Jean França 27/10/2015 21:45
    Cascata Conde D'eu - Sumidouro - RJ

50km de pedal para encontrar 127mts de queda! Vale a pena

Região Serrana do Rio, abriga a maior cascata em queda livre do Estado. Com 127 metros de altura, a Cascata Conde d'Eu é um acidente geográfico do Rio Paquequer que nasce no município e deságua no Rio Paraíba do Sul. O nome do ponto turístico é uma homenagem ao Conde d'Eu, marido da princesa Isabel. Segundo historiadores, provavelmente, foi uma forma de autoridades locais homenagearem a Corte Imperial no segundo reinado.
    Ao longo dos séculos, a precipitação da água em grande elevação e volume escavou uma ampla garganta na rocha em sua base. Dessa forma, o impacto da água no “poço” forma uma nuvem, semelhante a um véu, que alcança expressiva altura e umedece a vegetação do vale. Metros abaixo, grandes rochas arredondadas pela erosão, formam pequenas cachoeiras, cercadas de vegetação típica da região e poços rasos em leito de areia onde a água corre calmamente.