular, etc) já tiver sido utilizado para abrir a plataforma de mapeamento, ou seja, se já possuir isso em cache.

Do contrário, em vez de abrir a plataforma de mapeamento na posição respectiva, será aberta a tela de login na plataforma:

Isso vai ocorrer com qualquer que seja o tipo de Alerta.

A pessoa que receber a notificação terá que saber seu nome de usuário e senha (os mesmos para acessar sua conta SPOT). Além de saber navegar na plataforma, pois ao fazer o login, não será apresentada de cara, a posição que gerou o Alerta.

Diferentemente das mensagens de "OK" e "personalizada" (acionadas no dispositivo) que podem ser enviadas para um e-mail que configuramos na nossa conta da SPOT. Esse tipo de e-mail sempre traz dois links para a posição que gerou a notificação. Um para a página da SPOT e outro para o Google Maps.

Não havendo necessidade alguma de se logar na plataforma.

Como configurei para notificar quando o Alerta não está mais acionado, recebi a notificação respectiva:

Bem, isso foi um misto de relato de aventura com um complemento de matéria sobre o Mapeamento SPOT.

Jayme Queiroz
Jayme Queiroz

Published on 06/06/2021 20:57

Performed on 05/29/2021

Views

23

2
Jose Antonio Seng
Jose Antonio Seng 06/08/2021 00:21

Lindo lugar. Jayme. E bem legal essa cerca. Vc foi o primeiro que falou dela aqui.

Jayme Queiroz
Jayme Queiroz 06/08/2021 05:24

👍