AventureBoxExplore
Create your account
Bike em Buenos Aires

Bike em Buenos Aires

Pedal em Buenos Aires, passando pela Reserva Ecológica Costanera Sur.

Relato de Atividade: Bike em Buenos Aires

Tipo: ciclismo

Nível da Atividade: fácil

Local: Buenos Aires (34.6037° S / 58.3816° W)

Data: 30/12/16

Duração: 2 horas

Participantes: 3 pessoas - Stefanie, Jayme e Patricia Antuña

Equipamento Individual: protetor solar, água, boné, capacete e bicicleta, claro =)

Fotos: Jayme Vasconcellos

= = =

Dia 1:

O ponto de encontro foi no Buenos Aires Design (Av. Pueyrredón, 2501 - na esquina da Av. del Libertador). O stand do Itaú fica na lateral externa do shopping. Lá é possível alugar as tradicionais bicicletas laranjas do banco. Clientes do banco podem pegar as 'magrelas' por até 2 horas sem pagar nada. Quem não é cliente paga, mas é bem barato (não lembro quanto, sorry...). As bicicletas são alugadas com capacete e corrente, para garantir a segurança do ciclista e do equipamento.

Saímos da Recoleta (bairro onde fica o BsAs Design) umas 14h30. Logo estávamos na ciclovia. O destino: a Reserva Ecológica Costanera Sur, perto do Puerto Madero (área revitalizada, com restaurantes da 'moda').

Como ciclovia passa por avenidas e praças movimentadas, a atenção com os pedestres e carros foi constante. O percurso, de uns 5 km, foi rapidamente vencido.

Antes de entrarmos na área da reserva, uma parada estratégica nas barracas de rua para comer algo bem típico, o famoso choripán, um sanduíche bem tradicional na Argentina, feito com chorizo (linguiça) e pán (pão), simples, né?! É claro que o chimichurri estava presente. O chimichurri é um molho (bastante usado nos churrascos da Argentina e do Uruguai) à base de salsinha, alho, cebola, tomilho, orégano, pimenta vermelha moída, pimentão, louro, pimenta do reino negra, mostarda em pó, salsão, vinagre e azeite de oliva. Nossa, muita coisa... mas é bom demais!

Bom, com a barriga cheia, voltemos ao passeio.

A Costanera Sur é conhecida por ser um excelente local para o bird watching, ou seja, a observação de aves. Estudiosos e curiosos circulam pela área da reserva com binóculos e máquinas fotográficas em busca de espécies raras. O local tem 3 lagoas: a dos patos, a das gaivotas e a dos 'coipos' (uma espécie de roedor, parente do castor). O bioma é propício para diversas espécies e, por isso, o local se tornou um 'point' para ornitólogos.

Passamos apenas uns 30 minutos lá, pois como era o último dia 'útil' do ano, ficamos com receio de que o quiosque das bicicletas fechasse mais cedo. Tínhamos que devolver as bikes, ou então passaríamos o reveillón com elas (e pagaríamos uma multa, claro). Chegamos no limite do horário. O funcionário já tinha fechado tudo e só nos esperava...

Além desse trajeto até a Costanera Sur, existem muitas outras opções. Caminhar na cidade de Buenos Aires é bem fácil. Andar de bike é mais ainda.